Parceria da BMW e Daimler vai produzir autônomos de nível 4

Alemãs divulgaram comunicado de que venderão carros que dispensam o motorista já no ano que vem. Atualmente, só existe um carro de nível 3 no mundo.

parceria da bmw e daimler
Por Bárbara Angelo
Publicado em 28/02/2019 às 17h00

A parceria da BMW e Daimler, dona da Mercedes, vai desenvolver carros autônomos de nível 4 até 2020. A informação foi divulgada, hoje (28), por meio de um anúncio oficial. Colaboração entre as duas rivais começou no ano passado, mas só agora tem detalhes revelados.

A parceria da BMW e Daimler informou que venderá carros que dispensam o motorista já no ano que vem. Atualmente, só existe um carro de nível 3 no mundo.
BMW Group und Daimler wollen zusammen die nächste Technologie-Generation für automatisiertes Fahren entwickeln // BMW Group and Daimler want to develop the next generation of technology for automated driving together

Nós já sabíamos que os dois grupos empresariais alemães haviam criado uma joint venture para investir em serviços de mobilidade. Desde setembro, a iniciativa conjunta uniu pequenas empresas que já eram controladas por eles. Car2Go, DriveNow, MyTaxi e outros oferecem serviços de compartilhamento, estacionamento, recarga de elétricos e aluguel de carros, entre outros.

Esse primeiro estágio da parceria da BMW e Daimler começou em setembro. Já em dezembro, as duas rivais anunciaram que estariam colaborando em mais do que investimentos. Foi divulgado, então, que a cooperação entre as duas também envolveria a fabricação de peças automotivas, em especial, de tecnologias para direção autônoma.

Agora, sabemos que essas tecnologias serão de nível 3 e 4. Atualmente, no mundo, existe apenas um carro que alcança o nível 3 de direção autônoma, o Audi A8 europeu. Além disso, segundo um comunicado sobre a colaboração, carros de nível 4 estariam no mercado já no ano que vem. Isso seria um grande pulo no desenvolvimento do setor.

Parceria da BMW e Daimler quer nível 4 de autonomia

No nível 4 de direção autônoma, um carro é capaz de navegar sem nenhum auxílio do motorista em regiões específicas. Ele é o último nível antes da direção completamente autônoma, que é quando um carro dispensa a ajuda do condutor independente da região.

A parceria da BMW e Daimler informou que venderá carros que dispensam o motorista já no ano que vem. Atualmente, só existe um carro de nível 3 no mundo.
Conceito de SUV elétrico iNext, da BMW, uma imaginação da vida de um motorista que pode esquecer o volante.

No caso da parceria da BMW e Daimler, os veículos desenvolvidos serão capazes de trafegar autonomamente em rodovias. A colaboração também prevê o desenvolvimento de carros com direção autônoma de nível 3.

Os carros de nível 3 e 4 seriam vendidos pela Daimler, provavelmente, através da marca Mercedes-Benz. Segundo o comunicado, isso já ocorreria no ano que vem. Entretanto, até agora, as duas marcas só possuem veículos com até o nível 2 de autonomia.

Enquanto isso, a BMW vai oferecer o nível 3 de automação em 2021, na linha BMW iNext. Fazem parte da gama o elétrico i3, o híbrido i8, e futuros lançamentos da marca, como um SUV elétrico anunciado no ano passado. O nível 4, por enquanto, só apareceria em projetos especiais.

A Daimler também anunciou que, em 2019, vai sair de casa para lançar um programa piloto em parceria com a Bosch. O projeto será desenvolvido no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), para criar tecnologias autônomas de nível 4 e 5 que funcionem na cidade.

Imagens BMW/Daimler | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
paulo 1 de março de 2019

O carro autônomo será um grande equívoco para a humanidade

Avatar
paulo 1 de março de 2019

Vamos assistir o festival de mortes legalizado no mundo

Avatar
Deixe um comentário