Jante, breque, surdina: os nomes curiosos de algumas peças do carro
De escapamento até a roda do automóvel: o regionalismo e as denominações de partes do carro pouco conhecidas pelas pessoas
De escapamento até a roda do automóvel: o regionalismo e as denominações de partes do carro pouco conhecidas pelas pessoas
Que o Brasil é conhecido por sua diversidade, isso ninguém duvida. Ainda mais se tratando dos sotaques variados que vão do Oiapoque ao Chui, do norte ao sul do país. E o mundo automotivo também se encaixa nestas variações: determinadas peças de carros são conhecidas de maneiras diferentes.
Por acaso você faz ideia do que significa jante? Você consegue acertar o significado de surdina do automóvel? Role a tela e veja como determinadas partes/peças de carros são conhecidas de formas diferentes ao redor do país.
Item feito para permitir maior circulação de ar dentro carro, o quebra-vento resistiu nos carros brasileiros até meados de 1990.
A peça, lembrada nos Volkswagen Fusca, Passat, na primeira geração do Gol, Santana, Fiat 147, Chevrolet Chevette e muitos outros, é conhecida também como ventarola.
Parte do carro que comporta os instrumentos, difusores de ar, porta-luvas e o sistema de som. Ele ‘esconde’ os fios e toda parte elétrica do automóvel. Em vários locais brasileiros, o painel é chamado de tabelier.
É o sistema de exaustão do veículo, mais conhecido como escapamento. Conjunto de peças responsável por reduzir os ruídos dos motores dos carros e também por filtrar as emissões de gases poluentes.
Ele é composto pelo abafador, catalisador, tubo de escape, coletor e o silenciador (ou silencioso). Mas o escapamento também é popularmente chamado de surdina.
Serviço de conserto e recuperação na lataria do automóvel realizado por um profissional qualificado. Este tipo de trabalho é muito solicitado, afinal quem nunca provocou arranhões no carro e precisou de reparos? Também é conhecido como chapearia.
Item indispensável de segurança entre as peças dos carros e que sempre precisa estar com sua manutenção em ordem. Algumas regiões brasileiras conhecem o freio do carro como breque.
A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, ou seja, a permissão para dirigir automóveis em todo o território brasileiro. E se tratando de território nacional, a maioria chama ela simplesmente de “carteira”, mas algumas regiões do Brasil a chamam de carta.
Com certeza a roda foi um item revolucionário para a humanidade, e também para os automóveis. Com o passar dos anos, ela foi ganhando diferentes formatos, tamanhos e materiais para produzi-la.
A roda do automóvel também ‘caiu’ no regionalismo dos sotaques no Brasil. Ela é conhecida por uma denominação pouco ouvida pelas pessoas: jante. Jante significa a aresta exterior de uma roda que segura o pneu. O aro cria o desenho circular externo da roda em que a borda interna dos pneus são montadas em veículos, como os automóveis.
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Em Manaus e/ ou Belem, escapamento dizemos Descarga
Esqueceram do guidão (volante), falado na Serra italiana do RS.
Perfeito esse texto! Sou tradutor técnico ha quase 30 anos e ainda me assusto com a variedade de termos usados nas diferentes regiões do Brasil! Para contornar isso, a indústria automotiva adota o “padrão paulista “. Quem define a terminologia é a fabrica mas quem leva a culpa é sempre o tradutor rsrsrs
O interessante é mencionar o local onde as expressões são usadas.