Salvem as peruas! Oito station wagons seminovas legais de ter
No mercado de seminovos, porém, há uma oferta grande de station wagons (as peruas) legais recentes - e outras um pouquinho mais antigas
No mercado de seminovos, porém, há uma oferta grande de station wagons (as peruas) legais recentes - e outras um pouquinho mais antigas
Elas estão cada vez mais raras e hoje não seria possível reunir mais do que cinco representantes 0 km, mesmo com a inclusão das marcas de luxo. No mercado de seminovos, porém, há uma oferta grande de station wagons (as peruas) legais recentes – e outras um pouquinho mais antigas.
Reunimos oito exemplares usados desta espécie em extinção. Desde modelos médios que figuravam até pouco tempo nas concessionárias, modelos com pegada esportiva e até carros de marcas premium da década passada.
O Renault Mégane Grand Tour, station wagon do Mégane, foi feito no Paraná, fez algum sucesso e até caiu nas graças de taxistas no fim de vida, quando só era comercializada com o motor 1.6. A seu favor, o custo/benefício agressivo e o ótimo espaço no banco traseiro e amplo porta-malas.
Nos dois primeiros anos, contudo, sofria com panes elétricas e problemas em módulos da direção assistida.
O Mégane Grand Tour Privilége usa motor 2.0 com desempenho interessante e entre os itens de série se destacam retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de ré, de luminosidade e chuva, faróis com regulagem de altura, couro, ajustes de altura e profundidade do volante.
O Corolla Fielder durou pouco tempo no mercado, mas fez relativo sucesso e tem boa valorização entre os seminovos. A station wagon carrega os predicados do Corolla, como suavidade no rodar, boa dose de conforto e a fama de carro que não dá dor de cabeça.
O motor 1.8 16V rende bem, dentro de um comportamento pacato para a cidade e satisfatório para a estrada.
O Fielder SE-G é a dica, pois agrega itens interessantes, como retrovisor eletrocrômico, bancos de couro, sensor de chuva e controle de cruzeiro.
Importado da França, o 307 SW chama a atenção pelo teto panorâmico de vidro e pela cabine com materiais de qualidade e capricho nos detalhes. O nível de conforto e silêncio a bordo também eram os destaques, mas a suspensão bate seca nas sofridas ruas brasileiras.
O motor 2.0 é beberrão e sofre um pouco para mover a perua de mais de 1,2 tonelada – o câmbio automático de quatro velocidades é impreciso.
Em equipamentos, porém, esbanja: seis airbags, freios com ABS e EBD, sensores de chuva e luminosidade, retrovisores com desembaçador e regulagem de altura dos faróis.
O XC70 é um crossover genuíno com a sua tração integral sob demanda – mesma do SUV XC90 à época – que a credencia para um fora de estrada leve e divertido.
Além disso, traz consigo toda a tecnologia embarcada de segurança inerente aos modelos da marca, com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios com ABS e EBD, bancos com efeito anti-chicote, entre outros.
O motor de seis cilindros em linha garante a valentia no asfalto e no off-road, e a suspensão traseira multibraço tem bom acerto.
Derivada do Golf de quinta geração, a station wagon Jetta Variant agradava pelas respostas rápidas do motor aspirado de cinco cilindros e, principalmente, pela estabilidade. Em curvas e retas a station wagon mexicana fica grudada no chão e tem direção obediente.
O consumo é que deixa a desejar, assim como o espaço para pernas atrás. Mas o acabamento surpreende, especialmente o revestimento de couro bege e o volante herdado do Passat CC a partir do face-lift da linha 2011.
Seis airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 6,5” e retrovisores rebatíveis eletricamente são alguns dos itens de série do Jetta Variant.
O Subaru Outback é um japinha que não empolga nem um pouco no desenho, mas que agrada – e muito – quem gosta de dirigir.
Versão station wagon do Legacy, o Outback de quarta geração tem no motor do tipo boxer, com seis cilindros contrapostos, um canhão de emoções, com acelerações certeiras e retomadas vigorosas.
A tradicional tração 4×4 da Subaru com bloqueio do diferencial central ressaltam a proposta esportiva. A lista de equipamentos é farta: seis airbags, faróis de xênon, assistente à partida em rampas, Isofix, câmera de ré, ar automático bizona, teto solar e central com GPS.
O Mercedes-Benz Classe C 200K Touring é quase um ícone de requinte e desempenho. O motor 1.8 com compressor mecânico é girador e entrega força de sobra em baixos e altos giros. O câmbio automático de cinco marchas é ágil, mais nas acelerações do que nas retomadas. De qualquer forma, cumpre muito bem seu serviço.
A sofisticação a bordo é o que se espera de um Mercedes e a lista de itens de série inclui controles de tração e estabilidade, seis airbags, freios com ABS e EBD, encostos de cabeça ativos – que minimizam deslocamentos do pescoço em colisões -, além do Pre-Safe, que prepara a station wagon na iminência de um acidente.
O Audi A4 Avant tem uma pegada esportiva bastante agradável e arisca ao mesmo tempo. É acionar o acelerador que o motor TFSI responde imediatamente ao gosto do freguês: se pisar forte, um delicioso tranco é sentido; se pisar mais suave, o desempenho se mantém ágil, mas com mudanças bastante pontuais da transmissão do tipo CVT com oito marchas simuladas.
A direção do Audi A4 Avant se vale de peso certo e a suspensão, de uma calibragem que reforça a esportividade. O espaço no banco traseiro tem sobras para pernas, ombros e cabeças de três adultos.
O recheio do Audi A4 Avant traz seis airbags, controles de estabilidade e tração, teto solar, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, bancos dianteiros elétricos e central multimídia Infotainment com sistema de som Symphony.
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Pra min não existe perua melhor ou pior e sim estilo e requinte já tive sw desde Belina a Scala del Rey Santana Quantum e até mesmo Marea weekend hoje tenho para os finais de semana uma grand tour 2.0 todos excelentes carros em sua época afinal como amante de extintas SW amo todas.
Gosto de peruas. Tive a Passat, depois um Fielder 2008. Recentemente consegui achar uma GrandTour 2012, última versão 1.6 mecânica. Vão falar que sou louco, mas estou achando a melhor de todas. O custo benefício é sensacional! Achei uma bem cuidada por menos de $30mil. Motor 1.6 confiável, econômico e as peças não são caras. Seguro ficou mais barato que de carro popular.
Também tenho uma Gran Tour 2012 e ainda nao quero me desfazer dela. Excelente custo benefício e estabilidade. Gostaria de encontrar uma perua mais nova mas acredito que não estejam mais sendo fabricadas
Faltou falar do excelente i30cw…
E a Passat Variant, a melhor perua de todas???
Pra min não existe perua melhor ou pior e sim estilo e requinte já tive sw desde Belina a Scala del Rey Santana Quantum e até mesmo Marea weekend hoje tenho para os finais de semana uma grand tour 2.0 todos excelentes carros em sua época afinal como amante de extintas SW amo todas.