Salvem as peruas! Oito station wagons seminovas legais de ter

No mercado de seminovos, porém, há uma oferta grande de station wagons (as peruas) legais recentes - e outras um pouquinho mais antigas

Por Fernando Miragaya 08/07/19 às 12h51
Especial para o AutoPapo

Elas estão cada vez mais raras e hoje não seria possível reunir mais do que cinco representantes 0 km, mesmo com a inclusão das marcas de luxo. No mercado de seminovos, porém, há uma oferta grande de station wagons (as peruas) legais recentes – e outras um pouquinho mais antigas.

Reunimos oito exemplares usados desta espécie em extinção. Desde modelos médios que figuravam até pouco tempo nas concessionárias, modelos com pegada esportiva e até carros de marcas premium da década passada.

8. Renault Mégane Grand Tour

station wagon: renault megane grand tour
  • Anos:  2006 a 2012
  • Dica de versão: Privilége 2.0 AT 2009 (entre R$ 22 mil e R$ 27 mil)
  • Motor:  2.0 16V a gasolina de 138 cv
  • Legal: espaço, conforto, nível de equipamentos e custo-benefício

O Renault Mégane Grand Tour, station wagon do Mégane, foi feito no Paraná, fez algum sucesso e até caiu nas graças de taxistas no fim de vida, quando só era comercializada com o motor 1.6. A seu favor, o custo/benefício agressivo e o ótimo espaço no banco traseiro e amplo porta-malas.

Nos dois primeiros anos, contudo, sofria com panes elétricas e problemas em módulos da direção assistida.

O Mégane Grand Tour Privilége usa motor 2.0 com desempenho interessante e entre os itens de série se destacam retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de ré, de luminosidade e chuva, faróis com regulagem de altura, couro, ajustes de altura e profundidade do volante.

7. Toyota Fielder

station wagon: toyota corolla fielder 2008
  • Anos: 2004 a 2008
  • Dica de versão: SE-G 2008 (entre R$ 30 mil e R$ 34 mil)
  • Motor: 1.8 16V flex de 136/132 cv
  • Legal: conforto, reputação da marca, manutenção e baixa desvalorização

O Corolla Fielder durou pouco tempo no mercado, mas fez relativo sucesso e tem boa valorização entre os seminovos. A station wagon carrega os predicados do Corolla, como suavidade no rodar, boa dose de conforto e a fama de carro que não dá dor de cabeça.

O motor 1.8 16V rende bem, dentro de um comportamento pacato para a cidade e satisfatório para a estrada.

O Fielder SE-G é a dica, pois agrega itens interessantes, como retrovisor eletrocrômico, bancos de couro, sensor de chuva e controle de cruzeiro.

6. Peugeot 307 SW

perua: peugeot 307 sw
  • Anos: 2003 a 2008
  • Dica de versão: Feline 2007 (entre R$ 17 mil e R$ 20 mil)
  • Motor: 2.0 16V a gasolina de 137 cv
  • Legal: acabamento, conforto, espaço e nível de equipamentos

Importado da França, o 307 SW chama a atenção pelo teto panorâmico de vidro e pela cabine com materiais de qualidade e capricho nos detalhes. O nível de conforto e silêncio a bordo também eram os destaques, mas a suspensão bate seca nas sofridas ruas brasileiras.

O motor 2.0 é beberrão e sofre um pouco para mover a perua de mais de 1,2 tonelada – o câmbio automático de quatro velocidades é impreciso.

Em equipamentos, porém, esbanja: seis airbags, freios com ABS e EBD, sensores de chuva e luminosidade, retrovisores com desembaçador e regulagem de altura dos faróis.

5. Volvo XC70

perua: volvo xc70 2014
Twilight Bronze, Exterior, Side
  • Anos: 1997 a 2010
  • Dica de versão: 3.2 AWD 2008 (entre R$ 50 mil e R$ 60 mil)
  • Motor: 3.2 24V a gasolina de 238 cv
  • Legal: comportamento dinâmico, robustez, espaço e equipamentos

O XC70 é um crossover genuíno com a sua tração integral sob demanda – mesma do SUV XC90 à época – que a credencia para um fora de estrada leve e divertido.

Além disso, traz consigo toda a tecnologia embarcada de segurança inerente aos modelos da marca, com seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios com ABS e EBD, bancos com efeito anti-chicote, entre outros.

O motor de seis cilindros em linha garante a valentia no asfalto e no off-road, e a suspensão traseira multibraço tem bom acerto.

4. Volkswagen Jetta Variant

station wagon: volkswagen jetta variant 2007 2010
  • Anos: 2008 a 2013
  • Dica de versão: 2.5 Tiptronic 2012 (entre R$ 40 mil e R$ 46 mil)
  • Motor: 2.0 20V a gasolina de 170 cv
  • Legal: dirigibilidade, desempenho, comportamento dinâmico e acabamento

Derivada do Golf de quinta geração, a station wagon Jetta Variant agradava pelas respostas rápidas do motor aspirado de cinco cilindros e, principalmente, pela estabilidade. Em curvas e retas a station wagon mexicana fica grudada no chão e tem direção obediente.

O consumo é que deixa a desejar, assim como o espaço para pernas atrás. Mas o acabamento surpreende, especialmente o revestimento de couro bege e o volante herdado do Passat CC a partir do face-lift da linha 2011.

Seis airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 6,5” e retrovisores rebatíveis eletricamente são alguns dos itens de série do Jetta Variant.

3. Subaru Outback

station wagon: subaru outback 3 6r 2010
  • Anos: 2010 a 2016 (quinta geração)
  • Dica de versão: 3.6 4×4 2011 (entre R$ 57 mil e R$ 63 mil)
  • Motor: 3.6 24V a gasolina de 256 cv
  • Legal: desempenho, comportamento dinâmico, equipamentos e sistema de tração

O Subaru Outback é um japinha que não empolga nem um pouco no desenho, mas que agrada – e muito – quem gosta de dirigir.

Versão station wagon do Legacy, o Outback de quarta geração tem no motor do tipo boxer, com seis cilindros contrapostos, um canhão de emoções, com acelerações certeiras e retomadas vigorosas.

A tradicional tração 4×4 da Subaru com bloqueio do diferencial central ressaltam a proposta esportiva. A lista de equipamentos é farta: seis airbags, faróis de xênon, assistente à partida em rampas, Isofix, câmera de ré, ar automático bizona, teto solar e central com GPS.

2. Mercedes-Benz Classe C 200K Touring

station wagon: mercedes benz c200 estate
Mercedes-Benz C-Class Estate, C 200 CDI, CLASSIC
  • Anos: 2002 a 2012
  • Dica de versão: Kompressor Avantgarde 2009 (entre R$ 56 mil e R$ 65 mil)
  • Motor: 1.8 16V a gasolina de 184 cv
  • Legal: desempenho, estabilidade, conforto e equipamento

O Mercedes-Benz Classe C 200K Touring é quase um ícone de requinte e desempenho. O motor 1.8 com compressor mecânico é girador e entrega força de sobra em baixos e altos giros. O câmbio automático de cinco marchas é ágil, mais nas acelerações do que nas retomadas. De qualquer forma, cumpre muito bem seu serviço.

A sofisticação a bordo é o que se espera de um Mercedes e a lista de itens de série inclui controles de tração e estabilidade, seis airbags, freios com ABS e EBD, encostos de cabeça ativos – que minimizam deslocamentos do pescoço em colisões -, além do Pre-Safe, que prepara a station wagon na iminência de um acidente.

1. Audi A4 Avant

perua: audi a4 2 0t 2010
  • Anos: 2002 a 2012
  • Dica de versão: 2.0 TFSI Multitronic 2010 (entre R$ 55 mil e R$ 62 mil)
  • Motor: 2.0 16V a gasolina turbo de 184 cv
  • Legal: desempenho, dirigibilidade, comportamento dinâmico e equipamentos

O Audi A4 Avant tem uma pegada esportiva bastante agradável e arisca ao mesmo tempo. É acionar o acelerador que o motor TFSI responde imediatamente ao gosto do freguês: se pisar forte, um delicioso tranco é sentido; se pisar mais suave, o desempenho se mantém ágil, mas com mudanças bastante pontuais da transmissão do tipo CVT com oito marchas simuladas.

A direção do Audi A4 Avant se vale de peso certo e a suspensão, de uma calibragem que reforça a esportividade. O espaço no banco traseiro tem sobras para pernas, ombros e cabeças de três adultos.

O recheio do Audi A4 Avant traz seis airbags, controles de estabilidade e tração, teto solar, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, bancos dianteiros elétricos e central multimídia Infotainment com sistema de som Symphony.

Veja também

 
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Thiago 8 de julho de 2019

    Faltou falar do excelente i30cw…

  • Avatar
    João Couto 8 de julho de 2019

    E a Passat Variant, a melhor perua de todas???

Avatar
Deixe um comentário