Placa preta em carro antigo: saiba o que é mito e o que é verdade
Placas pretas ainda despertam dúvidas; para obtê-las, o veículo tem que se enquadrar em pré-requisitos específicos
Placas pretas ainda despertam dúvidas; para obtê-las, o veículo tem que se enquadrar em pré-requisitos específicos
Carros com placa preta circulam pelas ruas do país há cerca de 20 anos. Porém, até hoje existem muitos equívocos sobre eles. O fato é que esse tipo de chapa segue critérios objetivos e tem finalidades bastante específicas.
Para esclarecer essa questão, o AutoPapo conversou com dois especialistas: Otávio Pinto de Carvalho, presidente do Instituto Cultural Veteran Car, e Luis Augusto Malta, diretor técnico do Clube de Veículos Antigos de Minas Gerais (CVA-MG). Os dois são vistoriadores de automóveis candidatos à placa preta, e as entidades das quais fazem parte são filiadas à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).
VEJA TAMBÉM:
Veja, a seguir, alguns deles, classificadas como verdadeiros, falsos ou em parte (quando a informação procede, mas com ressalvas):
Essa é uma pergunta frequente, se há alguma restrição de circulação, e não há. As regras são as mesmas que regem os veículos com placas convencionais”, esclarece Carvalho.
Ou seja, quem tem um carro antigo pode transitar em qualquer dia da semana, a qualquer hora, menos em cidades onde há rodízio; nesses casos, vale a regra municipal determinada para toda a frota.
Há quem pense que, quando um veículo recebe a placa preta, ocorre uma mudança nas letras e nos números da chapa. Todavia, isso não é verdade.
O carro, quando foi emplacado, ganhou aquele código. E o código não muda. Nem quando se vende o carro, nem quando se obtém a placa preta”, explica Carvalho.
Entretanto um novo arranjo das antigas placas é feito desde a adesão da placa Mercosul. A antiga ordem que era de 3 letras e 4 números é reorganizada para 4 letras e 3 números, substituindo um numeral antigo por uma letra equivalente.
Proprietários de carros antigos com a placa preta podem ter alguma isenção fiscal. Porém, isso varia entre um Estado e outro.
A placa preta é fruto de uma legislação federal, mas o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é estadual, e cada Estado tem o seu critério. Em São Paulo, por exemplo, carros com 30 anos automaticamente deixam de pagá-lo. Em Minas Gerais, são isentos apenas veículos considerados de valor histórico, com placa preta. Porém, é preciso obter uma certificação no Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e encaminhá-la à Secretaria de Estado da Fazenda”, exemplifica Carvalho.
Vale ressaltar, contudo, que a isenção, nesses casos, é relativa apenas ao IPVA. “O proprietário continua pagando o seguro obrigatório e a taxa de licenciamento normalmente”, salienta o presidente do Instituto Cultural Veteran Car.
A primeira exigência para se obter a placa preta é de o veículo ter, no mínimo, 30 anos de fabricação. Além disso, é preciso atender a critérios de originalidade, avaliados pelos clubes credenciados ao Denatran no ato da vistoria. “É comum ver proprietários tentando colocar placa preta em carros muito modificados”, explica Malta. Segundo ele, os clubes filiados à FBVA seguem um formulário padrão, que traz quatro blocos de quesitos: mecânica, elétrica, carroceria e interior, cada um com subitens específicos.
Com base nesse formulário, o avaliador vai atribuindo notas em diferentes quesitos. No final, o automóvel tem que obter no mínimo 80 pontos para ser aprovado. Desse modo, alguns pormenores podem não ser originais, mas a margem para alterações é pequena. Além do mais, algumas modificações causam reprovação automática e sumária, independentemente dos resultados obtidos em outros aspectos. “São itens excludentes: cores completamente fora do padrão de época, suspensão rebaixada e substituição do motor pelo de outro modelo”, adverte Carvalho.
Às vezes a gente vê alguém tentando colocar placa preta em um carro que sequer tem condições de circular; aparecem verdadeiros escombros sobre rodas”, relata Malta.
Ele afirma que a vistoria leva em consideração tanto a originalidade quanto o estado de conservação, até porque o veículo, mesmo antigo, precisa ter condições mínimas de segurança.
A nota máxima de cada item (do formulário) tem como base o original perfeito ou o restaurado nos padrões originais. Um carro original, mas em péssimo estado, perde muitos pontos e acaba sendo reprovado”, resume Carvalho.
“Qualquer veículo emplacado pode receber a placa preta”, confirma Carvalho. Desse modo, carros e motocicletas, nacionais e importados, e até ônibus e caminhões podem ter a placa de coleção. Porém, especificamente no caso dos modelos pesados, o especialista pondera que pode ser mais difícil providenciar os trâmites.
Não são todos os clubes credenciados na FBVA que fazem vistoria nesse tipo de veículo, porque muitos não têm o conhecimento técnico para isso. Mas existem entidades que fazem, sim”, diz.
“A ideia básica da placa preta é diferenciar um carro que tem valor histórico de um carro comum”, diz Carvalho. Como trata-se de uma certificação que, em tese, só é concedida a veículos com elevado índice de originalidade e em ótimo estado de conservação, faz sentido pensar em uma maximização no valor do bem. “Tem gente até que coloca a placa preta apenas com fins comerciais, para valorizar o carro antes de vendê-lo”, pontua o presidente do Instituto Cultural Veteran Car.
Porém, há outras variáveis a considerar antes de estipular o preço de um automóvel antigo. Malta destaca que trata-se apenas de mais um item a ser levado em consideração: “A placa preta, por si só, não agrega valor, especialmente aos olhos de antigomobilistas mais experientes”, diz. Para ele, critérios como originalidade e conservação são os mais importantes e não necessariamente estão relacionados ao tipo de placa. Desse modo, dois veículos antigos do mesmo modelo, com as mesmas características e em igual estado de conservação, mas sendo um emplacado com a chapa padrão e o outro com a de colecionador, podem ter valores situados no mesmo patamar.
Os dois especialistas também apontam distorções nos objetivos da chapa preta. “O problema é que, hoje, tem muito picareta fazendo placa preta por aí, inclusive com vistoria não-presencial, porque qualquer um credenciado ao Denatran pode emitir o certificado de originalidade (necessário para obtê-la)”, lamenta Carvalho. “Nos últimos 15 anos, o antigomobilismo explodiu no país, e atualmente há muita placa preta sendo feita de maneira… Paralela, digamos assim”, diz Malta. “Mas os clubes sérios seguem fazendo vistorias muito rigorosas”, enfatiza o Diretor Técnico do CVA-MG.
Malta esclarece que um dos objetivos da placa preta é permitir que veículos incapazes de atender a algumas exigências da legislação atual possam ser preservados. “Ela foi criada na virada dos anos 2000, pela FBVA, devido à chegada do novo código de trânsito, que obrigava os carros a terem equipamentos que os modelos mais antigos não tinham”, discorre Malta. Cabe a ressalva de que a adaptação de alguns equipamentos pode ser até mesmo inviável: instalar cintos de segurança em um modelo da década de 30 ou 40, que não foi projetado para recebê-los, não deixará os ocupantes mais protegidos.
Além da possibilidade de circular sem esse tipo de equipamento, a placa preta também permite que os veículos antigos, cujos motores são mais poluidores, devido à ausência de tecnologias como injeção eletrônica ou catalisador, sejam dispensados de inspeções de controles de gases do escapamento, que já ocorreram em São Paulo, por exemplo.
Para os especialistas consultados pelo AutoPapo, o maior motivo para se colocar a placa preta em um carro antigo não pode ser mensurado: é a realização pessoal.
Os proprietários ficam muito emocionados, principalmente os de carros que estão na família há muitos anos. As pessoas comemoram a aprovação na vistoria como se tivessem passado no vestibular”, opina Malta. “Um dos benefícios é a satisfação do proprietário, por ter um bem original e de valor histórico”, acrescenta Carvalho.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não tarde amigos , preciso de uma informação tenho Caravan 1988 6 cilindro total original … será que consigo placa preta ela só tem 2 pontos não original e rebaixada e escapamento 6×2 ?o restante tudo ok tudo original
Olá, meu carro fara 30 anos de fabricado em 2023, importado e esta original, exceto amortecedores que eram eletronicos e não fabricam mais, então foram substituidos por convencionais originais da mesma marca. Outro item que não é original e de maior dúvida e kit GNV, este está documentado e em dia (vistoriado). É possível nesse caso solicitar placa preta? Obrigado
Se eu comprar um carro que já tenha placa preta eu tenho que regularizar novamente.
Um carro blindado, não de fábrica, porém totalmente original, pode receber a placa preta? Obrigado
VEICULO PLACA PRETA ISENTO, PODE RODAR EM RODOVIAS OU SÓ DENTRO DO MUNICÍPIO?
Tenho um fusca 68 todo original. Coloquei um teto daquele ragtop. Qual a chance q tenho de ainda colocar placa preta? Att
Pra eu ter a placa preta eu só posso usar as rodas originais ou posso colocar rodas modernas
Parabéns pela paciência dos redatores e demais pessoas que se dedicam a responder mil perguntas iguais e cujas respostas se encontram na própria matéria.
kkkkk
VERDADE
|Temos um gol que está na família a 22 anos, e queremos colocar a placa preta, quando este tiver seus 30 anos.
Não pretendemos vendê-lo por conta do valor sentimental, mas eu quero colocar um condicionador de ar, por conta de dar um pouco de conforto ao meu pai que já é idoso, se colocar posso não conseguir ter a placa preta?
Boa tarde. Tenho uma Toyota Bandeirante ano 1987 e estou enviando para a restauração. No entanto ela é carroceria de madeira (não tenho a carroceria original de lata). Sabem se consigo a placa preta mesmo com a carroceria de madeira?
Grato,
Boa tarde amigo, penso que conforme na matéria acima, você só conseguirá a placa preta com essa carroceria, se o modelo do seu carro saiu com ela de fabrica, e não esqueça que originalidade está também em outros itens, como cor, instalações eletrificas e etc…. Boa sorte no seu projeto
Gostaria de saber se posso e quando poderei requerer placa preta para a minha moto que fará 27 anos, é uma Yamaha TDM 850cc 1994.
“Placa preta é concedida a veículos originais com ao menos 30 anos? VERDADEIRO
A primeira exigência para se obter a placa preta é de o veículo ter, no mínimo, 30 anos de fabricação. Além disso, é preciso atender a critérios de originalidade, avaliados pelos clubes credenciados ao Denatran no ato da vistoria”
Mais 3 aninhos e pode correr atrás……
Meu pai possui um veiculo desde zero KM e que está na familia a mais de 45 anos. O veiculo possui placa preta e permanece no nome do meu pai. Caso eu transfira o veiculo para o meu nome, ele perde a placa e o certificado?
O certificado de originalidade acompanha o veículo, por tanto em caso de transferência você não perde a placa de coleção. Vale lembrar que desde fevereiro de 2020 entrou o padrao Mercosul, logo se houver transferência de cidade o veículo será emplacado com a placa de coleção do novo modelo Mercosul, que por sua vez não é preta! Se o veículo ficar emplacado na mesma cidade não é necessário a troca da placa
Eu manteria ele no nome do seu pai. A placa de coleção no modelo Mercosul não valoriza em nada os carros. Ela deveria ter seguido com a cor preta que é muito mais bonita ao meu ver.
Infelizmente precisei transferir o veiculo para meu nome e foi exigido a troca da placa pela do Mercosul.
Realmente a placa não agrega nada ao veículo como a placa Preta tradicional.
Dizem q carro com placa preta não pode rodar em rodovias, apenas podem circular dentro da cidade. Isso é verdade?
Olá, Ramon
Não há qualquer impedimento para um caro placa preta circular em rodovias.
Obrigado e abraço
não há ele recebe a placa preta como uma identificação que pertence a uma coleção e que tem valor histórico mas não ha nenhum impedimento
Boa noite, tenho uma dúvida peço ajuda para entender.
Enviei ao Detran todos os documento necessários para transferência inclusive o Certificado de Originalidade vistoriado pela Kombi Clube meu santana 1989 totalmente original, qual minha surpresa na hora de pegar a nova placa, o Detran simplesmente ignorou meu certificado e o dono da empresa que fáz as placas disse que eu teria que ter um certificado do Inmetro ??? Gostaria de saber se faltou isso mesmo ??? Obrigado .
Não existe essa de certificado do inteiro, você precisa de certificado de originalidade emitido por um clube antigomobilista devidamente registrado no denatran
Eu estou restaurando um moza 1987
Essas orientações foram de grande valia para mim, tenho um gol GTI 1994 e não vejo a hora de poder requerer a solicitação para vistoria com objetivo de tentar obter a placa preta, agradeço e parabéns!!!
no mais, desde fevereiro de 2020 as placas pretas foram substituídas pela cor cinza da Mercosul
Tenho um corcel 1985 todo original como consigo a placa preta
Primeiro passo é procurar um clube de automóvel antigo devidamente registrado no denatran
Se transferir um carro com placa preta que esteja em Minas Gerais,para o Estado de São Paulo,perco a placa preta ou preciso de nova vistoria EM SAO PAULO.
Agora com a nova placa “mercosul “, quando transferido o veículo e houver mudança da tarja (seja referente município ou UF), a nova vira modelo mercosul (esteticamente inferior em minha opinião), e tarja preta.
Tenho gol gl 1.8 , só tá com roda 17 , posso conseguir placa preta ? O ano dele e 1989
Não com as rodas 17, somente com as rodas originais de fábrica
O carro com gnv passa em vistoria ?
Tenho um opala todo original mas tem gnv
Gnv veio de fabrica? Aí já fica sua resposta…..
Eu tenho que ter mais que um carro pra poder requerer a placa preta,já que éo primeiro carro que vou requerer
Olá, possuo um Ford Model A (1927) todo original só está faltando a logo escrito Ford, eu queria saber se isso pode atrapalhar na hora de eu conseguir a placa preta.
Boa tarde, minha dúvida é minha tia tem uma F-1000 toda original, ela mandou duplar quando comprou, toda documentada, tem mais de 30 anos, km original maus ou menos 127 mil km. No motor so trocou mangueira que ressecou, no restante tudo original. Tem direito a ter placa preta?
Sim, tem direito tem que fazer vistoria de um clube credenciado no denatran …
Como faço para me associar num clube desses que fazem essas vistorias em veículos com mais de 30 anos, para posterior solicitação de placa Preta?
Olá, Ivair.
Você deve entrar em contato com algum clube credenciado para realizar as vistorias para a placa de colecionador em sua cidade ou região. Vale lembrar que, para vistoriar um veículo antigo, geralmente não é necessário tornar-se associado do clube: basta pagar a taxa e marcar a data.
Abraço e boa sorte!
Placa preta hoje não têm pouquíssimos pontos positivos direcionado a originalidade de veículos,falo por experiência própria,pois possuo 6 veículos com placas pretas e é decepcionante ver a qualidade do meu ser comparada aos tantos outros com placas pretas também,inclusive um de meus veículos foi atropelado por um trêm e fiquem pasmos após grosseiro trabalho feito de funilaria ele foi aprovado em laudo para alteração de placas,pericias mal feitas com gente desqualificada e com vínculos em clubes fazendo automação desse laudo que antes era de grande diferencial.
Boa noite, entreguei ao Detran Certificado de Originalidade o Detran nem se quer deu o trabalho de analizar e ignorou meu documento, e o rapaz das fabrica das placas me disse que tenho que passar anyes no inmetro … É isso mesmo ? Pode me responder ? Grato .
Meu carro ja tem placa preta mas apareceu guia de ipva com parcelas. tenho que pagar ou fazer alguma coisa? desde ja obrigado.
Tenho uma C14 há 35 anos que posso colocar placa preta nela, o motor que está nela é a diesel D10 o restante original
Ótimas informações. Gostei muito.
Só um esclarecimento.
Tenho um jeep 1971 e tenho a placa preta.
Com relação ao sinto de segurança. Tenho q instalar no mundo carro?
O carro é ano 94, mas a cor original é vermelha. Posso mudar pra cor preta e mesmo assim tentar a placa preta???
Boa noite.
Poderia me informar quanto eu gastaria para todo o trâmite?
( pedir placa preta )
Obrigada
Olá!
Vou ser dono de um gol modelo 74, ano 83. Daqueles batedeiras e tal.
O carro está praticamente todo original.
Bancos, vidros, parachoques e tudo mais;
Porém há alguns anos ele foi pintado. Isso pode impedir de que o mesmo tenha placa preta?
Uma pergunta tenho uma moto 1982 com um motor de 1983 cadastrado no documento tudo certinho, tenho possibilidades de mesmo assim conseguir uma placa preta ?
Um carro restaurado pode colocar placa preta
.
Para ter a placa preta, é preciso o carro ter até às rodas de fabricação?
Não. Carros sem rodas pode ter placa preta. Mas o uso é restrito em cima de caminhão guincho
Sem rodas kkkkkkk
Ótima matéria muitas coisas eu não sabia,achei interessante.
Só uma observação,o IPVA,em São Paulo não é cobrado para veículos a partir de 20 e não 30 como foi dito.
Adquiri um automóvel com placa preta emitida em SP capital por um agente credenciado há anos e este veiculo veio com alteração de motor (outra marca), alterado entre 2015 e 2016 (anterior a emissão do certificado de originalidade), e o certificado esta datado no mesmo dia do laudo de vistoria para transferência de veículos, que foi realizado no final de 2017. Não existem quaisquer ressalvas no certificado sobre tal alteração, atestando assim aptidão para Col/Automovel. Encontro uma certa dificuldade e já perdi 4 negócios por este motivo. Gostaria de saber se realmente a placa preta é compatível com a situação desse automóvel ou se no processo de emissão houve alguma possível irregularidade. O que faço? Att.
Os clubes filiados à FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) seguem um formulário padrão, e, de acordo com esse formulário, a troca de motor pelo de outra marca resulta em reprovação sumária na vistoria para obtenção da placa preta. Porém, existem entidades não vinculadas à FBVA que também fazem essa vistoria, adotando critérios próprios. Vale destacar que, para emitir o certificado de originalidade, o clube precisa apenas credenciar-se junto ao Denatran de seu estado; não há exigência de vínculo com a FBVA. Acredito que, provavelmente, foi uma dessas entidades que vistoriou seu veículo.
Atualmente, há um movimento entre os antigomobilistas para que apenas clubes ligados à FBVA possam se cadastrar junto ao Denatran e fazer as vistorias de placa preta, justamente para que não aconteça esse tipo de variação em relação aos critérios adotados. Todavia, como não há essa exigência atualmente, casos como o seu não chegam a constituir uma irregularidade. Parece tratar-se de uma distorção, que lamentavelmente pode ocorrer enquanto não houver uma padronização nos critérios adotados.
Já vi clube aceitar alterações de época. Um carro que tinha um motor V8 de bloco pequeno e foi trocado por um V8 de bloco grande da mesma época por exemplo, mas colocar um motor que não corresponde a época do carro nunca vi e no meu ponto de vista não deveria ser aceito.
ola bom dia tenho uma duvida que ninguem sabe me explicar ,,, carro com placa preta em minas gerais paga ipva ???????
lei a reportagem de novo. La explica.
Olá, Marcello
Não paga
Em Minas Gerais, são isentos apenas veículos considerados de valor histórico, com placa preta. Porém, é preciso obter uma certificação no Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e encaminhá-la à Secretaria de Estado da Fazenda”, exemplifica Carvalho.
Não paga. É isento
Posso viajar no carro para outras cidades ou não
Sr Alexandre,
Temos um fusca 1978, que só pertenceu ao meu pai, desde a Concessionária. Ele é todo original. Agora, nós, os filhos, não queríamos vender. Meu pai gostava muito do fusquinha dele. Tem um valor sentimental pra gente. Resolvi ficar com ele, e pagar meus irmãos. Gostaria de saber se tem possibilidade de colocar placa preta, e, quais os procedimentos para isso.
Muito obrigada
Desculpe o incomodo
Maria Jose de Vasconcelos Andrade- Jacutinga MG
tenho um veiculo (moto cb500 four 1974)…44 anos de uso , porem esta parada a 30 anos…., estou lutando para mudar a placa amarela para placa cinza , esta um calvario , uma luta incansavél que ja fazem 20 anos …, já fui nk detram sp umas 50 vezes , mais a burocracia me impede de fazer valer os meus direitos de cidadão já que quero documentar o meu veiculo todo original por meios legais…., por gentileza alguem pode me dar infirmações de como conseguir tao milagre , muito obrigado a todos.
Tem um rapaz no Facebook q resolve isso legalmente. Mas é pelo Detran de Minas Gerais. Infelizmente não me lembro do nome dele agora. Mas já vi várias vezes ele oferecendo o serviço.
Boa tarde
Estou comprando um carro com placa preta ele e de sp/santo André e eu moro em sp/sp pelo q vi nas respostas teria q fazer uma nova vistoria para continuar com a placa preta
Quanto gastaria em media
O ultimo item é o mais desejado e ovacionado, eu consegui a placa preta a uma semana no meu fuscao 71, esta na familia desde zero, foi muito emocionante vê-lo com as placas pretas, meus filhos piraram qdo viram o fusca ja emplacado. Vlw muito as ida e vindas ao detran. Abs
Gostei da materia referente a placa preta para carros com 30 anos ou mais
Gostei muito desta orientação, tenho um Delrey Ghia ano 1988 todo original, com esta de conservação muito bom, como devo proceder para obter a placa preta
Gostaria de pleitear placa preta para minha motocicleta honda ano 1972 em perfeito estado de conservacao e originais, na qualidade de colecionador, e mito ou verdade quanto a facilidade para importar alguma peca mecanica para manutencao da mesma?
Olá, Mauro.
A placa preta não cria nenhuma facilidade na importação de peças.
Obrigado e abraço.
EXCELENTE matéria! Pena que meu carro “só” tem 25 anos e ainda ñ está apto…abs!
Primeiramente parabéns pela “aula” que esta matéria nos
Trouxe.
Estou comprando um veículo com placa preta em um estado diferente do que pretendo emplacar em meu nome. Como devo proceder para manter a placa preta já existente?
Obrigado
Vai ter que submeter novamente o veiculo a um novo processo de reconhecimento, onde sera emitido um novo certificado de autenticidade, sera agendada uma pericia no veiculo e só depois disso, vc ira ao despachante com o certificado, a vistoria e dara a entrada na transferencia do veiculo e adquirá uma nova placa para sua cidade….no campo de observaçôes do veiculo vira a anotação de ” veiculo de coleção”…
Foi comprando carro golpe banco Brasil cheque frutado de rio grande sul
Uma vez com placa Preta, o veículo pode ser modificado sem perder a placa Preta? Essa vistoria é anual? No caso de envelopar o carro por exemplo.
Pode modificar a vontade. Mas quando vender o veículo a placa não vai com ele, pois o certificado esta em seu nome e o novo dono vai ter de passar por uma vistoria para conseguir novamente a placa preta e ai vai dar ruim..
Ótima matéria. Muito esclarecedora, parabéns
Olá, Edilson!
Obrigado, ficamos felizes que você tenha gostado.
Abraço e continue nos prestigiando.