De olho no radiador! 7 dicas para o seu carro não ferver
Medidas simples podem te ajudar a evitar que o motor superaqueça e te dê um enorme prejuízo; listamos as principais
Medidas simples podem te ajudar a evitar que o motor superaqueça e te dê um enorme prejuízo; listamos as principais
Quando o motor do carro esquenta além do desejável, excede a temperatura ideal de funcionamento, vários problemas podem acontecer, como empenar o cabeçote e, nos casos mais extremos, ele pode até mesmo fundir! Um superprejuízo de milhares de reais! Por isso, o ideal é que o seu sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água, ventoinha e válvula termostática, entre outros) esteja em dia.
Para isso, o motorista pode tomar alguns cuidados muitos simples. Listamos eles aqui. Confira!
É óbvio?! Sim, é! Mas mesmo assim é negligenciado. No reservatório (o vaso de expansão), há uma marcação de nível mínimo e máximo. Ele é transparante justamente para facilitar a checagem. A quantidade de líquido de arrefecimento deve ficar entre as duas marcas. Abaixo do mínimo, pode faltar. Acima do máximo também causa problemas.
Não é normal baixar o líquido frequentemente, principalmente nos carros com o sistema selado (a maioria que está nas ruas hoje). Se você estiver completando uma vez por semana, por exemplo, pode procurar por um vazamento.
Não se usa água pura no radiador. Hoje, é necessário uma mistura que varia de acordo com o fabricante, mas, em geral formada por 50% de água pura (ou destilada ou desmineralizada) e 50% do aditivo etilenoglicol. Por isso falamos “líquido de arrefecimento”. E qual a finalidade desse aditivo? São duas: limpar o sistema de refrigeração, evitando a oxidação e os depósitos de sujeiras e, também, elevar o ponto de ebulição da água com o propósito de dificultar dela ferver, no caso de subir muito sua temperatura. Lojas de autopeças já vendem essa mistura na proporção correta.
Á água da torneira tem muitos sais minerais que, com o uso prolongado, formam depósitos no radiador e em todo o sistema, o que prejudica a circulação de água. Em algumas regiões do Brasil há também a chamada “água dura”. Só use a água de torneira em emergência até chegar à oficina. Caso contrário, utilize a água pura com etilenoglicol ou a mistura já pronta.
Essa dúvida é recorrente entre os leitores do AutoPapo: “comprei um carro usado e o dono anterior só utilizava água comum. Posso usar a mistura água/etilenoglicol?”
Deve usar o líquido de refrigeração indicado pelo fabricante. Nas primeiras vezes, ficar atento pois seu poder de limpeza pode remover sujeiras agarradas há mais tempo no circuito.
Muitas vezes, o problema do superaquecimento acontece quando a válvula termostática trava e impede a circulação da água. Muitos mecânicos desqualificados sugerem a retirada dela, alegando que ela não fará falta, pois o Brasil é um país de clima quente e é melhor o motor trabalhar mais frio!
Fuja dessa pi-ca-re-ta-gem. A válvula termostática faz com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento (por volta de 90°C). Abaixo disso, o consumo e a emissão de poluentes são mais elevados. Em caso de problemas, ela deve ser substituída, não descartada.
O ideal é que o radiador e todo o sistema de arrefecimento seja limpo a cada 2 anos. Todo o líquido usado deve ser drenado e substituído pela mistura de água/etilenoglicol.
A bomba d’água é acionada pela correia auxiliar (poly-v). Por isso, a manutenção, a troca dela dentro do prazo, é essencial para que todo o sistema de arrefecimento funcione corretamente. Caso ela arrebente, não insiste em rodar com o carro. O líquido de refrigeração não irá circular e o motor irá superaquecer.
A troca deve ser feita dentro do prazo recomendado pelo fabricante.
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Como você fez para solucionar se é que conseguiu
Eu sempre quis saber uma coisa, porque a polícia nunca exige numa blitz que a mecânica dos carros esteja em dia? Porque eles se preocupar apenas com o documento em dia e a CNH???
kkkk .viajou legal
É engraçado que eles tem esse monte de dicas, mais ninguém sabe como é difícil e extremamente caro para manter tudo que tipo de componentes de um carro funcionando como aconselham. Quem tem carro antigo não deve ligar para esse monte de dicas, pois isso aí é só para os carros mais novos, quem tem carro antigo abaixo dos anos 2000 é melhor que fique usando só água da torneira mesmo, porque ja vi muita gente falando que se colocar aditivo vai dar merda. Então é bom não arriscar, bem antigamente não existia aditivo e os carros rodavam só com água. Hoje em dia que os carros são cheios de frescuras aí precisa de aditivo. Sobre essa da correria axilar arrebentar qualquer um vai perceber até quem não entende nada de mecânica pois o alternador não vai mais carregar a bateria e se tiver direção hidráulica também não vai funcionar o volante vai ficar duro. Aí depende do carro que você tem, pelo que vi se o carro saiu de fabrica apenas com água é melhor continuar usando só água, agora se tiver saido com aditivo aí é diferente. Agora pra manter o carro como esse auto papo e outras páginas aconselham tem que ter muito dinheiro, só quem tem carro sabe que é complicado até pra abastecer.
Você tem razão quanto a colocar aditivo em carro que só estava usando água. Inventei de colocar aditivo e deu o maior problema. Numa viagem de uma hora precisei de quatro horas, andando e parando para não ferrar o motor.
Como você fez para solucionar se é que conseguiu
Obrigado por essa dicas, até próxima informação sobre carros tchau.??????
fazer um curso de português seria mais interessante do que ficar querendo “inventar” soluções.
Primeiramente que não existe radiador turbo. E caso seja o intercooler que você se refere, o carro ao menos tem motor turbo?
Bom dia. Meu Ford Ka 2015, 1.0cc
Está com um problema que ainda não encontrei solução. Acontece o seguinte: o carro quando está em funcionamento com o ar condicionado ligado ele vem a aquecer o motor e logo em seguida tenho que desligar e esperar o motor esfriar e continuar viagem sem o ar condicionado. Isso acontece somente com o ar condicionado ligado! O que pode ser feito para solucionar? Obrigado…
Deve ser a correia auxiliar que arrebentou kkkkkkkk
O meu carro Ford Ka 15 ele na zona urbana sempre respira qdo chega 99 e cai para 91 , 92.. e se ficar no via mais lenta dispar de novo. Eu percebi que dispara com mais frequência. Isso é normal
Eu sei que faz tempo mas o meu tbrm é 2015 e está com este problema, como solucionou na epoca
Como vc solucionou esse problema o meu hj 3/10/23 está com este problema
Tenho uma mazda 95 diesel,ela quando funciona joga água pelo radiador porque
Bom dia o radiador turb pode se estalado deitado ou só de pé
fazer um curso de português seria mais interessante do que ficar querendo “inventar” soluções.
Primeiramente que não existe radiador turbo. E caso seja o intercooler que você se refere, o carro ao menos tem motor turbo?
Gostaria de esclarecimentos a respeito da segurança passiva do Ecosport, modelo novo. No teste de colisão realizado pelo Latin NCap, não há nenhuma referência sobre barras de proteção laterais dianteiras e traseiras. Se o veículo tiver este tipo de proteção, este já foi submetido a testes de colisão lateral? Da mesma forma, em minhas pesquisas, não consegui localizar nenhuma informação a esse respeito. Uma outra questão é em relação ao resultado da pontuação do teste. O veículo está na categoria de 4 ou 5 estrelas, atualmente? Muito obrigado. Ricardo.
Parabéns pelas informações muito útil
Sempre com ótimas dicas e instruções aqui no blog.
Parabéns !!!
Excelente informações