RAV4 2020: SUV híbrido da Toyota está mais conectado

Novo modelo do utilitário esportivo japonês oferece espelhamento de smartphones com Android Auto e Apple CarPlay

rav4 e o suv mais vendido no mundo em 2019
Por AutoPapo
Publicado em 11/03/2020 às 20h30

A Toyota divulgou, nesta quarta-feira (11), o lançamento do novo modelo de seu utilitário esportivo ao Brasil. O RAV4 2020 chega nas novas versões S Connect Hybrid e SX Connect Hybrid. Principal diferencial é a conectividade.

A marca traz para as duas versões a incorporação dos sistemas Android Auto e Apple Carplay. Com interface simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo.

LEIA MAIS:

Preços e versões do RAV4 2020

Versão Preço
RAV4 S Connected Hybrid R$ 193.990
RAV4 SX Connected Hybrid R$ 213.990

Equipamentos

O SUV tem sistema de partida por botão com chave presencial e entrada inteligente, rodas de liga leve de 18 polegadas.

O painel central conta com acabamento interno cromado com anéis prata. Ali, ambos os modelos têm ar-condicionado integrado digital dual zone e sistema S-Flow, com fluxo de ar direcionado para conforto dos ocupantes do banco traseiro.

Todas as versões têm painel de instrumentos com tela colorida de TFT de 7 polegadas, que permite ao motorista optar por um aspecto analógico ou digital.

ar condicionado integrado digital do rav4 connect hybrid 2020
Toyota RAV4 2020 tem ar-condicionado de duas zonas e espelhamento de smartphones (Toyota | Divulgação)

Já o volante, revestido de couro, dispõe de comandos de áudio, telefone e controle de velocidade na versão S Connect Hybrid, enquanto na SX Connect Hybrid, conta com comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Além disso, o RAV4 2020 conta com central multimídia com tela LCD sensível ao toque de 7 polegadas. O sistema tem seis alto-falantes e é compatível com:

  • DVD
  • CD-R/RW
  • MP3
  • WMA
  • AAC
  • Rádio AM/FM
  • Bluetooth

Além disso, estão ali, também, o novo recurso de espelhamento de smartphones compatível com Android Auto e Apple CarPlay. As duas versões do RAV4 2020 são equipadas com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Por fim, na versão mais completa, SX Connect Hybrid, também estão presentes teto solar, carregador de celular sem fio ou por indução, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com aletas para mudanças manuais e pacote de segurança ativo Toyota Safety System (TSS).

Cabine do RAV4 2020

O interior do RAV4 foi completamente renovado, com um espaço pensado para oferecer requinte, acabamento de qualidade e praticidade.

descansa bracos e porta copos do rav4 connect hybrid 2020
Interior do novo RAV4 tem três opções de cores (Toyota | Divulgação)

Para o motorista, a marca buscou proporcionar boa visibilidade e ergonomia, além de conforto e praticidade no dia a dia. Os bancos dianteiros têm sistema de ventilação (SVS), memória para duas posições e regulagem elétrica de seis posições para o motorista.

Motorização híbrida

O propulsor do RAV4 2020 é um 2.5 DOHC de 4 cilindros e 16 válvulas, com sistema de sincronização de válvulas variável inteligente VVT-i.

O SUV também conta com sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S, que adapta a alimentação às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.

Aliados ao motor a combustão estão três motores elétricos alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve.

rav4 e o suv mais vendido no mundo em 2019
Rav4 2020 é oferecido em duas versões (Toyota | Divulgação)

Ela recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte externa. Juntos, os quatro motores fornecem potência total de 222 cavalos.

Ambas as versões do RAV4 Hybrid possuem a transmissão automática HEV Transaxle, do tipo CVT. Esse sistema garante maior controle na desaceleração e mais eficiência em alta velocidade, proporcionando mais desempenho, potência e baixo consumo.

Além disso, o RAV4 2020 conta com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport. Na versão SX, o motorista ainda dispõe da possibilidade de troca de marchas manual, para mais prazer e emoção ao dirigir.

O sistema de tração nas quatro rodas AWD é inteligente, oferecendo uma distribuição melhor de torque para as rodas traseiras.

Segurança e tecnologia

O RAV4 2020 ganhou nota máxima em segurança nos testes de impacto do Latin NCAP, conquistado 5 de 5 estrelas.

Entre os recursos presentes no SUV de série para garantir a segurança dos ocupantes, estão sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, freio de estacionamento eletrônico (EPB), e função Hold para partida em rampas.

Também aparecem no RAV4 2020 diversas tecnologias de assistência à condução, como controle eletrônico de tração (ASR), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC).

rav4 connect hybrid 2020 conta com sete airbags
SUV da Toyota tem sete tipos de airbag (Toyota | Divulgação)

Ele também é um dos primeiros modelos a incorporar o pacote de segurança ativa da marca, o Toyota Safety Sense, que aparece na versão SX Connect Hybrid.

Essa tecnologia conta com radar de ondas milimétricas combinado com câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista, incluindo piloto automático adaptativo (ACC).

Opcionais do RAV4 2020

O Toyota RAV4 Hybrid 2020 conta com as seguintes opções de acessórios opcionais:

  • Aplique na tampa do porta malas
  • Aplique do para-choque frontal
  • Caixa organizadora de porta-malas com três divisórias
  • Compressor de ar 12V digital
  • Friso lateral inferior
  • Rede de porta malas
  • Trava de segurança do estepe
  • Refrigerador portátil
  • Suporte para tablets

Cores

As opções de cores da pintura para o RAV4 2020 são:

  • Branco Pérola
  • Prata Névoa
  • Cinza Granito
  • Preto Atitude
  • Azul Topázio
  • Vermelho Mica
  • Cinza Rock

Para o revestimento interno, as opções são:

  • Preto
  • Bege (apenas para as cores Azul Topázio e Vermelho Mica)
  • Cinza (apenas para a pintura Cinza Rock)

A versão de entrada conta apenas com a opção de preto para o interior.

Galeria de fotos

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos 1 de fevereiro de 2021

Só de saber que é lerdo já desanimei……

Avatar
Jose Raimundo de Jesus Brito 3 de dezembro de 2020

Painel deveria está Pen drive, e não dvd , estofamento deveria ser cinza ou preto para as SX pois bege suja muito roda aro 19.

Avatar
Marco Rothmann 25 de outubro de 2020

Excelente. Um sonho. Tecnologia acima da média , fora beleza nos detalhes e a garantia Toyota de ser. Uma máquina incrível. Fora do normal apaixonante. Só falta caber no bolso.

Avatar
ROBERTO ISHAMU KASHIWAYA 8 de julho de 2020

A BEST CAR ..fez. reportagem …
..primo rico x primo pobre….
….antes. de. Comprar. Um. RAV4 ..com. esse. Preço…deveriam. ler essa. Reportagem…e…fazer. o Teste drive…
….para. fazer. Jus. À. Propaganda dos vendedores TOYOTA!!!

Avatar
Eliete Aguiar 1 de abril de 2020

So quem tem uma Rav4 pode falar com categoria, se é um carro bom ou ruim.Nós seres humanos as vezes, nos esquecemos que nem tudo queremos está no mesmo lugar; o que tenho a dizer é que; quem quer economia de combustível e conforto, conseguirá isso numa Rav4. Agora quanto a muitos condutores estão reclamando da falta de GPS, num carro com tanta tecnologia igual a esse pode-se dizer ser um erro, mas aos nossos caros colegas condutores exigentes, digo que a Toyota, não deixou de colocar o GPS, Como eu disse no inicio só quem tem uma RAV4 pode falar bem ou mal da própria, mas vou ajudar voce proprietária da RAV4 que nao leem manual ( até pq ninguem mais lê) bom vamos lá, é voces baixarem um aplicativo pelo seu celular o nome do aplicativo é E-Were.O aplicativo E-Were se concecta ao sistema de navegação por WI-FI nos celulares iOS e por Bluetooth nos celulares Android. Se os celulares já estiverem conectados por Bluetooth, a função E-Were já estará pronta para ser usada. Pronto resolvido.. beijinhos…

Avatar
augusto cesar 3 de maio de 2020

Eliete,comprei uma RAV 4 e gostaria de saber sobre este aplicativo E-Were,pois nao o encontrei na loja de aplicativos, tenho um iPhone,vc poderia me ajudar?
Obrigado

Avatar
Pércio 2 de junho de 2020

Na google store é E-Where com H. Tentou assim na apple store?

Avatar
Fernando 16 de março de 2020

Esta pode ser uma ótima ou péssima notícia, esperamos que seja ótima, pois caso contrario muitos acionarão o procon e com razão. Em agosto de 2019, quando foi anunciado que os novos YARIS viriam com apple carplay já foi anunciado que os antigos proprietários também poderiam atualizar as suas centrais. Esperamos anciosamente que o mesmo ocorra com a RAV4, pois um carro na atualidade no valor de 200k não tem GPS e apple carplay beira o ridículo. Aguardamos anciosamente que a Toyota se posicione nesse sentido e permita que os proprietários da RAV4 2019 possam atualizar suas centrais, afinal de contas a nova versão é idêntica apenas a liberação da central multimedia gerou um toque de marketing com “connected”….

Avatar
Marden Santos 16 de março de 2020

E quem comprou RAV4 2019/2019 em dezembro, fica com Multimídia inútil, sem GPS? Toyota deveria respeitar o consumidor brasileiro. Não se presta ao trabalho de informar aos consumidores se atualizará ou não o multimidia do modelo 2019, permitindo GPS e espelhamento Apple CARPLAY e Andoid AUTO. Trata os Brasileiros como consumidores periféricos. Será que pretendem obrigar quem comprou o carro em dezembro, pagar por um novo multimidia igual, com novo software?
Que o Ministério Público, socorra os consumidores prejudicados, já que a empresa parece não se importar.

Avatar
Rinaldo 11 de março de 2020

Lindo, mas carro se avalia em HP. ESTE É FRACO

Avatar
Alexandre 28 de março de 2020

Ande em um e verá o quão fraco é. Já viu o valor do 0 a 100Km?

Avatar
ROBERTO ISHAMU KASHIWAYA 8 de julho de 2020

…e…tem. vendedores e consumidores. Que. Falam. Que. Toyota. Fábrica. O. LEXUS NX300H..o consumidor paga. Mais. Caro..só
o Nome lexus.
O. Resto. É. Tudo. Toyota !!!

Avatar
ROBERTO ISHAMU KASHIWAYA 8 de julho de 2020

..o. desprezo no. Atendimento…se. for. Cor. Escura. O. Interior. E. Cor. Clara. E. Se. For. Branco. SÓ tem. Interior. Cor. Preta …so. explicam. O. Farol. Full led. …lanternas …nao. é full led …
…banco. passageiro. Não. Tem. OPCIONAL De. Ser. Elétrico…
…repentem …so. economia …hibrido …farol. …mas. engasga ..quando. compara se com outras marcas de . Veículos japoneses!!!!!!!!!..
….falar. que. O. Lexus. Utiliza. As. Mesmas. Peças. Da. Toyota !!!!!!
…é. ofender os consumidores!!!@

Avatar
RENATO 11 de março de 2020

Bonito, imponente, mas igual Ippopotano lerdo, não honra a imagem que transmite, somente se seu alvo seja somente do CAMPO.

Avatar
ROBERTO ISHAMU KASHIWAYA 8 de julho de 2020

…HIPOPOTAMO…ELEFANTE…geneticamente preconceito …mas. o. RAV4 foi projetado por. Engenheiros da. TOYOTA …e o LEXUS NX300H por. Engenheiros. Da. LEXUS …que. dizem. Ser. TOYOTA TAMBEM !!!..E…ínclusive
Utilizam as. Mesmas. Peças…!!!

Avatar
Deixe um comentário