Caoa Chery Arrizo 5 2021: preços, versões e equipamentos

Linha atualizada do sedã ganha novo câmbio CVT com simulação de nove velocidades; torque e consumo estão melhores

frente arrizo 5 2021 branco
Sedã médio da Caoa Chery oferece três versões (Foto: Laurie Andrade | AutoPapo)
Por Laurie Andrade
Publicado em 11/03/2020 às 19h00
Atualizado em 25/01/2023 às 16h17

A Caoa Chery acaba de lançar o Arrizo 5 2021. Principal alteração do sedã está no câmbio automático CVT, que passa a simular nove marchas. Também houve recalibragem do sistema, o que aumentou ligeiramente o torque do motor 1.5 turbo flex. Preços partem de R$ 74.590.

Já andamos no novo Caoa Chery Arrizo 5. Confira o vídeo:

Preços do Caoa Chery Arrizo 5 2021

Versão Valor
Caoa Chery Arrizo 5 RT R$ 79.490
Caoa Chery Arrizo 5 RXS R$ 84.390
Caoa Chery Arrizo 5 RTS R$ 88.690

VEJA TAMBÉM

O que muda no Arrizo 5 2021

Além do novo câmbio CVT, que passa a simular nove marchas, melhora o desempenho e diminui o consumo (junto da recalibragem do motor para recebê-lo), o sedã passa a contar com freio eletrônico de estacionamento, display colorido e assistente de partida em rampa.

Galeria de fotos do Caoa Chery Arrizo 5

Consumo do Arrizo 5

Com o novo câmbio, o Arrizo 5 2021 está 11% mais eficiente. O consumo do modelo é de:

  • 12,9 km/l na estrada e 11 km/l na cidade, quando abastecido com gasolina;
  • 9,6 km/l na estrada e 7,6 km/l na cidade, quando abastecido com etanol.

Motor e desempenho

Lançado em novembro de 2018, o Arrizo 5 é equipado com o motor 1.5 turboflex quatro cilindros e 16 válvulas. No Arrizo 5 2021, o propulsor foi recalibrado e passa entregar 21,4 kgfm de torque, 10% a mais do que os antigos 19,5 kgmf. A potência é de 147 cavalos com gasolina e 150 cv quando abastecido com etanol.

O motor possui sistema de partida a frio – que dispensa o tanquinho. A injeção, por outro lado, é indireta.

Os freios utilizam discos nas quatro rodas. Uma solução melhor que os tambores traseiros – muito comuns nos veículos do mesmo segmento.

Equipamentos de série

Estão presentes no sedã da Caoa Chery:

  • Controles de estabilidade e tração;
  • Monitoramento de pressão dos pneus;
  • Câmara de ré;
  • Dois modos de condução;
  • Display colorido;
  • Freio eletrônico de estacionamento;
  • Auto hold;
  • Rodas de liga leve 17″ (versão RTS)
  • Teto solar (na versão RTS).

Interior do Caoa Chery Arrizo 5 2021

Apesar de um pouco genérico, faz lembrar alguns modelos da Hyundai, o Arrizo 5 tem um design agradável, com linhas harmoniosas.

No interior do carro, o destaque é o espaço interno, com vãos amplos para pernas e ressalto bem baixo no centro do assoalho.

caoa chery arrizo5 2021 painel e bancos 3
Interior do Caoa Chery Arrizo 5 2021 RTS: bancos são revestidos em couro

Como pede a lei, todos os lugares contam com cintos de três pontos e encostos de cabeça. Há também ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas.

O porta-malas tem 430 litros, dimensão bem menor que a do Volkswagen Virtus (521 litros), seu concorrente direto.

O acabamento do Arrizo 5 está na média da categoria. O material predominante é o plástico duro, mas os encaixes são bem feitos. Somente os apoios de braços tem acolchoamento.

Faltam saídas USB e de ar-condicionado para os passageiros traseiros.

Manutenção do Arrizo 5 2021

O sedã, assim como os demais modelos da marca, tem um programa de revisão a preços fixos. Confira, abaixo, os valores.

Quilometragem Preço da revisão
10 mil km R$ 442,25
20 mil km R$ 546,11
30 mil km R$ 807,25
40 mil km R$ 928,87
50 mil km R$ 442,25
60 mil km R$ 546,11

Cores

O Arrizo 5 2021 tem duas opções a mais de cores: cinza e azul metálico. Seguem disponíveis: prata metálico, preto sólido, branco sólido, branco perolizado e marrom metálico.

Ficha Técnica do Caoa Chery Arrizo 5 2021

Ficha técnica Caoa Chery Arrizo 5 2021
Motor   quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, flex, 1,5 litro
Potência 150 cv a 5.500 rpm (etanol) / 147 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque 21,4 kgfm a 1750 rpm (e/g)
Câmbio automático do tipo CVT com 9 marchas simuladas
Rodas e pneus 205/55 R16 (versão R) e 205/50 R17 (versão RTS)
Suspensão dianteira McPherson, coluna com mola em espiral, amortecedor com ajuste duplo, com barra estabilizadora
Suspensão traseira barra de torção, coluna com mola em espiral, amortecedor com ajuste duplo, com barra estabilizadora
Freios do Arrizo 5 discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Dimensões comprimento: 4,532 m; entre-eixos: 2,650 m; altura: 1,487 m; largura: 1,814 m
Peso 1.356 kg
Carga útil 391 kg
Porta-malas 430 litros
Tanque do Arrizo 5 2021 48 litros

Impressões ao dirigir o Caoa Chery Arrizo 5 2021

Dois itens impressionam no sedã da Caoa Chery: espaço interno e desempenho. O primeiro é o mesmo da linha 2020, mas ainda assim merece ser comentado.

O Arrizo 5 tem bom espaço para pernas nos bancos traseiros e dianteiros. O assoalho não apresenta elevação no túnel central, o que garante o conforto do terceiro passageiro.

A dirigibilidade ficou melhor com a adoção do novo câmbio e a recalibragem do sistema. O modelo atualizado tem:

  • retomada 22% mais rápida;
  • relação de marchas mais curta;
  • 10% a mais de torque (21,4 kgfm); e
  • é 8% mais rápido (0 a 100 km/h em 9,9 segundos).

Tanto na estrada quanto na cidade o Caoa Chery Arrizo 5 desenvolve bem. Não há sensação de engasgo nas ultrapassagens e retomadas, ou dificuldade para manter o veículo em velocidades mais altas.

A potência de 147 cavalos do motor 1.5 turbo é suficiente para o carro, que pesa 1.356 kg.

Nas frenagens realizadas, não houve sensação de insegurança. O controle de estabilidade e tração funcionou poucas vezes, já que o trajeto de São Paulo para Nova Odessa não possui muitas curvas.

O modelo tem dois modos de condução. O que muda no esportivo é que o motor é mantido em giros mais altos, garantindo mais “agressividade” nas acelerações.

Os índices de consumo são bons. Durante os 400 quilômetros de teste ele se manteve bem próximo ao valor indicados pelo Inmetro (12,9 km/l na estrada – quando abastecido com gasolina).

Quanto à posição de dirigir, considerei confortável. Os bancos têm apoio lateral e, na versão RTS, são em couro. O assento é um pouco curto, mas não me incomodou. Ponto negativo é a falta de ajuste de profundidade no volante.

A central multimídia do Arrizo 5 2021 sofre um pouco com a luminosidade e reflete bem, dificultando que o motorista enxergue as informações. A câmera de ré auxilia nas manobras.

Com o computador de bordo atualizado, é possível ter acesso a inúmeras funções, como indicador de bateria baixa, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de fadiga personalizável.

O modelo é revestido de plástico duro (com exceção dos encostos de braço, em couro), mas tem encaixes bem feitos, próximos aos dos demais modelos da categoria.

Em razão da falta de saída de ar-condicionado para o banco traseiro, os passageiros passam um pouco de calor. Também não há entradas USB para quem senta atrás.

O Arrizo 5 2021 tem um isolamento acústico razoável. Outra questão que deixa a desejar é a falta de um banco bipartido. No porta-malas, o “pescoço de ganso” atrapalha a colocar e acomodar as bagagens.

No geral, o parecer é positivo.

Fotos Caoa Chery | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marçal Keppler 19 de junho de 2021

Principalmente sobre Arrizo 5 e Caoa Chery em geral, gostaria de saber sobre peças de reposição e seu custo. Estão dentro da média? Li alguns comentários sobre dificuldades em obtenção de peças de reposição. Existem estoques regulares?
Obrigado

Avatar
Deixe um comentário