Com motor turbo e tração 4×4, Renault Arkana será feito no Brasil

De acordo com site argentino, novo SUV da Renault será fabricado no Paraná a partir de 2020 e terá soluções mecânicas inéditas

renault arkana frente esquerda
Por AutoPapo
Publicado em 27/05/2019 às 19h26

Que o Renault Arkana será vendido no Brasil, todo mundo já sabe. Apresentado há cerca de uma semana na Rússia, o novo SUV médio já é aguardado há algum tempo por aqui. A novidade é que ele será produzido em São José dos Pinhais, (PR), e não em Córdoba, na Argentina. Além disso, terá motor turbo e opção de tração 4×4. Essas informações foram antecipadas pelo site Argentina Autoblog.

Até o momento, havia dúvida se o novo SUV da Renault seria nacionalizado ou importado da Argentina, de onde gozaria de isenções fiscais, graças ao Mercosul. O site destaca que o Arkana usa a plataforma B0, a mesma de Sandero, Logan, Duster, Captur , que são feitos no Brasil.

renault arkana frente esquerda

Outra novidade é que o Renault Arkana terá um inédito motor 1.3 turbo. Conhecida como TCe, essa unidade tem três cilindros e injeção direta de combustível. No exterior, onde já é fabricado, o propulsor pode gerar cerca de 170 cv de potência e 25 kgfm de torque. Por aqui, ele deverá ganhar tecnologia flex.

Além disso, segundo o Argentina Autoblog, o novo SUV da Renault terá opção de tração 4×4 nas versões mais caras. Vale lembrar que o Duster tem uma versão com tração total, mas equipada com câmbio manual. A expectativa é que o Arkana seja equipado com transmissão automática ou automatizada de dupla embreagem.

Arkana será o carro mais sofisticado da Renault no Brasil

Ainda não há informações sobre os preços do Renault Arkana. Porém, sabe-se que ele será posicionado acima do Captur. Consequentemente, será o veículo mais caro da gama da marca francesa. Além dos refinamentos mecânicos, o preço será justificado pelo perfil de SUV cupê, atualmente restrito a modelos de marcas premium.

O Renault Arkana supera o Captur também no tamanho: tem 4,54 m de comprimento e 2,72 m de distância entre-eixos. O porta-malas, na versão russa, tem 508 litros. O vão livre do solo é de 20,8 cm.

Por todos esses motivos, o Argentina Autoblog aponta o novo SUV da Renault como um sucessor para o Fluence. Faz sentido, uma vez que o segmento dos sedãs está em baixa, e o dos utilitários, em alta. Desse modo, é pouco provável que os preços do Arkana fiquem abaixo da marca dos R$ 100 mil.

Confira a galeria de fotos do Renault Arkana!

Fotos Renault | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Willian 31 de janeiro de 2020

25 Kgf de torque esta adequado pra esse modelo, sem contar que é uma solução muito mais econômica do ponto de vista de consumo, o compass ñ chega a 21 com o 2.0 beberrão.

Avatar
Nattan 28 de maio de 2019

Interior horrível, idêntico ao do Duster que vem ano q vem, que já é vendido na Europa.

Avatar
jonas japones 27 de maio de 2019

materia com o ford focus hatch manual e media de preços grato

Avatar
CARLOS 27 de maio de 2019

Gostei da proposta desse modelo SUV “estilo coupé”. Por outro lado, embora a moda seja os motores de menor cilindrada, creio que o motor 1.3 de 3 cilindros não agradará tanto. Eu mesmo perdi a vontade de conhecer. A própria Honda, acostumada a modelos com motores mais lerdos, já está divulgando o HRV 1.5 turbo, o mesmo do CIVIC Touring. Penso que o Arkana mereceria o motor do 1.8 turbo que equipará o novo Sentra 2020.

Avatar
Alves 23 de novembro de 2020

Este 1.3T da Renault com magníficos 25 Kilos de torque, supera com certa folga o 1.5T da Honda, que se nao me engano possui 22 Kilos… e em tempos de 1.0T com 19 Kilos como é o caso da VW, está excelente… pra vc imaginar o que são 19 kilos de torque, é força de 1.8 aspirado, e 25kilos, supera ate os 2.4 aspirados que em media possuem 23~24 Kilos… excelente… imagina quando os elétricos dominarem? torque de 30, 40 kilos… nuuussa.

Avatar
Deixe um comentário