Com motor turbo e tração 4×4, Renault Arkana será feito no Brasil
De acordo com site argentino, novo SUV da Renault será fabricado no Paraná a partir de 2020 e terá soluções mecânicas inéditas
De acordo com site argentino, novo SUV da Renault será fabricado no Paraná a partir de 2020 e terá soluções mecânicas inéditas
Que o Renault Arkana será vendido no Brasil, todo mundo já sabe. Apresentado há cerca de uma semana na Rússia, o novo SUV médio já é aguardado há algum tempo por aqui. A novidade é que ele será produzido em São José dos Pinhais, (PR), e não em Córdoba, na Argentina. Além disso, terá motor turbo e opção de tração 4×4. Essas informações foram antecipadas pelo site Argentina Autoblog.
Até o momento, havia dúvida se o novo SUV da Renault seria nacionalizado ou importado da Argentina, de onde gozaria de isenções fiscais, graças ao Mercosul. O site destaca que o Arkana usa a plataforma B0, a mesma de Sandero, Logan, Duster, Captur , que são feitos no Brasil.
Outra novidade é que o Renault Arkana terá um inédito motor 1.3 turbo. Conhecida como TCe, essa unidade tem três cilindros e injeção direta de combustível. No exterior, onde já é fabricado, o propulsor pode gerar cerca de 170 cv de potência e 25 kgfm de torque. Por aqui, ele deverá ganhar tecnologia flex.
Além disso, segundo o Argentina Autoblog, o novo SUV da Renault terá opção de tração 4×4 nas versões mais caras. Vale lembrar que o Duster tem uma versão com tração total, mas equipada com câmbio manual. A expectativa é que o Arkana seja equipado com transmissão automática ou automatizada de dupla embreagem.
Ainda não há informações sobre os preços do Renault Arkana. Porém, sabe-se que ele será posicionado acima do Captur. Consequentemente, será o veículo mais caro da gama da marca francesa. Além dos refinamentos mecânicos, o preço será justificado pelo perfil de SUV cupê, atualmente restrito a modelos de marcas premium.
O Renault Arkana supera o Captur também no tamanho: tem 4,54 m de comprimento e 2,72 m de distância entre-eixos. O porta-malas, na versão russa, tem 508 litros. O vão livre do solo é de 20,8 cm.
Por todos esses motivos, o Argentina Autoblog aponta o novo SUV da Renault como um sucessor para o Fluence. Faz sentido, uma vez que o segmento dos sedãs está em baixa, e o dos utilitários, em alta. Desse modo, é pouco provável que os preços do Arkana fiquem abaixo da marca dos R$ 100 mil.
Confira a galeria de fotos do Renault Arkana!
Fotos Renault | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
25 Kgf de torque esta adequado pra esse modelo, sem contar que é uma solução muito mais econômica do ponto de vista de consumo, o compass ñ chega a 21 com o 2.0 beberrão.
Interior horrível, idêntico ao do Duster que vem ano q vem, que já é vendido na Europa.
materia com o ford focus hatch manual e media de preços grato
Gostei da proposta desse modelo SUV “estilo coupé”. Por outro lado, embora a moda seja os motores de menor cilindrada, creio que o motor 1.3 de 3 cilindros não agradará tanto. Eu mesmo perdi a vontade de conhecer. A própria Honda, acostumada a modelos com motores mais lerdos, já está divulgando o HRV 1.5 turbo, o mesmo do CIVIC Touring. Penso que o Arkana mereceria o motor do 1.8 turbo que equipará o novo Sentra 2020.
Este 1.3T da Renault com magníficos 25 Kilos de torque, supera com certa folga o 1.5T da Honda, que se nao me engano possui 22 Kilos… e em tempos de 1.0T com 19 Kilos como é o caso da VW, está excelente… pra vc imaginar o que são 19 kilos de torque, é força de 1.8 aspirado, e 25kilos, supera ate os 2.4 aspirados que em media possuem 23~24 Kilos… excelente… imagina quando os elétricos dominarem? torque de 30, 40 kilos… nuuussa.