Renault Kwid completa um ano de mercado com boas vendas

Subcompacto parece ter conseguido se firmar no após enfrentar turbulências iniciais, envolvendo recalls e resultados ruins em crash tests feitos no exterior

kwid zen 004
De janeiro a julho deste ano, 34,9 mil exemplares foram comercializados. (Foto: Renault | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 29/08/2018 às 14h00
Atualizado em 13/03/2024 às 14h16

O Renault Kwid está fazendo aniversário: passou-se exatamente um ano desde o lançamento do subcompacto no mercado brasileiro. De lá para cá, as vendas do modelo somam 57 mil unidades. No mês passado, ele ocupou a 8ª posição no ranking da Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave), com 5.203 emplacamentos. De janeiro a julho deste ano, 34,9 mil exemplares foram comercializados.

A Renault informa ainda que, durante esse primeiro ano, outras 25 mil unidades do Kwid foram exportadas. O Brasil abastece os mercados da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além de alguns países da África. O hatch é fabricado em São José dos Pinhais (PR).

Renault Kwid completa um ano de mercado


Apesar de breve, a história do Kwid no Brasil já tem alguns capítulos conturbados. Negociado em esquema de pré-venda antes mesmo do lançamento oficial, o modelo teve boas vendas iniciais. Porém, ao conhecerem o veículo, alguns compradores cancelaram a compra, ao notarem que ele era um subcompacto, e não um SUV, como a Renault havia anunciado.

Posteriormente, já após a apresentação, mas ainda nos primeiros meses de vendas, o Kwid passou por uma série de recalls. As ações corretivas chegaram a afetar a produção e, consequentemente, as vendas. Porém, a partir deste ano, o modelo se recuperou e vem conseguindo se manter entre os 10 automóveis mais emplacados do país. Trata-se de um bom resultado para um modelo estreante.

Histórico do Kwid em segurança

O Kwid foi desenvolvido para atuar em mercados emergentes, como América Latina, Ásia e África. O primeiro país a conhecê-lo foi a Índia, onde ele foi desenvolvido. Logo após o lançamento mundial, o modelo tirou nota zero em dois crash-tests realizados pela entidade de segurança veicular Asean NCAP.

As unidades nacionais, porém, ganharam equipamentos e reforços estruturais, que melhoraram os resultados. Testes de colisão realizados pelo Latin NCAP deram três estrelas, de cinco possíveis, ao subcompacto.

Foto Renault | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo 8 de maio de 2019

Se as outras montadoras não se reposicionarem em suas plataformas para este tipo de compacto, em breve, se já não é, o veículo mais vendido no seguimento.

Avatar
Arnaldo 17 de setembro de 2018

Matéria superficial que mais parece ter sido escrita para desinformar do que informar, após um ano não conseguiram colher opiniões de donos do kwid? Lembro da matéria que tive o desprazer de ler neste canal na oportunidade do lançamento do kwid, tendenciosa ela avaliou o carro como se ele fosse um sedã de renome.

Avatar
Greg de leon 5 de setembro de 2018

A Renault precisa dar desconto..já está na hora..esse carrinho na verdade acaba saindo caro demais..pois a versão básica ninguém quer..e tb precisa colocar o bom motor com os 82 cv’s do projeto inicial..apenas assim pensarei na compra do mesmo..

Avatar
Maria Cecília 30 de agosto de 2018

Teremos este desconto na van master ?

Avatar
Deixe um comentário