Museus de carros antigos agraciam Gramado e Canela
Cidades do Rio Grande do Sul reúnem tesouros de todas as épocas para fazer babar os amantes de carros, motos e trens
Cidades do Rio Grande do Sul reúnem tesouros de todas as épocas para fazer babar os amantes de carros, motos e trens
Entre as casas e lojas com arquitetura de estilo europeu, o Rio Grande do Sul guarda também alguns museus de carros antigos com inesperados tesouros para os amantes de veículos.
Nas cidades de Gramado e Canela, nada menos que cinco atrações dedicadas ao tema podem ser encontradas.
LEIA MAIS:
Neles você descobre Cadillacs antigos, pequenas réplicas funcionais para crianças e até mesmo espaço dedicado a máquinas a vapor.
Comecemos pelo Museu do Automóvel de Canela, inaugurado em julho do ano passado. Especializado em veículos clássicos, expõe a coleção de 43 automóveis antigos dos donos, os irmãos Roberson e Rogério Azambuja.
Entre os modelos há um Democrata de 1968 produzido pela extinta IBAP Presidente. Muitas das relíquias do conjunto foram adquiridas em mal estado e restauradas.
A proposta do lugar é ilustrar a história do automóvel entre as década de 1920 e 1980, organizando a coleção em setores para cada época. Entre os museus de carros antigos, este também conta com quatro “mini carros”, réplicas funcionais construídas pela JR Réplicas.
Também há uma reprodução de um posto de combustível da década de 1950.
Já na cidade vizinha, Gramado, encontramos outros dos museus de carros antigos, o Hollywood Dream Cars. Criado em 1997, o espaço apresenta veículos das décadas de 1920 e 1970. O foco são os Cadillacs.
De acordo com o museu, esta é a maior coleção de modelos da marca no Brasil – mais de 20, fabricados entre 1930 e 1979. Um destaque fica para o Eldorado Biarritz, de 1957, que tem as rodas banhadas a ouro.
Quem prefere duas rodas aos museus de carros antigos pode visitar o Harley Motor Show. A grande atração do local, além da atmosfera com estilo de Las Vegas, é a coleção de 26 motos raras. Com exceção de uma Indian, todas são Harley-Davidson.
As motocicletas ficam expostas de forma pouco ortodoxa: sobre os balcões ou penduradas no teto.
Outro dos museus de carros antigos é o Super Carros, que oferece um diferencial: os esportivos expostos podem ser alugados para um passeio de 8 a 15 quilômetros.
Sempre acompanhado por instrutor. São mais de 30 modelos de marcas como Porsche, Lamborghini, Maserati, Mustang e Ferrari.
Por fim, outro dos museus de carros antigos – ou que pelo menos se aproxima do tema – fica na rodovia RS 235, que liga Gramado a Canela, fica o Mundo a Vapor.
Fundado em 1991, expõe réplicas de máquinas movidas a vapor em tamanho real e miniaturas. O espaço conta com diversas atrações que ilustram o desenvolvimento histórico da humanidade, além de oferecer aos visitantes um passeio de locomotiva.
Conheça o canal do AutoPapo no YouTube com dicas, avaliações e notícias comentadas por Boris Feldman
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |