Robô com expressão humana desenvolverá carros autônomos

Projeto está sendo desenvolvido pela Jaguar Land Rover e tem como objetivo estudar a confiança dos pedestres em carros autônomos

jlr1
Por AutoPapo
Publicado em 28/08/2018 às 18h00

Acredite, a máquina das fotos é real. Trata-se de uma espécie de  veículo robô conceitual  construído pela Jaguar Land Rover. A missão dele é descobrir mais sobre o comportamento dos humanos diante de carros autônomos. A empreitada tem como base alguns estudos, que indicam que até 63% dos pedestres preocupam-se com a própria segurança se tiverem que atravessar uma via onde há trânsito de automóveis que não são comandados por motoristas.

Robô com expressão humana desenvolverá carros autônomos

A face amigável e humanoide do modelo, com dois olhos enormes, tem papel crucial nessa pesquisa. Ela serve para descobrir a quantidade de informações que os carros autônomos devem compartilhar com os pedestres. O objetivo é fazer com que as pessoas percebem que foram notadas pela máquina e, consequentemente, confiem mais nela.

O projeto da Jaguar Land Rover conta até com uma equipe de psicólogos cognitivos, que ajudam na interação entre os pedestres e o veículo autônomo. Os testes estão sendo realizados em uma rua cenográfica montada em Coventry, no Reino Unido. Os olhos do carro robô miram diretamente para os pedestres, indicando que eles foram identificados. A partir daí, medidas preventivas são tomadas.

Robô com expressão humana desenvolverá carros autônomos

Ao mesmo tempo, o carro robô capta informações a respeito dos movimentos e das reações dos pedestres. Esses dados, claro, são analisados pela equipe do programa. Desse modo, a empresa pretende descobrir até que ponto os carros autônomos precisam notificar as pessoas ao seu redor sobre suas ações.

Futuro passa pelos carros autônomos

Apesar de incomum e até um pouco estranha, a pesquisa da Jaguar Land Rover parece fazer todo o sentido. Afinal, toda a indústria aposta que o futuro do automóvel será autônomo e investe pesado nesse tipo de tecnologia. Ironicamente, antigos filmes de ficção e até o desenho dos Jetsons podem ter sido visionários ao mostrarem robôs com expressões humanas.

Fotos Jaguar Land Rover | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário