Saiba quais são os melhores SUVs de até R$ 100 mil
Confira a análise que fizemos das opções do mercado e nossa seleção dos sete melhores utilitários esportivos para você
Confira a análise que fizemos das opções do mercado e nossa seleção dos sete melhores utilitários esportivos para você
Se em um passado nem tão distante escolher os melhores SUVs compactos era tarefa simples, hoje há opções variadas de modelos no mercado. Quase todas as marcas já têm – ou terão – exemplares para disputar esse que é o segmento que veio para ficar e fazer a felicidade dos fabricantes – e também de quem sonha com esse tipo de carro alto e com imagem aventureira.
Selecionamos sete SUVs pequenos até R$ 100 mil que oferecem custo/benefício interessante. Nem sempre são as versões mais baratas e o preço aqui é só um dos critérios. Equipamentos, motor, manutenção e desvalorização também pesaram na balança.
Preço | R$ 79.990 |
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Motor | 1.6 16V de 118/115 cv |
Câmbio | automático sequencial de seis marchas |
Prós | acabamento, posição de dirigir e acerto dinâmico |
Contras | liquidez e manutenção |
Hatch parrudo, station altinha… talvez o 2008 seja o que menos se pareça com um SUV, e isso é legal. O acerto mais firme e acabamento fazem a diferença, em conjunto com o bacana i-Cockpit, com comandos à mão, posição justa de dirigir e volante com ares esportivos – além de bem obediente na comunicação com as rodas e em altas velocidades. A versão Allure Pack é razoavelmente equipada e vem com o motor 1.6, competente para a cidade e que faz certa graça na estrada.
Os principais equipamentos são quatro airbags, câmera de ré, Isofix, luzes diurnas de LEDs, ar-condicionado, direção elétrica, trio, central multimídia com tela de 7”, USB, Bluetooth e espelhamento de smartphones, controle de cruzeiro, computador de bordo, chave tipo canivete, rodas de liga leve aro 16” e faróis de neblina.
Preço | R$ 80.990 |
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Motor | 1.6 16V de 120/118 cv |
Câmbio | automático do tipo CVT com seis marchas simuladas |
Prós | espaço interno, robustez e custo de manutenção |
Contras | posição de dirigir e acabamento |
Esse é para quem quer SUV e precisa de espaço. É o único do segmento que leva realmente três adultos atrás com folgas e ainda oferece um bom porta-malas. O tamanho e o acerto da suspensão o fazem encarar bem trechos de terra e buracos no asfalto precário das grandes cidades, porém, a posição de dirigir é esquisita e o acabamento abusa da simplicidade e de falhas nos encaixes. A versão Expression é a de entrada e optamos pela com câmbio CVT porque, pelos R$ 6 mil a mais em relação à manual, vem com controles de estabilidade e tração, o que a coloca entre os melhores SUVs até R$ 100 mil.
Os principais equipamentos são controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, Isofix, luzes diurnas, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, sistema de som com USB e Bluetooth e computador de bordo.
Preço | R$ 79.290 |
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Motor | 1.8 16V de 139/135 cv |
Câmbio | Automático |
Prós | posição de dirigir, robustez e acerto da suspensão |
Contras | espaço no banco traseiro e tela multimídia |
Com bom vão livre do solo e preciso acerto da suspensão, o jipinho tem predicados para encarar até mesmo um fora de estrada leve. A posição de dirigir alta e o acabamento com várias referências à marca agradam bastante. O desempenho é suficiente para o modelo, e o câmbio manual – que não é mais oferecido – falava melhor com o motor E.torQ do que a caixa automática de seis velocidades. Mesmo assim, o consumo não é dos melhores. A versão Sport é a mais básica da linha e, assim mesmo, vem com itens como controle de estabilidade e câmera de ré.
Os principais equipamentos são controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera e sensor de ré, Isofix, luzes diurnas, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, trio, central multimídia com tela de 5”, USB e Bluetooth, chave tipo canivete, sistema start/stop do motor, computador de bordo e rodas de liga leve aro 16”.
Preço | R$ 94.400 |
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Motor | 1.8 16V de 139/140 cv |
Câmbio | automático do tipo CVT com sete marchas simuladas e mudanças sequenciais |
Prós | dirigibilidade, acerto dinâmico e reputação da marca |
Contras | ausência de central multimídia |
O modelo da Honda é caro desde o nascimento e, mesmo assim, vende tudo que produz. Muito graças à boa reputação e confiança na marca – e está nesta lista de melhores SUVs muito devido a isso. Mas o conforto merece seus créditos. O espaço no banco traseiro é bom para dois adultos e uma criança, o isolamento acústico é eficiente e a suavidade no rodar chama a atenção. A versão de entrada LX é a única abaixo de R$ 100 mil.
Os principais equipamentos são controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera de ré, Isofix, luzes diurnas, ar-condicionado, direção elétrica, trio, sistema de som com tela de 5”, USB e Bluetooth, chave tipo canivete, controle de cruzeiro, computador de bordo, rodas de liga leve aro 17” e faróis de neblina.
Preço | R$ 94.990 |
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Motor | 1.6 16V de 130/126 cv |
Câmbio | automático de seis marchas com mudanças sequenciais |
Prós | conforto, estabilidade e garantia de cinco anos |
Contras | acerto do câmbio automático |
O Creta se sobressai nos quesitos conforto e comportamento dinâmico, muito em parte por ser feito sobre a plataforma do Elantra. A posição de dirigir também é agradável e o motor desenvolve de forma competente para um SUV deste porte, mas a suavidade no rodar esbarra na imprecisão do câmbio automático de seis velocidades. A versão Pulse Plus poderia ser mais generosa em equipamentos de segurança, mas traz a central blueMedia, uma das mais completas e intuitivas do segmento.
Os principais equipamentos são controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera e sensor de ré, Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado automático, direção elétrica, trio, central multimídia com tela de 7”, TV, USB, Bluetooth e espelhamento de smartphones, chave tipo canivete, computador de bordo, controle de cruzeiro, rodas de liga leve diamantadas aro 17” e faróis de neblina.
Preço | R$ 95.790 |
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Motor | 1.6 16V de 114 cv |
Câmbio | automático do tipo CVT |
Prós | custo de manutenção, posição de dirigir e conforto |
Contras | espaço no banco traseiro e CVT sem marcha simulada |
O modelo da Nissan oferece boa posição de dirigir e tem no pós-venda um dos seus principais atrativos, já que as revisões com preço fixo estão entre as mais baratas do segmento de SUVs pequenos. O acabamento é simples, porém caprichado, e a suspensão tem calibragem ideal para lidar com os buracos. O desempenho preza pelo conforto com a linearidade da caixa CVT, que não tem marchas simuladas e mudanças sequenciais. A versão SV com este Pack Plus agrega itens de segurança e conforto importantes, colocando o Kicks entre os melhores SUVs até R$ 100 mil.
Os principais equipamentos são seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera e sensor de ré, Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, trio, central multimídia com tela de 7”, USB, Bluetooth e espelhamento de smartphones, chave presencial com acionamento do motor por botão, bancos de couro, computador de bordo, rodas de liga leve aro 17” e faróis de neblina.
Preço | R$ 88.090 |
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Motor | 1.6 16V de 118/115 cv |
Câmbio | automático de seis marchas com mudanças sequenciais |
Prós | desempenho, posição de dirigir e acabamento interno |
Contras | custo de manutenção e acerto da suspensão na cidade |
Um dos mais divertidos SUVs do pedaço em vários aspectos. A começar pelo estilo arrojado e meio futurista, que também lembra o de um hatch parrudo e traz os simpáticos Airbumps para proteger a parte inferior das portas. O desempenho surpreende, com respostas ágeis às investidas no acelerador e desempenho esperto em ampla faixa de giros. A suspensão firme é uma delícia para estradas bem asfaltadas, mas cobra a conta nos buracos. A versão Feel Pack reúne bons itens de segurança e de conforto, mas deve bancos de couro.
Os principais equipamentos são quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera de ré, luzes diurnas de LEDs, Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado automático, direção elétrica, trio, central multimídia com tela de 7”, USB, Bluetooth e espelhamento de smartphones, chave presencial, computador de bordo, controle de cruzeiro, rodas de liga leve diamantadas aro 17” e faróis de neblina.
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Onde estar a suv Tiggo?
Tive um JEEP Renegade 0km, neste ano, fiquei com o carro 90 dias, foi 3 vezes para oficina com o mesmo defeito(pane elétrica) e sem conserto. Não recomendo.
O Duster estar no lugar que merece é um bom carro e um ótimo custo benefício.
Realmente, não entendem do falam…. citroen 1 lugar!!
Exato, Citroen e aparência, tive um C4 lounge , com defeitos no motor o tempo tudo, preciso em 4 anos trocar direção, bomba de combustível, ar condicionado, pôs venda péssima, minha mulher um C3, a mesma coisa, um carro com 40 mil Km e inúmeros problemas, aparência que engana, já troquei o C4, e vou trocar o C3, definitivamente não recomendo, da problema com certeza, mantimentos rigorosos, cuidados excelentes, pouco uso e muitos problemas
Concordo com a matéria. Não que o cactus seja grande coisa, mas entre esses SUVs de shopping ele é o menos ruim.
Materiazinha bem parcial. A Ecosport tem equipamentos, acabamento e motor pra brigar com todas essas e nem aparece. No mínimo, estranho.
Esqueceram da T50 da Jack que é a melhor de todas por 89mil…..vcs não sabem nada ou estão mal informados ou é proposital.
Onde estão o T40 e Tiggo 2?
Kkkkkkk chines, compra esse ano e vende ano q vem por menos da metade
Ué porque não testaram o Captur e o Tracker? Acho que daria mais oportunidade para o consumidor escolher.
Citroen só por ser Citroen já iria para última posição. Péssimo em tudo. Pior atendimento em concessionárias. Falta de peças sempre. Defeitos em todos os modelos que nem as autorizadas identificam.
Esse intende de carro
Com certeza nunca teve um Citroen e deve ser daqueles que acha que fusca ainda é o melhor carro do mundo.
É bom enquanto estiver novo. Rode 60 mil km e vá trocar peças, Boa sorte!
Concordo 100%, péssima reputação, boa aparência, mais qualidade ruim, não recomendo
Creta, Kics e Cactus na frente do HRV e Renegade???? Hahaha hahaha…
Tem também o Suzuki Vitara 4YOU 1.6. Também está na casa dos 90 mil. Acho que é um carro com muitas qualidades e poderia estar nesta lista.
Concordo com o colega abaixo. O Ecospot é excelente e é abaixo de 100 mil. Sem falar do TIGGO 2 que o custo benefício é muito interessante. A matéria foi boa mas dá pra colocar 10 SUV nela. Valeu
Isso é uma piada,e a EcoSport automatica que custa 80.000 mil e é a quinta mais vendida do Brasil!
Faltou a Captur que é bem melhor que muitos dos veículos citados.
Ridículo, cadê o Creta Sport 2.0 AT, que custa 98 mil? Ele é a melhor opção até 100 mil…
Hoje está acima dos 100 mil, com ágil etc. Fui ver na concessionária e pediram 105 mil. Não compensa, pois com um pouco mais, hoje na Jeep, você consegue comprar o Compass Sport (básico completo) por 107 mil aqui em SP, já com os descontos aplicados. Outro carro legal que vai chegar é a T-cross, porém as primeiras 1.4 turbo highline serão vendidas acima de 105 mil por causa do ágil das concessionárias VW. Já tinha me inscrito para ser um dos primeiros mas desisti. Muito caro, não compensa. Se é pelo prazer do motor vou comprar outro modelo, como o tracker ou Cactus 1.6 THP que anda muito. Enfim, bastante opção é no geral são carros bons, problema são os preços.
Ágio, amigo. Não “ágil”. Fica a dica.
Matéria paga…citroen c4 em primeiro. Ridiculo
Concordo. Pode ser carro para Europa, mas no Brasil esburacado não resiste.
Mito puro essa opinião de vocês. Tenho um 2008 há mais de 3 anos sem problema algum e moro no interior com muito buraco. Carro está novinho ainda, só revisões basicas. Em que o Renegade é melhor? Na marca? Motor fraco para o carro, nem se compara com os 170cv do Cactus ou 2008 thp, motor feito pela Peugeot e Bmw. Onde que um Renegade Flex encara off Road? O carro tem um péssimo ângulo de entrada e raspa em tudo, tanto que alteraram justo isso no novo. Pesado, Gastão… o brasileiro precisa perder esses preconceitos e deixar de pagar pau pra certas marcas e conhecer coisas novas. Se fossem carros ruins não vendiam tanto na Europa!
Jeep Renegade é um dos melhores tenho uma Duster acabamento deixa a desejar, apesar de ter um espaço maior na mala
Renegade é da hora, mas com motor da Fiat, aí é zuado
Jeep Renegade, custo benefício o melhor
Nada de ridículo! É de longe o melhor em termos de tecnologia empregada.
Pra mim Tracker é superior. Aqui no R.S se pega a top 1sf por 99 com desconto. Motor turbo espetacular, super econômica quem de muito completa. Esta líder aqui na região.
Olá, Marcio. Respeitamos o fato de você não concordar com a lista, mas não podemos concordar com insinuações deste tipo. O AutoPapo e o jornalista Boris Feldman sempre prezaram pela independência editorial.
Ridículo é vc, compra um primeiro antes de criticar