Sem grana para um SUV compacto? Veja 10 hatches aventureiros
Alguns desses compactos tem até suspensão mais altinha, mas outros apelam apenas para o visual "me joga na lama"
Alguns desses compactos tem até suspensão mais altinha, mas outros apelam apenas para o visual "me joga na lama"
Tem gente que prefere um hatch aventureiro cheio dos “balangandans” do que desembolsar uma grana por algum SUV compacto “Nutella” por aí. Selecionamos 10 hatches compactos aventureiros legais.
Fique atento que alguns têm apelo puramente estético, mas outros com suspensão reforçada, pneus de uso misto e bom vão livre do solo, permitem uma brincadeira naquela estradinha de terra inocente. Veja qual combina melhor com seu espírito de jipeiro – ou de pacato cidadão mesmo.
Preço | R$ 65.990 |
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Motor | 1.6 16v de 118/115 cv |
Vão livre do solo | não informado |
Ângulo de entrada | não informado |
Ângulo de saída | não informado |
Pneus | 195/55 R16 |
O Citroën C3 Urban Trail é a versão que pretende ser aventureira, mas puramente para desfilar na cidade como o próprio nome sugere – um hatch aventureiro de fachada. Os pneus têm perfil baixo e são voltados para o asfalto e não há mudança na altura da suspensão.
Em contrapartida, o Citroën C3 Urban Trail traz o capricho da marca, com bom acabamento interno. O motor 1.6 oferece performance satisfatória e a dirigibilidade é um dos destaques. Só que é caro, ainda mais para a tímida lista de itens de série.
Preço | R$ 56.090 |
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Motor | 1.6 8V de 104/101 cv |
Vão livre do solo | 16,1 cm |
Ângulo de entrada | 16,6° |
Ângulo de saída | 37,8° |
Pneus | 195/50 R16 |
O Fox Xtreme chegou em 2017 e substituiu o CrossFox, felizmente sem o famigerado estepe pendurado na traseira. Segue apelo compacto aventureiro com toques esportivos. Destaque para o farol de neblina retangular que também serve como luz de conversão estática (ao virar o volante para um dos lados ela acende) e como farol de milha.
O Fox Xtreme tem bons itens de série, como a central multimídia com espelhamento de smartphone e câmera de ré, a posição elevada de dirigir, mas o centro de gravidade alto ainda o torna um carrinho meio João Bobo nas curvas. A VW vacilou em equipar essa Xtreme com o velho motor 1.6 EA111 de 104 cv, que já teve seu tempo, mas agora sente o peso maior dessa configuração, em vez do 1.6 16V MSI de 122 cv.
Preço | R$ 78.990 |
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Motor | 1.5 16V de 110/105 cv |
Vão livre do solo | 15 cm |
Ângulo de entrada | não informado |
Ângulo de saída | não informado |
Pneus | do tipo verde 185/60 R15 |
A versão X-Way do Yaris é puramente estética mesmo. Os pneus são de baixa resistência à rodagem, não há mudanças no acerto da suspensão, tampouco em sua altura. O destaque do compacto da Toyota fica mesmo nos equipamentos de série, com controles de estabilidade e tração, câmera de ré e revestimento de couro.
O desempenho do Toyota Yaris X-Way também agrada e alia o econômico motor 1.5 com a transmissão do tipo CVT herdada do Corolla, que tem o melhor acerto para um câmbio continuamente variável no país.
Preços | R$ 47.990 (1.0) e R$ 52.990 (1.3) |
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Motores | 1.0 6V de 77/72 cv e 1.3 8V de 109/101 cv |
Vão livre do solo | 19 cm |
Ângulo de entrada | 29,4 |
Ângulo de saída | 22,7º (1.0) e 22,5º (1.3) |
Pneus | do tipo verde 175/70 R14 |
O Uno Way tem suspensão elevada em 1,8 cm e só. O resto no compacto aventureiro é decorativo. A novidade mais recente foi a adoção dos novos motores FireFly, que tornaram o compacto mais econômico e menos áspero no rodar. Em especial o motor 1.3, que deixou o hatch mais esperto nas primeiras acelerações.
A assistência elétrica da direção tem função City, que, através de um botão, alivia o esforço de esterçamento em situações de manobra. O Uno Way peca mesmo é na lista de itens de série enxuta, que não inclui som, rodas de liga-leve ou retrovisores elétricos.
Preço | R$ 62.290 |
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Motor | 1.4 8V de 106/98 cv |
Vão livre do solo | 16,1 cm |
Ângulo de entrada | 21,8° |
Ângulo de saída | 37,9° |
Pneus | de uso misto 195/65 R15 |
O Onix, carro mais vendido do país, também tem sua versão “quero ser SUV” com os revestimentos escurecidos, vincos no capô e estilosas barras no teto em forma de “U”. O Onix Active, porém, tem suspensão elevada em 3 cm, o que, segundo a GM, melhorou o ângulo de entrada do hatch compacto em 20%. Ao mesmo tempo, o Onix Activ vem com a eficiente central MyLink, com o serviço de concierge integrado e câmera de ré. E também recebe caixa automática de seis marchas por R$ 5.400 a mais.
O problema é que o Onix ganhará nova geração no fim deste ano.
Preços | de R$ 63.990 (Style manual) a R$ 72.590 (Premium automática) |
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Motor | 1.6 16V de 128/122 cv |
Vão livre do solo | 20,6 cm |
Ângulo de entrada | 19,7° |
Ângulo de saída | 34,5° |
Pneus: de uso misto 195/60 R16 |
O HB20X segue a receita básica do compacto aventureiro: tem suspensão elevada em 3 cm, o que lhe confere bom vão livre do solo de mais de 20 cm, pneus maiores e os indefectíveis aparatos lameiros. Mas o melhor é na mecânica. A direção elétrica, exclusiva da linha desde a reestilização, é mais precisa em altas velocidades.
O desempenho do motor 1.6 no HB20X agrada na cidade e garante boa viagem na estrada. O câmbio manual de seis marchas tem na sexta marcha um belo overdrive, enquanto a caixa automática, também de seis, garante trocas suaves. A suspensão tem acerto levemente mais firme nesta versão X em relação ao HB20 “comum”, mas o comportamento do hatch como um todo ainda é bastante molengão.
A lista de itens de série do HB20X é enxuta e deve câmera de ré na boa central blueMedia.
Preços | R$ 60.790 |
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Motor | 1.6 16V de 128/122 cv |
Vão livre do solo | 18,5 cm |
Ângulo de entrada | 19° |
Ângulo de saída | 19° |
Pneus | de uso misto 195/60 R16 |
Dica boa para quem quer espaço e gosta realmente de visual robusto. A versão Stepway garante ao Sandero, hatch compacto altinho, um aspecto ainda mais parrudo, principalmente devido à suspensão 4 cm mais alta. O novo motor 1.6 16v SCe deu outra vida ao Stepway, principalmente graças ao rodar menos áspero e mais econômico. É um dos poucos do segmento que leva dois adultos e uma criança no banco de trás com folga para pernas.
O que pega no Sandero ainda é a posição de dirigir esquisita, a central multimídia difícil de visualizar e o acabamento repleto de plástico de aparência ruim, cuja qualidade fica mais evidente com o contraste dos apliques laranjas desta configuração aventureira.
Preço | R$ 62.430 |
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Motor | 1.0 12v turbo de 105/101 cv |
Vão livre do solo | 16,3 cm |
Ângulo de entrada | 20,2° |
Ângulo de saída | 31,7° |
Pneus | do tipo verde 185/60 R15 |
O melhor do Cross up! é seu motor 1.0 TSI turbinado, extremamente econômico e que confere condução divertida ao Up!. As arrancadas são espertas e as retomadas garantidas pelo bom torque em baixos giros.
Outro destaque do Cross up! é a qualidade de construção, com comportamento dinâmico exemplar em curvas e na estrada. O Cross Up! peca, como o restante da linha, no custo-benefício. É um carro para quatro pessoas, com porta-malas pequeno, só alguns itens de série de destaque e que passa dos R$ 62 mil. O acabamento interno do compacto com muito plástico também não anima.
Vale lembrar que na linha 2020, a versão Cross up! será substituída pela Xtreme.
Preço | R$ 58.990 |
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Motor | 1.3 8v de 109/101 cv |
Vão livre do solo | 21 cm |
Ângulo de entrada | 21° |
Ângulo de saída | 31,1° |
Pneus | de uso misto 205/60 R15 |
O Fiat Argo Trekking tem a seu favor a dirigibilidade elogiável da linha e o bom nível de acabamento, que ganhe ar sofisticado com os padrões mais escuros interior com detalhes cromados e costuras aparentes.
O motor 1.3 dá conta de empurrar o compacto aventureiro com certa sobra para a cidade, e o novo ex-Adventure da Fiat tem 4 cm a mais de distância do chão graças à suspensão e aos pneus.
O injustificável no Argo Trekking é a roda de liga leve aro 16” ser opcional, o que soma mais R$ 1.590 ao modelo – a câmera de ré também é por fora, e sai por R$ 700.
Preço | R$ 64.090 |
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Motor | 1.5 12v de 136/128 cv |
Vão livre do solo | 18,8 cm |
Ângulo de entrada | 17,1º |
Ângulo de saída | 24° |
Pneus | de uso misto 185/60 R15 |
O Ford Ka Freestyle é o compacto aventureiro mais equipado desta lista, e também o com acerto dinâmico mais interessante. Firme em curvas e confortável ao lidar com buracos, graças à novas calibragens na suspensão e direção na linha 2019, o Ka Freestyle recebe o eficiente motor 1.5 três cilindros , além dos itens de diferenciação esperados e suspensão elevada em 2,4 cm.
O problema é o preço, que vai a R$ 67.840 com o câmbio automático de seis velocidades.
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O Up não tem mala!
Matéria confusa da a entender que no seguimento dos aventureiros o hb20x e bem melhor no conjunto mas ficou em 5
O Ka Freestyle não possui volante revestido em couro como descrito na reportagem.
Muito chato isso de ficar passando as páginas.
Apenas capitalismo….
Uma pena!
Antônio Lima, a Ford nos Estados Unidos parou de produzir automóveis, vai produzir apenas utilitários e caminhões, portanto aqui no Brasil também logo irá para a produção de automóveis, visto que aqui é filial de lá. Além do mais, o Ford Ka só é bem vendido para locadora de veículos.
Com a Renault pedindo 43 mil reais no Kwid Outsider, o preço do Ford Ka FreeStyle está super justo.
Ford Ka é imbatível… Yaris é um Étios disfarçado.