Usar querosene no tanque, com etanol, traz alguma vantagem?

O querosene, além de ser usado na aviação, tem sido misturado ao etanol por alguns proprietários de veículos; mas qual é a justificativa para isso?

Por Boris Feldman13/05/19 às 18h15

Usar querosene no tanque para deixar o etanol mais lubrificado é uma das muitas dicas que circulam por aí sobre a utilização desse produto no automóvel. Inclusive, de que dá para usá-lo para tirar manchas na pintura. Será que isso está certo?

[TRANSCRIÇÃO]

Eu tinha curiosidade de saber de onde é que surgem essas dicas, esses boatos, essas informações falsas que aconselham os motoristas. Muitas delas são até prejudiciais e é preciso tomar cuidado. Atualmente uma boa parte delas vem da internet.

Havia muito tempo que eu não ouvia falar em misturar querosene ao etanol para torná-lo mais lubrificante dentro do motor. E deve ter muita gente usado, pois eu cheguei a ver em um posto três bombas: gasolina, etanol e querosene. Eu me lembro que cheguei a perguntar para o dono:

– “Escuta, aqui encosta avião a jato para abastecer? Ele olhou pra mim assutado e eu completei, que o querosene só é usado como combustível em aviões a jato.”

O único fundamento técnico dessa história do querosene no etanol é que realmente o álcool tem um poder lubrificante menor que a gasolina, o que não prejudica o motor. O que prejudica é a mistura do querosene.

Ah, mas eu já ia me esquecendo de que o querosene pode ser usado no automóvel, sim. Mas em situações como esta: ao passar por uma estrada que está sendo asfaltada, costuma grudar aquele piche na pintura e fica aquela mancha preta, difícil de sair. Pois basta misturar 5%, apenas 5%, de querosene na água e lavar a região pra limpar a pintura. Logo depois, é só não se esquecer de jogar bastante água pura para remover qualquer resíduo do querosene, que poderia manchar a pintura.

usar querosene no tanque
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ricardo 27 de agosto de 2019

    Pode ser o filtro do combustível que está obstruido,necessitando de troca.

  • Avatar
    Antonio Françaa 4 de julho de 2019

    poisé ja num entendo mais nada, olhei a ficha tecnica do STP fuel injector cleaner, cara por incrivel que pareça 95% da composição é querosone e agora… esse STP é um aditivo para limpeza de bicos desenvolvido para essa finalidade assim dizem.

  • Avatar
    Antonio 25 de junho de 2019

    Você colocou querosene no seu tanque e isso é mortal e corrosivo para várias partes dos sistema de combustível e catalizador. O conserto disso vai sair caro, ou você fica com o carro gastão e com pouca potência. Corroi juntas, o motor perde pressão, as velas começão a falhar, Setem uns 800 a 900 reais em peças para trocar incluindo catalisador.

  • Avatar
    Maurício 20 de junho de 2019

    Oi pessoal
    Deixei acender a luz de reserva da gasolina ai coloquei 3 litros de queirosene pra limpoar os bicos injetores meu Idea 2010 motor 1.8 ai rodei ate acabar o querosene ai enchi o tanque com etanol e um aditivo pra ajudar mas o carro ta falhando muito e ta fraco demais.o que será que aconteceu e o que faço alguém me ajude

  • Avatar
    Flavio 29 de maio de 2018

    Se colocado no tanque com etanol numa proporção baixa nos carros carburados ajuda sim. O carburador com o tempo ele cria crostas por ação do etanol e o querosene ajuda não só na lubrificação como na limpeza. Ja faço uso dessa maneira e nunca tive problema. Mas Só nos carros carburados. Vai estudar Boris

Avatar
Deixe um comentário