Simulador de autoescola: vale a pena ou é jogar dinheiro fora?
Diretor do Denatran, Jerry Dias, está pensando em acabar com o simulador nas autoescolas. Será que ele está com a razão?
Diretor do Denatran, Jerry Dias, está pensando em acabar com o simulador nas autoescolas. Será que ele está com a razão?
O simulador de autoescola vez ou outra é alvo de críticas, principalmente no tocante ao bolso do consumidor. Mas, será que esse equipamento é útil ou inútil para o ensino?
[TRANSCRIÇÃO]
Motorista no Brasil não tem conhecimentos mínimos de trânsito e, mais, de civilidade. Os conhecimentos, a perícia ao dirigir, falta desde que ele era candidato à habilitação e foi aprovado com várias lacunas.
A civilidade no trânsito falta porque ele não foi educado desde criança para o trânsito. É uma outra falha, uma outra lacuna no nosso país. Então, quanto melhor a formação de um futuro condutor, tanto melhor para nós todos.
O novo diretor do Denatran, o Jerry Dias, disse recentemente que ele está pensando em acabar com o simulador para a formação de motoristas. O simulador de autoescola é um sistema eletrônico que simula as adversidades, aquelas condições complicadas para o motorista: dirigir na chuva,dirigir sob neblina, e vai por aí.
Será que ele tem razão ao dizer que isso encarece inutilmente a formação do motorista? Esses simuladores, na minha opinião, são importantes. Mas, com eles ou sem eles, vocês querem saber? Simulador é uma presença constante no Brasil porque: o professor da autoescola simula que ensina, e o aluno simula que aprende.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
BOM DIA
SOU INSTRUTOR , E NAO VEJO DIFERECA EM TER OU NAO SIMULADOR PQ OQUE EU ACHO OQ VALE E A PRATICA NO VEICULO COM O INSTRUTOR . A CARGA HORARIA DEVERIA SER MAIOR .
Boris, já ministrou alguma aula prática de direção para dizer que o instrutor SIMULA que dá aula???? Como todo Charlatão metido a intelectual precisa de mídia para a parecer…. espero que tenha essa experiencia antes de julgar os profissionais da área…
Lixo . Piada de mau. Gosto . Esse Boris deve ter ganho um quilo de alcatra com osso para defende esse lixo.
Para mim o simulador nao serviu de nada. Meu instrutor dizia pra eu fazer tudo que pedisse na tela e me largava sozinha. Quando eu não conseguua fazer alguma coisa tinha que chamar gritando por ele. Quando chegava e eu dizia o que tinha feito de errado, ele falava que não tinha problema, que o importante era completar as horas de aula.
Conclusão foi R$ 400,00 literalmente jogado fora, uma roubalheira.
É melhor transferir essas horas para aula prática.
Devolvam nos as 25 aulas no automóvel tirem esse videogame por favor sr presidente olha aqui pra baixo por favor
Pra mim é dinheiro jogado fora,vc aprendi a li na prática,aqui aonde moro a carteira é um absurdo de cara porque tem o simulador que é 450 reais,e outra coisa demora mas no processo porque são 5 aulas no simulador e só 1 simulador em cada auto escola então enrola mas a pessoa,acho que tem que acabar logo
O simulador é uma ótima ferramenta de apoio a formação de condutores, pois depois do termino das aulas o aluno consegue ter o minimo de noção dos comandos do veículo e noção de direção.
O problema é que os CFCs não se ministram aulas no simulador como deveria e como no carro, pois deixam o aluno sozinho no simulador e aí o aluno não aprenderá nada mesmo.
Infelizmente faltou fiscalizaçao aos CFCs e acabaram queimando esta ferramenta que foi projetada para quem não sabe dirigir. Que é o correto.
Dessa maneira o equipamento não é eficaz e custa cara para os CFCs que vendem só a digital e não ministram o curso como deve ser.
As empresas de simuladores também cobram um valor alto nas horas aulas de simulador e a ganância faz com que o repasse dos valores chega muito alto para o aluno. Faltou bom senso.
Acredito que o simulador não deve acabar e sim ficar facultativo. Assim usa quem acha necessário.
Mas o que realmente falta para acabar com as mortes no trânsito é aumentar a fiscalização nas ruas no dia a dia e também nos CFCs que estão fazendo o que querem e não são punidos.
Pilotos de avião treinam em simuladores até mesmo depois de formados, pilotos de competição ídem. Então, é claro que simuladores são úteis !
O problema é a exploração que nos é impingida. Temos que pagar mais e mais sempre, e o povo está falido !
pura enganação , comedeira de dinheiro de aluno , motorista se forma ao volante de um altomovel de verdade .