SUV: uma categoria na contramão da história automobilística

O mundo pede veículos mais leves e aerodinâmicos; apesar do sucesso, os utilitários esportivos são o contrário disso

21 frd mch 48108
Por Boris Feldman
Publicado em 03/12/2017 às 08h30
Atualizado em 17/01/2020 às 16h29

A categoria utilitário esportivo (SUV) virou a queridinha do mercado. Também pudera… o brasileiro tem vontades próprias e exclusivas: foi o único do mundo a cair de amores pelos automóveis de duas portas. Tinha na ponta da língua as desculpas (mais esfarrapadas) para desprezar os de quatro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Obrigou fabricantes a refazer os projetos de carroceria para produzir aqui alguns modelos, pois no país de origem nem existia a versão cupê. E o mais ridículo: a pessoa se contorcia para entrar no banco traseiro do Opala cupê com motorista…

Também sem explicação a corrida atrás de engate-bola, quebra-mato e outras bugigangas. Ou de carros preto e prata.

Com o SUV é diferente, pois não é moda exclusiva do brasileiro: é tendência também em outros países. Aqui tem pelo menos uma justificativa razoável: mais adequado para sobreviver com integridade em nossas ruas e estradas com algum asfalto entre crateras. Argumento que só cola entre nós, pois norte-americanos e europeus rodam em tapetes asfálticos.

Por ser mais elevado que o automóvel, o SUV oferece visibilidade um pouco maior e passa também uma sensação de segurança. Outra vantagem são suas rodas de grande diâmetro, capazes de passar ilesas por nossas crateras. Em compensação, assusta o custo para a reposição dos pneus, maiores e fabricados com compostos especiais.

21 frd mch 48108
Virou mesmo moda! Na imagem, o SUV do Mustang.

Mas, a rigor, está na contramão da história e no sentido inverso das exigências atuais da sociedade, que pede veículos mais eficientes, de menor consumo e emissões. A resposta deveria vir de automóveis mais leves e aerodinâmicos. O SUV, ao contrário, é mais pesado e menos aerodinâmico devido às suas generosas dimensões e maior altura do solo.

Quanto mais pesado um veículo, maior a potência que se exige do motor para movimentá-lo, com aumento no consumo de combustível e emissão de gases. Se pesa mais, exige também mais dos freios. E ainda o torna mais lerdo em arrancadas em retomadas de velocidade, tamanha a massa a ser deslocada.

SUV é alto, o que prejudica a aerodinâmica e aumenta ainda mais o consumo e emissões, principalmente em elevadas velocidades. E reduz a estabilidade, obrigando os engenheiros a recorrerem a uma pilha de equipamentos eletrônicos para “segurá-lo” nas curvas.

Suas dimensões complicam seu convívio no trânsito urbano: quanto mais largo e comprido, mais complicado para estacioná-lo. É quase impossível usar algumas vagas mais apertadas em estacionamentos de prédios e shopping centers. Ou faz o motorista suar a camisa para encostá-lo.

Finalmente, a grande capacidade do porta-malas poderia reforçar o placar a favor dos SUVs. Não fossem as peruas (station wagons) que oferecem o bom comportamento dinâmico de um automóvel aliado ao mesmo (ou quase) volume para bagagens.

Moda não se discute. No Brasil, os utilitários esportivos já nocautearam as peruas e hatches médios. E deixaram sem opção o motorista que prefere um automóvel adequado para famílias, mas que seja estável e agradável de dirigir. Mas deixam felizes os fabricantes, que faturam (e lucram) muito mais, pois elevam o preço sem oferecer nada além de elevar também a suspensão. Tração 4×4 ou habilidade para o fora de estrada? Nem pensar. Às vezes contemplam o cliente com pneus de uso misto. E olhe lá…

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário