Os 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2024: preços e análises
Novos modelos chegaram para bagunçar o coreto no segmento que mais vende no mercado; apenas dois modelos estão abaixo dos R$ 100 mil
Novos modelos chegaram para bagunçar o coreto no segmento que mais vende no mercado; apenas dois modelos estão abaixo dos R$ 100 mil
Os utilitários esportivos responderam por quase 45% das vendas no primeiro semestre. Embalado por lançamentos de novos produtos e de versões de entrada de modelos já conhecidos, a categoria fica cada vez mais competitiva – e isso se reflete, às vezes, em preços interessantes para o consumidor. Depois do Renault Kardian, lançado em março, chegou a vez de a Citroën mexer na categoria. Com o Basalt, a marca francesa bagunçou a lista dos 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2024.
VEJA TAMBÉM:
Nesta lista consideramos as versões de entrada de cada modelo, entre todas as categorias e tamanhos de utilitários esportivos Os preços não incluem opcionais (em alguns casos, nem pintura metálica).
Os valores foram apurados na primeira semana de outubro de 2024 com base nas tabelas das montadoras válidas para todo o território nacional, exceto a Zona Franca de Manaus. Veja os 10 SUVs mais baratos do Brasil.
O novo SUV-cupê do pedaço “chegou chegando” ao segmento para ser um dos mais baratos do mercado em 2024. É o único crossover abaixo dos R$ 90 mil na atualidade, mas claro que isso é preço de lançamento e que vale para a opção mais básica que usa motor aspirado na linha Firefly – as outras versões são turbinadas.
Esta versão do SUV mais barato do Brasil em 2024 vem com quatro airbags e câmera de ré na parte de segurança. Completam a lista quadro de instrumentos digital com tela de 7”, multimídia com tela de 10” e conexão sem fio com smartphones, ar-condicionado, rodas de liga leve aro 16” e chave do tipo canivete.
Outro destaque no Basalt é seu generoso porta-mala de 490 litros, um dos maiores do segmento de compactos. O Basalt compartilha a mesma plataforma de outro SUV que você verá aqui entre os mais baratos do Brasil, o Aircross.
A Fiat mexeu no preço do seu primeiro crossover compacto e com a chegada do Basalt perdeu o posto de SUV mais barato do Brasil em 2024. Mas se garante em segundo na versão Drive com motor 1.3 Firefly aspirado e câmbio manual, que, apesar de ser a opção de entrada, agrada pelo desempenho e eficiência.
O Pulse também proporciona boa dose de conforto, mas não se anime com espaço, pois não nega ser um crossover baseado no Argo. Isso fica evidente no vão para os passageiros e no porta-malas de 370 litros (isso na medição com líquido, e não com blocos…).
Entre os equipamentos, o Pulse Drive é vendido com quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar automático, multimídia com display de 8,4” e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, controle de cruzeiro e chave tipo canivete com telecomando das portas.
O C4 Cactus não teve reajustes em sua tabela de maio para cá, o que garante o SUV veterano na terceira colocação. E também o deixa como SUV mais barato em 2024 que o C3 Aircross, mais novo, porém, menor em termos de dimensões e mesmo de espaço interno.
Entre os equipamentos, o Cactus Live é vendido com controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, multimídia com tela de 10” com conexão com smartphone sem fio, ar-condicionado e painel de instrumentos digital.
No mais, o crossover compacto usa a mesma plataforma do primeiro Peugeot 2008 – já descontinuado -, assim como o conjunto mecânico. Ou seja: o datado 1.6 16V. E mesmo mais barato que o Aircross, o Cactus não tem vendido quase nada.
O novo C3 Aircross já chegou a liderar essa lista, despencou após aumentos consecutivos feitos pela Citroën e voltou a figurar melhor entre os SUVs mais baratos de 2024. Principalmente depois que seus rivais sofreram reajustes nas tabelas de preços, em especial Nissan Kicks e Renault Kardian.
Toda a linha C3 Aircross é equipada com o 1.0 GSE de origem Fiat, que gera até 130 cv de potência – mesmo conjunto das versões mais caras do Pulse e que também está presente no Fiat Fastback.
A versão mais básica do novo Citroën – que tem variantes de 7 lugares – é equipada com central multimídia com tela de 10″ e conexão sem fio com smartphones. Ar-condicionado, três tomadas USB, monitoramento de pressão dos pneus, luzes de iluminação diurna com LEDs, rodas de liga leve com aros de 16″, vidros elétricos com função “um-toque” nas quatro portas completam a lista.
O SUV compacto da Nissan sofreu um leve reajuste no segundo semestre, mas se manteve como o quinto mais barato do Brasil em 2024. Quem garante a posição é a configuração Active, que passou a ser a mais acessível da linha com o fim da Sense manual. O Kicks mantém o motor 1.6 16V aspirado aliado ao câmbio automático CVT.
Além do rodar que privilegia o conforto, o Kicks tem um dos custos de revisões mais em conta do segmento de compactos. Na lista de itens de série, o modelo recebe seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, trio e direção elétrica. Mas não vem nem com central multimídia nesta opção mais barata.
O Renault Kardian estreou em março, manteve o preço próximo aos valores informados no lançamento o quanto pode, mas os aumentos recentes o fizeram cair para a sexta posição entre os SUVs mais baratos do Brasil em 2024. Porém, se vale de ser um dos mais equipados da categoria.
Desde esta versão inicial Evolution o Kardian já oferece seis irbags, câmera e sensor de rẽ, ESC, assistente de partida em rampas, monitoramento dos pneus. Tem ainda cental multimídia com tela de 8” e conexão com smartphone sem fio, instrumentos em tela digital de 7” e ar-condicionado automático.
O motor é o novo 1.0 trẽs cilindros turbinado com até 130 cv de potência. No câmbio, a Renault apostou em uma caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas banhada a óleo para o Kardian.
O Renegade volta a figurar entre os SUVs mais baratos do Brasil em 2024. O que é melhor: com o motor 1.3 turbo, o que o torna um dos mais potentes da categoria de utilitários esportivos compactos e também desta lista.
A variante de entrada sem sobrenome oferece, entre os itens de segurança, seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, câmera e sensor de ré e monitoramento dos pneus. A central multimédia com tela de 7” permite conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
A configuração reapareceu em 2022, com o sobrenome que batizava a versão PcD, e continua sendo o SUV mais barato da marca alemã em 2024. Detalhe é que, apesar do porte robusto e do espaço maior na cabine, o T-Cross fica abaixo do Nivus (por apenas R$ 100, é verdade) no portfólio da marca alemã.
O que significa também que tem menos equipamentos que o irmão “acupezado”. Controles de estabilidade e tração, seis airbags, assistente de subidas, ar, direção elétrica, trio, start/stop e sensor de luminosidade estão entre os itens de série. Não tem mais a central multimídia APP Connect, com tela de 8”.
Um empate quádruplo na nona posição. Esses modelos têm exatamente o mesmo preço inicial e lista de equipamentos parecidas. Veja as fichas de cada um.
A Caoa Chery criou esta versão do Tiggo 5x semanas antes de o governo anunciar bônus para compra de veículos 0 km dentro do teto de R$ 120 mil, lá em junho de 2023. Só agora é que o modelo sofreu reajuste – até julho estava nesse empate doido da nona posição.
O crossover que fecha a relação de SUVs mais baratos de 2024 chama a atenção pelo custo benefício. Tudo bem que perdeu o teto solar panorâmico, os faróis de LED e o carregador de celular por indução, além das rodas aro 18”, em relação à versão logo acima.
Mas fica ligado no restante do recheio: seis airbags, controles de estabilidade, tração, subidas e descidas, câmera e sensor de ré, Isofix, regulagem de altura dos faróis, monitoramento dos pneus, auto hold, retrovisores com aquecimento e rebatíveis eletricamente, chave presencial, banco do motorista elétrico, revestimento de couro, central multimídia e partida remota do motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Parabéns para quem ainda tem carro, parabéns aos brasileiros ricos! Parabéns dobrados para os incautos que compram carro 0-km. Larguei mão dessa vida; sinto falta do conforto? Óbvio que sim. Mas meu dinheiro não dá em árvore.
8 crossover e talvez 2 suv. Lista fajuta, não?
Feliz ano novo.Faltou o nivos que esta por 119,990,00 e a Tracker 1,0 turbo por 119,070
Faltou o nivos que esta por 119,990,00 e a Tracker 1,0 turbo por 119,070