Não compre estes SUVs sem controle de estabilidade!
Listamos os modelos que ainda são vendidos sem o equipamento de segurança que se tornará obrigatório em breve!
Listamos os modelos que ainda são vendidos sem o equipamento de segurança que se tornará obrigatório em breve!
A partir de 2020, a instalação do ESC se tornará obrigatória para todos os automóveis novos vendidos no Brasil. Contudo, só em 2022 o equipamento chegará, de fato, ao consumidor. É que, até lá, os projetos que já estão no mercado não serão obrigados a recebê-lo. Por isso, é fundamental ficar atento aos SUVs sem controle de estabilidade!
A razão da imposição é que, em veículos com essa configuração, o ESC é muito mais importante. Por serem altos e também terem altura elevada em relação ao solo,os utilitários esportivos são mais propensos a capotar e a sair de controle nas curvas.
Por isso, os SUVs sem controle de estabilidade são muito perigosos. O sistema eletrônico controla a tração distribuída para as rodas de forma a equilibrar o veículo, compensando qualquer desestabilização. Quando não está lá, uma derrapada pode, facilmente, se transformar em uma tragédia!
Por isso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que o ESC deveria ser obrigatório em todos os veículos – tamanha é sua importância. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele já é exigido desde 2012, e na União Europeia,desde 2014.
Como sempre, o Brasil está atrasado na legislação de segurança veicular – mas não por muito tempo. De acordo com a decisão do Contran, novos projetos de veículos devem contar com o controle de estabilidade a partir de 2020.
Na sequência, a partir de 2022, todos os modelos vendidos deverão contar como equipamento de segurança. Por isso, muitas marcas já estão tratando de se adaptar à nova lei. Entretanto, veículos já existentes e lançados até 2019 só precisarão se adequar em 2022.
Então, comprar um SUV até dezembro de 2021 exige extrema atenção do consumidor pois ele não vem necessariamente equipado com o ESC.
Confira, abaixo, quais são os SUV´s que não oferecem o ESC, considerando veículos 0 km.
Marca e modelo | Versão |
---|---|
Caoa Chery Tiggo 2 | Look manual |
Caoa Chery Tiggo 2 | Look automático |
Hyundai Creta | 1.6 Attitude Manual |
Hyundai ix35 | Entrada |
Honda WR-V | Todas |
Lifan X60 | Todas |
Peugeot 2008 | 1.6 Allure |
Peugeot 2008 | 1.6 Allure Pack |
Renault Duster | Expression manual |
Renault Duster | Dynamique 1.6 manual |
Renault Duster | Dynamique 2.0 manual |
Renault Duster | Dynamique 2.0 automático 4×2 |
Renault Duster | Dynamique 2.0 manual 4×4 |
Além dos modelos 0 km, também é importante ficar esperto com os seminovos. Alguns SUVs sem controle de estabilidade foram vendidos até 2019, quando ganharam o equipamento.
Este é o caso do Chevrolet Tracker, que até este ano não tinha o ESC na versão LT.
De forma similar, o Toyota RAV4 também só passou a contar com o recurso no ano/modelo 2019.
Outro utilitário esportivo popular nunca ofereceu o controle de estabilidade, o Hyundai Tucson. Ele deixou de ser oferecido pela marca em 2019, mas ainda é vendido no mercado de usados.
Pela mesma razão, ao procurar um modelo usado um pouco mais velho, o consumidor deve fazer uma pesquisa para determinar se não é um dos SUVs sem controle de estabilidade.
Apesar de os SUVs sem controle de estabilidade serem mais perigosos, O controle de estabilidade é um dispositivo também importante em outros veículos, principalmente os mais elevados, como picapes ou minivans e até em automóveis sedãs, hatches e peruas.
Embora o risco de capotamento seja menor em veículos com o centro de gravidade mais baixo, ele também pode ocorrer, além de derrapagens e perda de controle da direção.
Por isso, consumidores também devem ficar atentos na hora de comprar um hatch, sedã ou veículo de qualquer categoria. Permanecem, no mercado brasileiro, modelos sem o controle de estabilidade. E alguns deles chegam a surpreender, como é o caso do antigo Mercedes-Benz Classe A.
Fabricado e vendido no Brasil entre 1999 e 2005, o hatch passou vexame na Suécia quando foi submetido ao “Teste do Alce”. Nele, o veículo é desviado para a faixa da esquerda e depois volta à da direita a 80 km/h, simulando uma manobra para desviar de um animal na pista.
E o compacto alemão quase capotou, pois não estava equipado com o controle eletrônico de estabilidade. Depois disso, a Mercedes-Benz instalou o ESC nele.
Veja o vídeo do teste:
No vídeo abaixo, você pode ver a diferença que o ESC faz. Apesar de estar em inglês, é possível observar os mesmos carros passando por um circuito com e sem ativar o recurso, sobre uma pista molhada.
Se com um hatch acontece isso, imagine com os SUVs sem controle de estabilidade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
#NoisCapotaMasNumBreca
Na verdade quando citaram a Tucson neste artigo, lamento informar que não é verdade, pois os modelos antigos coreanos como a minha V6 tem ESP ABS com EBD nas 04 rodas.
E porque carro antigo não tinha ESC e ele não capotava com exceção do fusca ???
Paulo, por que as SUVs tem o centro de gravidade mais alto que os sedans, hachts e peruas.