Tamanho das placas padrão Mercosul pode ser alterado
Chapa pode ser diminuída em até 15%, em casos específicos; alguns automóveis não são capazes de realizar o encaixe com as dimensões padronizadas
Chapa pode ser diminuída em até 15%, em casos específicos; alguns automóveis não são capazes de realizar o encaixe com as dimensões padronizadas
O tamanho das placas padrão Mercosul era um dos poucos itens da Resolução Nº 729 que ainda não tinha sido questionado. Eis que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autoriza que as dimensões das novas chapas sejam alteradas caso não caibam em determinados veículos.
A redução de até 15% do comprimento das novas placas deve ser aprovada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). A medida garante que o tamanho das placas padrão Mercosul seja capaz de encaixar corretamente em todos os modelos comercializados no Brasil.
Vale ressaltar que, ao contrário das dimensões das chapas para motocicletas, que aumentaram, o tamanho das placas de carro não foi alterado.
As placas metálicas, assim como as placas padrão Mercosul, possuem 40 centímetros de comprimento e 13 de altura.
A solicitação não será tão simples. Para conseguir a placa menor, as fabricantes ou importadoras precisarão justificar a necessidade da medida reduzida.
Apesar de aceitar a diminuição de alguns centímetros no comprimento, as chapas devem manter a altura dos caracteres e o espaço destinado a eles. A posição do QR Code e a sigla BR poderão ser alteradas.
Antes do novo padrão, as chapas para moto mediam 20 centímetros de comprimento e 17 de altura. Agora, a medida adotada pelas placas padrão Mercosul é de 20x20cm.
O Ministério das Cidades anunciou, nessa quarta-feira (28), que os brasões de cidade e Estado não vão mais constar nas placas Mercosul. Presença dos símbolos causou indignação em alguns órgãos, como o Observatório Nacional de Segurança Viária, e consumidores. Entenda melhor a modificação publicada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
minha moto é padrão cinza refletivas pós tá alicenciada como está descolando o adesivo vou colocar padrão cinza ,pos mercosul e um roubo ao brasileiro 300 reais a placa ,mas 250 pra atualizar documento e ainda vistoria ainda nem confiável são pós nem lacre possui era pra custar só 200 reais o máximo pós não existir segurança nisso qrcode e só o número de série mas nada prefiro padrão cinza pelo menos é lacradas
Tenho uma Harley Davidson é o suporte de placa é original, fica embaixo do baú traseiro, e as novas medidas das placas para motos não cabe a placa nova, o que devo fazer ?
A PLACA MINI PODE SER COLOCADA EM QUALQUER VEICULO? POIS FUI PARADO E EXIGIRAM QUE EU TROCASE A PLACA MINI PELO TAMANHO NORMAL ISSO PROCEDE
Como fazer para adquirir a placa merco sul reduzida para moto.
Não existe placa reduzida padrão MERCOSUL para motos só para carros
Tenho uma Corvette 1994, os carros americanos tem espaço de 30×15 cm, como proceder, a menor opção, com 34cm não cabe
Preciso de Placa reduzida para moto. Vcs fazem ??
Olá. Preciso da placa reduzida para uma motocicleta BMW k1300r. Vcs fazem?
Boa tarde. Eu tenho a placa reduzida caso precise.
Olá, preciso
preciso de uma placa mini medida 34 x 10 vc consegue
Consegue fazer elas em tamanho estendido tbm tipo padrão europeu?
Qual valor?
Qual valor? Como entro em contato?
Bom dia, preciso de par de placas, modelo preta, para impala 1959, são encaixadas onde a preta comum não entra, preciso conferir as medidas. Consegues fazer?
Preciso de placas menor para colocar na minha ranger vcs fábrica
Estou em Indaiatuba, e aqui como em São Paulo e outras cidades tem a Placasil, eles fabricam em tamanho reduzido
Se conseguir onde faça a reduzida aqui em São Paulo, avise por favor, tô no mesmo dilema.
Os fabricante nao estao adptados para reduzir o tamanho. Pois troquei do meu carro e ela fica torta pois so tem de 400mm.tanto a plca como o adesivo..
Tenho a impressão de que a pessoa responsável por essa idéia não possui veículo, faz isso para atrapalhar a vida dos outros. Como se a troca da placa fosse resolver os problemas do trânsito.
Fui emplacar meu Corolla le 1993 ,porém o espaço físico no para choque traseiro possui 34cm e a placa Mercosul possui 40cm; com isso a mesma não cabe no local. O CONTRAN diz que tem que haver um entendimento ente o Denatran e os Detrans para homologação de uma nova placa. Mas como não existe interesse por parte desses órgãos e o CONTRAN é omisso,o prejudicado tem que ficar a mercê dessa Tríplice Organização Escandalosa. Lembro que tive que pagar R$173,60 por essa bendita placa. Não sei mais o que fazer.
Estou com um Corolla 96 e ocorre a mesma coisa comigo, a placa ficou esmagada e posso ter o carro apreendido
Se conseguir onde faça a reduzida aqui em São Paulo, avise por favor, tô no mesmo dilema.
Porque a exigência de placa dianteira, motos nao tem identificaçao na frente passam livremente por radares que fotografam de frente, carros importados como o meu nao tem posiçao para esta placa por ser grande demais.
Tenho um carro importado antigo, ano 1993, e quando foi emplacado já necessitou do tamanho especial. Esta nova placa Mercosul não cabe no compartimento destinado a placa traseira. Será que o Rio de Janeiro vai permitir do tamanho reduzido em 15%?
Sua preocupação deveria ter sido com seu filho q q ha trinta anos vc não o vê e com somente meu trabalho , hj é Médico e trabalhador. Homem digno.
Se for para excluir o BR porque a placa já tem a sua identificação por extenso (Brasil), que o mesmo seja substituído pela sigla do Estado a que o veículo pertence ou está licenciado, ou seja: PR, SP, RJ, BH, SC. RS…….. , informação essa que está sendo suprimido na placa atual.
A placa mercosul é complicada:se já vem estampado Brasil,não faz sentido colocar também a sigla BR.Qualquer penduricalho a mais do que o necessário tem um custo,logicamente repassado para o consumidor.#placamercosulsemBR