[Vídeo] Testamos o Pinox: economizador não passa de picaretagem
Produto promete reduzir em até 20% o consumo de combustível do carro, mas não causou nenhuma diferença significativa durante nossas aferições
Produto promete reduzir em até 20% o consumo de combustível do carro, mas não causou nenhuma diferença significativa durante nossas aferições
Em uma rápida busca na internet, é possível encontrar uma série de produtos que prometem reduzir o consumo do carro. Esse tipo de dispositivo, geralmente chamado de economizador de gasolina ou etanol, é anunciado em sites de vendas e tem instalação fácil. O AutoPapo, literalmente, pagou para ver e adquiriu um desses artigos: o Pinox. Desembolsamos R$ 540 por uma unidade destinada a automóveis 1.0 até 1.6.
Assista ao vídeo:
O Pinox intitula-se como “otimizador automotivo” e promete melhorar o consumo do veículo em até 20%. Além disso, segundo os anunciantes, aumenta em até 20% a potência e o torque do motor e reduz em até 99% os gases poluentes. De quebra, a fuligem emitida pelo escapamento cairia em até 85%.
O produto constitui-se de um cilindro de metal com cerca de 4 cm de comprimento e 0,8 cm de diâmetro, que deve ser instalado a mangueiras finas, de metal ou plástico, condutoras do combustível até o sistema de injeção, ou alojado diretamente no fundo do tanque.
De acordo com o manual do proprietário do Pinox, trata-se de “um dispositivo que possui uma frequência bioenergética, que altera fisicamente a estrutura molecular do combustível, proporcionando condições ideais para uma queima mais completa da gasolina e do diesel”. Ainda segundo a folha de instruções, o economizador “não é magnético nem radioativo”. No ato da compra, o vendedor informou, por telefone, que o produto é importado da Áustria.
Com o Pinox em mãos, providenciamos um veículo compatível: um Argo Drive 2017/2018 com motor 1.0, com cerca de 17.500 km, cedido pela Fiat. O responsável pela instalação do produto e pelos testes foi o engenheiro mecânico e perito judicial Sérgio Melo, que seguiu rigorosamente as instruções do manual. O veículo foi abastecido com gasolina, novamente de acordo com as recomendações do fabricante do economizador.
O teste consistiu em quatro passagens por um trajeto de 58 km pela rodovia BR-040, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em duas delas, utilizamos o Pinox afixado a uma mangueira plástica do sistema de alimentação do veículo. Nas outras duas, o itinerário foi percorrido sem o equipamento. O engenheiro Melo realizou as aferições fora dos horários de pico, quando havia boas condições de tráfego, e manteve sempre a velocidade constante de 100 km/h, em quinta marcha.
O resultado não poderia ter sido mais esclarecedor: com o Pinox, o veículo fez 17,90 km/l. Sem ele, o veículo foi até ligeiramente mais econômico, embora a diferença tenha sido mínima: 17,97 km/l. Em outras palavras, o produto não causou qualquer alteração significativa no consumo de combustível.
Apesar de prometer ótimos resultados, o Pinox é apenas mais uma pi-ca-re-ta-gem. Após o teste, a única conclusão à qual pudemos chegar é a de que esse dito economizador não passa de um simples pino de metal, que em nada influencia o consumo de combustível. Em resumo, não cumpre o que promete.
Foto AutoPapo
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Amigos, pois eu pedi um e fiz o teste no meu carro que fazia 12.8 na estrada e a partir do 6 tanque como recomendado meu carro passou a fazer 16.5 na estrada, logo em seguida comprei pra minha moto que fazia 25 km/l e passou a fazer 41km/l. Estou muito satisfeito com. O produto e amigos que indiquei também estão muito satisfeitos.
Sempre que precisei de orientação técnica o Boris me ajudou com muita cordialidade e boa vontade Obrigado Boris
BOA NOITE.
EM RELAÇÃO A ESSES APARELHOS OU ESSAS PEÇAS NÃO SEI.PORÉM VOCÊS PODERIAM FALAR UM POUCO SOBRE VAPOR DE GASOLINA.
VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS.
Esse Blog esta perdendo a credibilidade. Onde já se viu testar um produto que ate meu cachorro sabe que é fajuto?
Isso se chama idoneidade jornalística. Sim, sabemos que é fajuto. Mas há de haver um teste idôneo e periciado para atestar isso.
Foi uma ironia. Eu estava zuando só o produto. Heheheh. Abraço
As ironia do cara tão avançada kkkkkk
Não existe equipamento fora de uma fábrica de carro de faça tal façanha. A propria indústria ja teria feito. O que também deixa impressionado é o resultado do consumo do carro testado.
Como a reportagem está muito recente, vamos ver se o revendedor se manisfesta…
Holve reabastecimento? Isto pode interferir no teste.
O único meio de economizar é manter o veículo regulado conforme indicação do fabricante, pneus calibrados e dirigir de maneira calma e técnica.
Roberto, mesmo que tivesse sido mostrado e o resultado contestado pelo fabricante, as instruções no manual foram seguidas. Imagine só se todo produto vendido e que não entrega o que promete tivesse que ser submetido a uma consulta ao fabricante. Não faz sentido. Ainda mais se pensarmos que aqui existe uma equipe por trás e que entende muito mais do que o simples consumidor final. PI-CA-RE-TA-GEM
O governo deveria manter um orgão que fiscalizasse esta picaretagem e outras diversas que tem no mercado e os que entra no Brasil, enganando o consumidor, e aplicasse uma multa pesada, afim de eles pararem de nos enganar.
Parabéns ao programa Auto Papo, e um grande abraço ao Boris!!!
parabéns, resposta mais realista com a matéria. Precisamos mesmo destes testes para que as pessoas parem de gastar dinheiro com estes PICARETAS.
Para de querer o governo em tudo. Você tem que ser mais espero para não ser enganado, inclusive pelo próprio estado.
Foi mostrado ao fabricante? Ele contestou o resultado? Ele mostrou os testes dele para avalizar o 20%?
Foi mostrado sim. O fabricante alegou que o teste que ele fez, utilizou o mesmo trajeto que o Boris utilizou. Ele rodou 58 quilometros com 1 litro de gasolina.
O Argos estava em cima do caminhão cegonha. kkkkkkk
Isso é totalmente possível se durante o transporte o tanque estiver vazando 1 litro gasolina a cada 58km kkkkkkkk