Toyota Corolla XRS 2018 é um XEi com visual esportivo

Sedã da marca japonesa aposta em visual esportivo, mas desempenho é igual ao das versões 'caretas' do restante da linha

Toyota Corolla XRS: frente
Por Sérgio Melo
Especial para o AutoPapo
Publicado em 22/05/2017 às 16h09
Atualizado em 18/02/2020 às 12h50

Com o mesmo motor, transmissão e suspensão que os irmãos de mesma cilindrada, a esportividade do Toyota Corolla XRS fica restrita aos elementos visuais.

Na verdade, o Corolla XRS é o mesmo carro que o Corolla XEi, mas com interior preto e pequenas diferenças, que por serem tão discretas é melhor listar as mais relevantes para facilitar a percepção do leitor: desenho interno dos faróis, aplique na porção inferior do para-choques dianteiro, para-choques traseiro com aspecto mais robusto, saias laterais sob as portas e aerofólio na tampa traseira.

Para saber preço do Corolla XRS 2018, simular financiamento e seguro, clique aqui.

VEJA TAMBÉM:

Motor do Corolla XRS e desempenho

Toyota Corolla XRS: frente

Embora não chegue a emocionar, o desempenho do Corolla XRS atende com ligeira sobra ao uso familiar, principalmente no modo Sport em médias rotações, quando o vigor e esperteza agradam bastante.

O motor 2.0 flex de 153,6 cv de potência e 20,7 kgfm de torque máximo a 4.800 rpm.  A velocidade máxima  é de 197 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos.

Para mudar para a faixa ao lado onde o trânsito está mais rápido, basta “cutucar” meio acelerador que ele ganha velocidade facilmente. Outra característica positiva é a leveza do motor, que parece trabalhar sem esforço. Até quando você tira o pé, ele segue livre e solto como se não houvesse atrito. Durante as frenagens em descidas, seria até melhor que a transmissão se antecipasse em reduzir para ajudar a segurar o veículo.

A transmissão automática CVT bastante rápida e suave na variação das relações, mantém o motor sempre na rotação ideal, garantindo respostas firmes e economia de combustível.

Quem quiser trabalhar por um comportamento mais esportivo como a aparência do modelo sugere, pode fazer o acionamento sequencial de marchas pela alavanca do câmbio ou botões atrás do volante.

Por serem menores que as borboletas normalmente adotadas para essa finalidade, a operação se torna mais difícil, sobretudo durante a agitada pilotagem esportiva.

A direção assistida eletricamente foi recalibrada e está mais agradável que nas versões anteriores.

Consumo do Corolla XRS 2018

Toyota Corolla XRS: traseira

O Corolla equipado com motor 2.0 recebeu nota A/B no programa brasileiro de etiquetagem de consumo do Conpet com médias de 7,2 km/l (cidade) e 8,8 km/l (gasolina) quando abastecido com etanol e 10,6 km/l (cidade) e 12,6 km/l com gasolina.

Suspensão

A suspensão do Toyota Corolla XRS 2018 é um item que merece elogios especiais. Em meio à apologia pelas suspensões duras adotadas na maioria dos veículos vendidos em nosso país – maravilhosas na Europa, mas que castigam os ocupantes no “rally urbano” de buracos e quebra-molas brasileiro – o acerto adotado pela fabricante consegue excelente conforto sem abrir mão da estabilidade.

Claro que suspensões mais firmes têm maior vocação para estabilidade, mas em um veículo nacional voltado para a utilização familiar não faz sentido sofrer um ano inteiro pulando como um cabrito para um aumento imperceptível de firmeza nas curvas a ser desfrutado apenas nas estradas.

Acabamento e segurança

Toyota Corolla XRS: interior

No interior do Corolla XRS 2018, bom acabamento com muito plástico duro e algumas superfícies revestidas por materiais agradáveis ao toque. O visual com ares de anos 1980 decepciona.

O painel chapado do Toyota Corolla é quase uma parede reta à frente dos ocupantes dianteiros, sem o aconchego da tridimensionalidade.

Há também uma série de volumes praticamente quadrados no forro das portas e console central que poderiam ser redesenhados. Por fim, a pérola é o relógio de horas digital.

O ar-condicionado com uma só zona é digital, mas não tem saída para os passageiros traseiros; e o sistema multimídia fica devendo as modernas tecnologias de espelhamento e controle do celular como em certos concorrentes.

Surpresa positiva do Corolla XRS frente ao conservadorismo nipônico é a abertura das portas e partida do motor sem necessidade de uso da chave.

Segurança do Corolla XRS 2018

Quanto à segurança, o Corolla 2018 finalmente ganhou controles eletrônicos de tração e estabilidade. Além disso, o modelo conta com auxiliar de partida em rampas e sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.

O Corolla XRS 2018 fica devendo equipamentos que vem se tornando indispensáveis ao segmento, como alerta de risco de colisão, detecção de pontos cegos e sistema de manutenção de faixa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário