Toyota e Suzuki anunciam aliança e compra de ações
As duas fabricantes japonesas detalham que a colaboração será de longo prazo e envolve o desenvolvimento de carros autônomos
As duas fabricantes japonesas detalham que a colaboração será de longo prazo e envolve o desenvolvimento de carros autônomos
A Toyota Motor Corporation e a Suzuki Motor Corporation anunciaram um acordo de aliança de capital na quarta-feira (28). Segundo comunicado oficial, esta será uma parceria de longo prazo voltado para a colaboração em novos segmentos, incluindo o da direção autônoma.
O acordo também envolve a aquisição de ações de ambas as partes.
As duas empresas começaram a conversar sobre a parceria comercial em 12 de outubro de 2016 e, desde então, continuaram incluindo detalhes específicos. Em 20 de março deste ano, Toyota e Suzuki anunciaram que começariam a negociar o desenvolvimento de produtos e a colaboração na produção fabril.
Além disso, a aliança também envolve o suprimento mútuo de produtos, unindo tecnologias de eletrificação desenvolvidas pela Toyota à experiência da Suzuki com compactos.
Ao divulgarem a parceria, as fabricantes consideraram que o setor automotivo está passando por uma mudança sem precedentes, tanto em escopo quanto em escala. As razões para tanto, na visão da Toyota e Suzuki, são as crescentemente exigentes regulamentações ambientais, e o surgimento de novos setores e negócios de mobilidade alternativa.
As duas empresas pretendem conquistar um crescimento sustentável, superando os desafios da indústria, e construindo e aprofundando relacionamentos cooperativos em novos segmentos. Contudo, permanecerão sendo concorrentes no mercado, e seguirão investindo em negócios já existentes e nas tecnologias e produtos nos quais se especializaram.
Para desenvolver e promover uma parceria de longo prazo, Toyota e Suzuki planejam adquirir ações uma das outra com base na aliança.
A Toyota pretende comprar 24 milhões de ações ordinárias da Suzuki, com o valor total de 96 bilhões de ienes (4,94% do total de ações emitidas pela Suzuki em 31 de março de 2019, excluindo ações em tesouraria).
Da mesma forma, a Suzuki planeja adquirir, por meio de compra no mercado, ações da Toyota equivalentes a 48 bilhões de ienes. Essas aquisições de ações serão implementadas após as empresas obterem as aprovações das autoridades estrangeiras de concorrência.
Fotomontagem Bárbara Angelo / AutoPapo | Suzuki, Toyota / Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Importante negócio entre estas poderosas empresas de automóveis.