Toyota e Suzuki anunciam aliança e compra de ações

As duas fabricantes japonesas detalham que a colaboração será de longo prazo e envolve o desenvolvimento de carros autônomos

Por AutoPapo 28/08/19 às 21h15

A Toyota Motor Corporation e a Suzuki Motor Corporation anunciaram um acordo de aliança de capital na quarta-feira (28). Segundo comunicado oficial, esta será uma parceria de longo prazo voltado para a colaboração em novos segmentos, incluindo o da direção autônoma.

alianca toyota e suzuki

O acordo também envolve a aquisição de ações de ambas as partes.

As duas empresas começaram a conversar sobre a parceria comercial em 12 de outubro de 2016 e, desde então, continuaram incluindo detalhes específicos. Em 20 de março deste ano, Toyota e Suzuki anunciaram que começariam a negociar o desenvolvimento de produtos e a colaboração na produção fabril.

Além disso, a aliança também envolve o suprimento mútuo de produtos, unindo tecnologias de eletrificação desenvolvidas pela Toyota à experiência da Suzuki com compactos.

Ao divulgarem a parceria, as fabricantes consideraram que o setor automotivo está passando por uma mudança sem precedentes, tanto em escopo quanto em escala. As razões para tanto, na visão da Toyota e Suzuki, são as crescentemente exigentes regulamentações ambientais, e o surgimento de novos setores e negócios de mobilidade alternativa.

As duas empresas pretendem conquistar um crescimento sustentável, superando os desafios da indústria, e construindo e aprofundando relacionamentos cooperativos em novos segmentos. Contudo, permanecerão sendo concorrentes no mercado, e seguirão investindo em negócios já existentes e nas tecnologias e produtos nos quais se especializaram.

Aliança entre Toyota e Suzuki envolve compra de ações

Para desenvolver e promover uma parceria de longo prazo, Toyota e Suzuki planejam adquirir ações uma das outra com base na aliança.

A Toyota pretende comprar 24 milhões de ações ordinárias da Suzuki, com o valor total de 96 bilhões de ienes (4,94% do total de ações emitidas pela Suzuki em 31 de março de 2019, excluindo ações em tesouraria).

Da mesma forma, a Suzuki planeja adquirir, por meio de compra no mercado, ações da Toyota equivalentes a 48 bilhões de ienes. Essas aquisições de ações serão implementadas após as empresas obterem as aprovações das autoridades estrangeiras de concorrência.

Fotomontagem Bárbara Angelo / AutoPapo | Suzuki, Toyota / Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Edson 30 de agosto de 2019

    Importante negócio entre estas poderosas empresas de automóveis.

Avatar
Deixe um comentário