Toyota e Suzuki anunciam aliança e compra de ações

As duas fabricantes japonesas detalham que a colaboração será de longo prazo e envolve o desenvolvimento de carros autônomos

alianca toyota e suzuki
Por AutoPapo
Publicado em 28/08/2019 às 21h15

A Toyota Motor Corporation e a Suzuki Motor Corporation anunciaram um acordo de aliança de capital na quarta-feira (28). Segundo comunicado oficial, esta será uma parceria de longo prazo voltado para a colaboração em novos segmentos, incluindo o da direção autônoma.

alianca toyota e suzuki

O acordo também envolve a aquisição de ações de ambas as partes.

As duas empresas começaram a conversar sobre a parceria comercial em 12 de outubro de 2016 e, desde então, continuaram incluindo detalhes específicos. Em 20 de março deste ano, Toyota e Suzuki anunciaram que começariam a negociar o desenvolvimento de produtos e a colaboração na produção fabril.

Além disso, a aliança também envolve o suprimento mútuo de produtos, unindo tecnologias de eletrificação desenvolvidas pela Toyota à experiência da Suzuki com compactos.

Ao divulgarem a parceria, as fabricantes consideraram que o setor automotivo está passando por uma mudança sem precedentes, tanto em escopo quanto em escala. As razões para tanto, na visão da Toyota e Suzuki, são as crescentemente exigentes regulamentações ambientais, e o surgimento de novos setores e negócios de mobilidade alternativa.

As duas empresas pretendem conquistar um crescimento sustentável, superando os desafios da indústria, e construindo e aprofundando relacionamentos cooperativos em novos segmentos. Contudo, permanecerão sendo concorrentes no mercado, e seguirão investindo em negócios já existentes e nas tecnologias e produtos nos quais se especializaram.

Aliança entre Toyota e Suzuki envolve compra de ações

Para desenvolver e promover uma parceria de longo prazo, Toyota e Suzuki planejam adquirir ações uma das outra com base na aliança.

A Toyota pretende comprar 24 milhões de ações ordinárias da Suzuki, com o valor total de 96 bilhões de ienes (4,94% do total de ações emitidas pela Suzuki em 31 de março de 2019, excluindo ações em tesouraria).

Da mesma forma, a Suzuki planeja adquirir, por meio de compra no mercado, ações da Toyota equivalentes a 48 bilhões de ienes. Essas aquisições de ações serão implementadas após as empresas obterem as aprovações das autoridades estrangeiras de concorrência.

Fotomontagem Bárbara Angelo / AutoPapo | Suzuki, Toyota / Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edson 30 de agosto de 2019

Importante negócio entre estas poderosas empresas de automóveis.

Avatar
Deixe um comentário