Efeito Yaris: Toyota Etios perde as versões XLS e Platinum
Com o fim das verões mais caras, linha do compacto passou a ser composta apenas pelas configurações de entrada X e X-Plus
Com o fim das verões mais caras, linha do compacto passou a ser composta apenas pelas configurações de entrada X e X-Plus
A linha Toyota Etios está mais enxuta. O tanto o hatch quanto o sedã deixaram de ser oferecidos nas versões mais luxuosas XLS e Platinum. Agora, o compacto segue à venda apenas nas configurações X e X-Plus. Em março, a opção aventureira Cross já havia sido descontinuada.
Trata-se de uma medida da Toyota para abrir espaço para o Yaris, que posiciona-se entre o Etios e o Corolla. Desse modo, o fabricante evita a sobreposição de preços entre os dois modelos: trata-se de uma tentativa de prevenir que um “roube” mercado do outro. Confira os preços de toda a gama:
Etios X 1.3 manual | R$ 48.400 |
---|---|
Etios X 1.3 automático | R$ 53.440 |
Etios X Plus 1.5 manual | R$ 54.920 |
Etios X Plus 1.5 automático | R$ 59.960 |
Etios Sedã X 1.5 manual | R$ 53.240 |
Etios Sedã X 1.5 automático | R$ 58.270 |
Etios Sedã X Plus 1.5 manual | R$ 57.770 |
Etios Sedã X Plus 1.5 automático | R$ 62.820 |
As versões remanescentes não têm quaisquer alterações. O hatch segue sendo equipado com motores 1.3 capaz de desenvolver 98 cv de potência com etanol e 88 cv com gasolina, além de 14,7 kgfm de torque com o primeiro combustível e 14,3 kgfm com o segundo, ou 1.5 de 107 cv com o combustível vegetal ou 102 cv com o derivado do petróleo e 13,1 kgfm ou 12,5 kgfm, respectivamente ao passo que o sedã traz apenas a opção de maior cilindrada. Ambos podem ser associados a transmissões manual de seis velocidades ou automática de quatro marchas.
Porém, com a retirada das opções mais caras do catálogo, equipamentos como faróis de neblina, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento e abertura elétrica do porta-malas simplesmente deixaram de ser oferecidos na gama Etios. Eles eram exclusivos justamente das configurações XLS e Platinum.
Entre os equipamentos de série, o Toyota Etios X traz controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas e travas elétricas com telecomando. A configuração X-Plus adiciona rodas de liga leve de 15 polegadas, computador de bordo, e sistema de som com rádio, CD e MP3 Player, entrada USB e conexão Bluetooth.
Foto Toyota | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu sinceramento gosto do meu ETIOS PLATINUM, versátil, bom de consumo, bom de dirigir estou com tres anos com ele, até agora não deu insatisfação nenhuma, mantenho ele sempre com mudança de oleo dentro do limite certo e estou pensando em 2019 ir para o Yaris dependendo da avalição da dona Toyota ETIOS PLATINUM AT côr prata top linha completo, vamos ver
Este Etios e o carro mais feio que ja rodou no Brasil,e se nao levasse o emblema toyota nao venderia nem para dizer que veio.Tira logo o carro que tem lanterna jojo todinho de linha na traseira.
Yaris, padrão Étios de qualidade… Tô fora!!