Efeito Yaris: Toyota Etios perde as versões XLS e Platinum

Com o fim das verões mais caras, linha do compacto passou a ser composta apenas pelas configurações de entrada X e X-Plus

Por AutoPapo11/06/18 às 13h33

A linha Toyota Etios está mais enxuta. O tanto o hatch quanto o serã deixaram de ser oferecidos nas versões mais luxuosas XLS e Platinum. Agora, o compacto segue à venda apenas nas configurações X e X-Plus. Em março, a opção aventureira Cross já havia sido descontinuada.

Linha Toyota Etios perde as versões XLS e Platinum

Trata-se de uma medida da Toyota para abrir espaço para o Yaris, que posiciona-se entre o Etios e o Corolla. Desse modo, o fabricante evita a sobreposição de preços entre os dois modelos: trata-se de uma tentativa de prevenir que um “roube” mercado do outro. Confira os preços de toda a gama:

Etios X 1.3 manual R$ 48.400
Etios X 1.3 automático R$ 53.440
Etios X Plus 1.5 manual R$ 54.920
Etios X Plus 1.5 automático R$ 59.960
Etios Sedã X 1.5 manual R$ 53.240
Etios Sedã X 1.5 automático R$ 58.270
Etios Sedã X Plus 1.5 manual R$ 57.770
Etios Sedã X Plus 1.5 automático R$ 62.820

As versões remanescentes não têm quaisquer alterações. O hatch segue sendo equipado com motores 1.3 capaz de desenvolver 98 cv de potência com etanol e 88 cv com gasolina, além de 14,7 kgfm de torque com o primeiro combustível e 14,3 kgfm com o segundo, ou 1.5 de 107 cv com o combustível vegetal ou 102 cv com o derivado do petróleo e 13,1 kgfm ou 12,5 kgfm, respectivamente ao passo que o sedã traz apenas a opção de maior cilindrada. Ambos podem ser associados a transmissões manual de seis velocidades ou automática de quatro marchas.

Porém, com a retirada das opções mais caras do catálogo, equipamentos como faróis de neblina, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento e abertura elétrica do porta-malas simplesmente deixaram de ser oferecidos na gama Etios. Eles eram exclusivos justamente das configurações XLS e Platinum.

Entre os equipamentos de série, o Toyota Etios X traz controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas e travas elétricas com telecomando. A configuração X-Plus adiciona rodas de liga leve de 15 polegadas, computador de bordo, e sistema de som com rádio, CD e MP3 Player, entrada USB e conexão Bluetooth.

Foto Toyota | Divulgação

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • EDUARDO 11 de junho de 2018

    Este Etios e o carro mais feio que ja rodou no Brasil,e se nao levasse o emblema toyota nao venderia nem para dizer que veio.Tira logo o carro que tem lanterna jojo todinho de linha na traseira.

  • Antonio Lima 11 de junho de 2018

    Yaris, padrão Étios de qualidade… Tô fora!!

Deixe um comentário