Troca de óleo no posto de gasolina vale a pena? Respondemos!
Essas estações de troca rápida podem ser útil para quem precisa apenas realizar esse serviço, veja os cuidados que você deve tomar
Essas estações de troca rápida podem ser útil para quem precisa apenas realizar esse serviço, veja os cuidados que você deve tomar
O serviço mecânico mais frequente que um carro exige é a troca do óleo. Antes era feita a cada 5 mil km ou 6 meses, hoje o padrão é 10 mil km ou 1 ano. Em muitos casos, o motorista precisa apenas de realizar essa troca e nada mais. Vale a pena realizar a toca do óleo lubrificante no posto de combustível mais próximo para economizar tempo?
Muitos desses estabelecimentos possuem um local com um elevador junto da promessa de um serviço rápido. Os postos de gasolina também vendem óleos lubrificantes, com algumas bandeiras tendo as suas marcas.
VEJA TAMBÉM:
Contanto que o prazo da troca, as especificações do lubrificante e o filtro de óleo sejam respeitados, não há problemas em realizar o serviço no posto de combustível. O ato da troca é relativamente simples de ser feito em um local que possua as ferramentas adequadas.
Nos postos de combustíveis sempre tem aquela cena do frentista se oferecer para checar os fluidos do veículo. Nunca aceite isso, essa checagem deve ser feita pelo motorista antes de ligar o carro, com ele frio.
Se a vareta do óleo for puxada com o motor quente ou recém desligado, ela vai apontar um nível baixo. Em estabelecimentos mal intencionados, essa verificação é feita pensando em empurrar um serviço desnecessário.
Apenas troque o óleo lubrificante no posto se tiver certo que o prazo está próximo de vencer ou já venceu. Verificar isso pode ser feito na garagem de casa em poucos minutos.
Os atuais motores com correia dentada banhada a óleo exigem um lubrificante específico. Já abordamos sobre o assunto no AutoPapo, explicando a importância de usar o correto.
No caso dos motores Ford, existe uma certificação para os óleos que possuem os aditivos corretos para trabalhar com essa correia. Se o posto vender um lubrificante que atende a isso, não há problemas.
No caso dos motores Chevrolet, a marca certifica apenas o ACDelco Dexos 1. Você pode comprar ele na concessionária e levar para ser trocado no posto, pagando lá apenas a mão de obra.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Este é um assunto muito simples.
Sou do tempo que troca de óleo era no posto, coisa simples de fazer, qualquer analfabeto faz o que vc pedir. Desde que vc saiba o que precisa ser feito!
Daí a oficina “cresceu uzói” pra engordar receita. Antigamente mecânico não trocava óleo assim assim não! Oficina só se interessou pelo trabalho quando começaram a comprar óleo usado que o mecânico guardava. Ai sim, pq além de cobrarem mão de obra pra trocar, vendem o óleo usado. Lucro bão! E o posto se desinteressou do trabalho, na grande maioria! Pq no lugar da troca de óleo fizeram a loja conveniências! Pq antes dela o cafezinho era gratuito. Enquanto vc tomava um café o frentista lavava o parabrisa, calibrava o pneu e conferia o óleo e água, sem custo, sem ninguém pedir! Enquanto completava o tanque de combustível! Era serviço padrão de alta qualidade! E havia competição no melhor serviço prestado, com a maior agilidade possível! Outros tempos!
Como sempre na vida não tem almoço grátis! Tudo é interesse!
Não vejo problema em trocar óleo no posto. O único problema é o custo que é bem maior que numa oficina.
No posto de combustível que sou cliente o litro do óleo do meu carro (0W-20 – API SP – Dexos 1) custa muito mais caro que o do posto de troca de óleo Mobil.
Está enganado meu caro, não há problema nenhum em trocar o oleo do carro num posto de boa procedência. Além do mais, não são todos os frentistas que trocam óleo em postos, apenas os especialistas que foram treinados. Pessoas de ma intenção e comércios que não sao confiáveis tem em todos os segmento, por isso não generalize.
Abraço
Mauricio, você leu a reportagem, ou só o título? A matéria relata exatamente o que você descreveu. Onde está o engano?
Também pode colocar o óleo lubrificante no tanque de combustível igual motosserra, q lubrifica da mesma forma e até melhor. Assum economiza tempo e é fácil e garantido o serviço. Ok pessoal
É só seguir a km e saber o tipo de óleo que seu carro usa . Os postos de gasolina tem óleos próprios de boa qualidade e saber quantos litros serão usados .
Trocar em posto de combustível não mesmo se ma gasolina muitos já te lezam e nada acontece imagina no óleo..
Eu nunca trocaria lubrificantes em postos de combustíveis.
O motivo é simples, os frentistas de postos não entendem de nada sobre lubrificantes e, ainda, cada carro tem alguma diferença no modo de escoar e repor o lubrificante. Já vi gente usar chave inglesa. Um absurdo.
Tem frentista que está há apenas um mês no posto. Alguns nem sabem abrir e fechar o capo do motor.
Se não quiser trocar lubrificantes em concessionárias, procurem as lojas especializadas em lubrificação.
Concordo,se cada um conhecer seu veículo e tiver noção de mecânica,ferramentas e souber fazer o serviço,basta só comprar as peças e fazer o serviço,quem não quiser e não souber fazer,é só pagar e já recebe o veículo revisado.
Não vejo problema nenhum em trocar óleo no posto trabalho a 30 anos como trocador em posto da shell a cada mudança de tecnologia dos motores a shell da curso e tira todas as dúvidas vcs estão mau informado
Trocar óleo eu posto de combustíveis? Nem morto! Não deixo nem abrirem o capô, quanto mais fazer “verificações profissionais”.
E vc está certo,por que os níveis dos fluidos se verifica com motor frio sempre pela manhã,caso precise de completar deve ser usado os mesmos produtos da última troca não importa qual for o fluido,senão da chabu,e o prejuízo sai muito alto.
Se fala compre e troque e troca em casa como se fosse trocar de roupa