Fim do Fusca! Último Volkswagen Beetle é fabricado no México
A última unidade do que ainda resta do Fusca sairá da fábrica da Volkswagen no México amanhã, encerrando 81 anos de história
A última unidade do que ainda resta do Fusca sairá da fábrica da Volkswagen no México amanhã, encerrando 81 anos de história
A Volkswagen anunciou que a última unidade do Volkswagen Beetle, mais recente geração do Fusca, sairá da linha de montagem nesta quarta-feira (10). A única planta que ainda produz o modelo fica em Puebla, no México, segundo informações repercutidas pela CNN.
O Beetle deixou de ser vendido no Brasil em 2017. Esse último modelo foi lançado em 2011, sendo a terceira geração do “besouro”, depois do New Beetle. A releitura é extremamente modernizada, mas é a única coisa que resta do querido carrinho.
A fabricante já anunciou que não pretende lançar sucessores do Fusca, e até a versão elétrica, discutida pela marca no passado, parece ter sido abandonada. Para Herbert Diess, CEO da alemã, o mais próximo de uma continuação do Fusca será o elétrico I.D. Buggy.
Por isso, a fabricação da última unidade do Volkswagen Beetle é um marco histórico. Em outros países, o modelo está sendo oferecido em uma versão especial, Beetle Final Edition, que celebra essa história de 81 anos.
O Fusca foi encomendado por Adolf Hitler, antes da Segunda Guerra Mundial, em 1938. Ele era o “carro do povo” alemão. Em 1950, o besouro começou a ser importado para o Brasil. Já a produção nacional do veículo começou em 1959.
Assim, ele se tornou o automóvel com o maior tempo de produção do mundo, e também o maior número de unidades vendidas.
No Brasil, ele saiu de linha três vezes. A primeira foi em 1986, quando a Volkswagen já o considerava obsoleto. Contudo, em 1993, ele voltou a pedido do presidente Itamar Franco, se tornando o “Fusca Itamar”.
Depois, em 1996, ele foi abandonado novamente, encerrando as vendas da primeira geração em definitivo. Depois disso, ele só voltaria ao Brasil nos modelos modernizados New Beetle, a partir de 1997; e Beetle, entre 2012 e 2017.
No mundo, a primeira geração deixou de ser fabricada em 2003.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |