Uso de véu – ou turbante – em foto de CNH é autorizado pelo Detran-DF

Distrito Federal é a primeira federação a liberar os assessórios; justificativa é de que ninguém deve ser privado de direitos por motivo de crença

shutterstock 723083554
Por AutoPapo
Publicado em 16/07/2018 às 14h10
Atualizado em 16/07/2018 às 14h22

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, no último dia 12, a Instrução 526 de 10 de julho de 2018. O texto do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) autoriza motoristas a tirar a foto da Certeira Nacional de Habilitação (CNH) com uso de véu ou turbante. A Lei entrou em vigor no dia de sua publicação.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Em agosto de 2017 uma condutora conseguiu, na justiça, o direito de permanecer com o hijab (véu islâmico) na foto do documento. Não foi a primeira vez que uma solicitação do tipo chegou às autoridades. A decisão do Detran respeita o o artigo 5, inciso 8, da Constituição Federal Brasileira, que afirma que “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa”.

Até então, a legislação proibia o uso de véu, óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer outro item de vestuário ou acessório que cubra a cabeça ou parte da face na foto de documentação.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal publicou, no dia 12 de julho, uma Instrução que permite que o uso de véu na foto da CNH.
Imagem Diário Oficial do Distrito Federal | Reprodução

Em nota para o site de notícias G1, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informaram que não têm posição sobre tema, porque aguardam uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a repercussão geral do recurso extraordinário da União contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que liberou uma freira a sair na foto da CNH com o “traje beato”.

Os órgãos disseram desconhecer se outra unidade federativa do país está adotando a mesma postura que o DF. A decisão, no entanto, cria uma jurisprudência. Ou seja, uma prerrogativa favorável para que outras mulheres recorram ao direito de usar o véu na foto da CNH.

Outros documentos, como Carteira de Trabalho, Passaporte e Registro Geral permitem o uso de fotos com o adereços religiosos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário