Vale a pena comprar um híbrido usado?
É possível encontrar, no Brasil, híbridos por R$ 50 mil; será que a manutenção desses veículos viabiliza a compra de um usado?
É possível encontrar, no Brasil, híbridos por R$ 50 mil; será que a manutenção desses veículos viabiliza a compra de um usado?
Para analisar se vale a pena comprar um híbrido usado, selecionamos os modelos com a tecnologia que estão disponíveis no mercado brasileiro há mais tempo, Ford Fusion e Toyota Prius, e ponderamos algumas variáveis, como o valor das revisões até 80 mil quilômetros rodados e o preço de componentes que se diferem dos automóveis convencionais e são substanciais para o carro parcialmente limpo se mover: as baterias.
Para além da satisfação de ter um carro que agride menos o meio ambiente, os híbridos têm a vantagem do baixo consumo. O valor das revisões também conta a favor.
VEJA MAIS
No caso do Fusion, que tem a versão EcoBoost, as manutenções do híbrido são consideravelmente mais baratas. Na compra do veículo usado, sofre-se menos com a desvalorização inicial.
Os pontos negativos, no entanto, estão relacionados ao preços pouco acessíveis dos zero-quilômetro, das baterias e o despreparo das oficinas para lidar com a nova tecnologia.
A bateria dos híbridos se recarrega com a regeneração de energia, que acontece quando o carro é freado. No híbrido usado, o componente é uma grande questão. A preocupação se justifica quando observamos o valor da bateria do Fusion Hybrid.
O valor gira em torno de R$ 40 mil – e o preço ainda varia de acordo com a oscilação do dólar. A garantia do componente cobre os problemas por oito anos.
A bateria do Prius, por sua vez, tem valor mais baixo, aproximadamente R$ 10.500 com a instalação incluída. A cobertura é de 8 anos, independente da quilometragem. Passado esse prazo, fica a cargo do dono substituí-la. O valor deste serviço varia de acordo com a localidade e o distribuidor em questão.
A assessoria da fabricante afirmou, também, que a vida útil da bateria do híbrido é de aproximadamente 10 anos.
Você sabe como o Toyota Prius funciona? Boris Feldman explica no vídeo:
Quilometragem | Valor da revisão do Fusion EcoBoost | Valor da revisão do Fusion Hybrid |
---|---|---|
10 mil km | R$ 384,00 | R$ 244,00 |
20 mil Km | 660,00 | R$ 460,00 |
30 mil km | R$ 660,00 | R$ 452,00 |
40 mil Km | R$ 1588,00 | R$ 1296,00 |
50 mil Km | R$ 660,00 | R$ 165,00 |
60. mil Km | R$ 1408,00 | R$ 784,00 |
70 mil Km | R$ 660,00 | R$ 452,00 |
80 mil Km | R$ 1588,00 | R$ 1296,00 |
Como é possível observar, o valor de uma bateria nova é quase o equivalente ao preço do Fusion Hybrid mais barato encontrado na internet. A conta não se difere muito quando o Toyota Prius é colocado à prova.
Quilometragem | Valor da revisão do Toyota Prius |
---|---|
10 mil km | R$ 239,49 |
20 mil km | R$ 624,00 |
30 mil km | R$ 438,00 |
40 mil km | R$ 897,00 |
50 mil km | R$ 510,00 |
60 mil km | R$ 999,00 |
A conclusão é simples. Os híbridos têm o seu valor pela tecnologia, pela responsabilidade ambiental, baixo consumo de combustível e até mesmo pelo valor reduzido das revisões. O consumidor precisa, no entanto, ser muito cauteloso ao escolher um híbrido usado.
É prudente analisar a idade da bateria e a quilometragem do carro. O motorista que adquirir um híbrido produzido em 2010, por exemplo, deve estar consciente de que poderá desembolsar, em pouco tempo, o valor correspondente ao do carro por uma bateria nova.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Na compra de um carro híbrido é possível saber se a bateria já foi substituída?
Beleza pessoal, alguém poderia me dizer se no fusion hybrid a bateria der PT é possível rodar com motor a combustão??? Desde já agradeço.Mais o fusion hybrid tem dois motores certo???? Então mesmo assim tem que comprar outro motor???? Não seria somente rodar com o motor a combustão?????
Nao é possivel pois todo o sistema eletrico do carro funciona alimentado pela energia das baterias (motor de parrida, painel, vidros, ar condicionado)
Mais o fusion hybrid tem dois motores certo???? Então mesmo assim tem que comprar outro motor???? Não seria somente rodar com o motor a combustão?????
Beleza pessoal, alguém poderia me dizer se no fusion hybrid a bateria der PT é possível rodar com motor a combustão??? Desde já agradeço
Tenho um Prius Híbrido e realmente é um senhor carro, bem econômico, macio,Carro excelente, porém me decepcionei quando me deixou na mão por um problema elétrico em que depois de muitas horas a concessionária descobriu o problema. Foi a bomba d’água e o que mais me chocou foi o valor total do conserto de 6.800 reais e somente a concessionária poderia fazer o serviço. Somente a peça custou quase 4 mil reais. Estou colocando ele a venda receoso de vir mais problemas futuros e em um valor altíssimo. E só foi a bomba d’água imagina a de gasolina, ou outras partes mecânicas do carro. Sem contar que daqui a 3 a 5 anos pode ocorrer de dar problema na bateria central pois o carro é de 2016
Obrigada pela informação!
Quais outras manutenções seu carro deu? qual a km dele que deu esse problema?
Voltamos a estaca zero, de que adianta um carro híbrido com toda sua tecnologia e responsabilidade ambiental com um consumo 15% em média mais baixo do que um carro a gasolina com um motor 1.6 com o é o meu caso por exemplo, se para manter um veículo híbrido funcionando dependendo do modelo tem que se gastar algo em torno de R$ 40.000,00 mil reais, é isso mesmo que você está vendo 40 mil para desembolsar, absurda essa conta, mas é a realidade, no momento não é viável ter um.
O MAIOR ABSURDO, QUE NÃO SE CONHECE EM TODO O MUNDO E, ESPERO QUE SEJA SANADO, URGENTEMENTE, PELA TOYOTA, É AS PORTAS NÃO TRANCAREM, AUTOMATICAMENTE, QUANDO O PRIUS ARRANCA. AFORA ISSO, O PRIUS É UM SENHOR CARRO E ESTOU MUITO SATISFEITO. AGUARDO PROVIDÊNCIAS URGENTE DA TOYOTA, TENDO EM VISTA QUE É UMA QUESTÃO LÓGICA E MUITO SIMPLES DE SER SANADA.
Tenho um Fusion 2012 Híbrido. Vale a pena. Além da economia, tem 50 % de desconto no IPVA em São Paulo e o carro não entra no rodízio. Pode rodar todos os dias. Na cidade faço 15,2 a 15,6 km/l. Os Fusions 2010 a 2012 priorizam o motor elétrico até 75 km/h. Do 2013 em diante, sobe para 100 km/h. Nos Prios, essa velocidade é de 60 km/h. Na estrada, no piloto automático em 90 km/h, faço em torno de 18 km/l. Se aumentar para 110 km/h, cai para algo em torno de 13 km/l.
Quando eu for trocar, será por um modelo usado mais novo.
Olá boa noite!
Gostei muito do conteúdo que eu li!
Estou prestes a fechar um negócio em um Ford fusion 2011 !
Se possível gostaria de conversar a respeito do modelo com o senhor se possível, pois só quem tem o modelo pode falar sobre mais aprofundado!
Desde já muito grato !
Boa noite Sr. Ivo Ricardo.
Vi sua mensagem somente hoje. Comprou o carro ? Está gostando ?
Amigo, você sabe informar se o conjunto de baterias usado no fusion híbrido 2012 é o mesmo usado no 2013 em diante?
Estou querendo pegar um 2012 e, se for o mesmo conjunto, será mais fácil trocar as baterias quando precisar.
Obrigado!
As baterias são bem diferentes. Hoje, depois de quatro anos com o carro, não me preocupo com a bateria motriz. A garantia é de 10 anos ou 250 mil km. Durabilidade prevista para 350 mil km. Se tiver algum problema, não será feita a troca total da bateria, que custa mais de 30 mil Reais em concessionárias. Há baterias usadas no Mercado Livre por 5 a 6 mil Reais. O reparo, de fato, se faz com a troca da célula que avariou. São diversas células ligadas em série. Existem células a venda pela internet. Já tem gente dominando bem a técnica e isso dá muita segurança para quem compra um híbrido usado.
vendeu o carro o que diz sobre a bateria ela esta boa mantendo o consulmo baixo?
Continuo com o mesmo carro. O consumo na cidade continua na casa dos 15,5 km/l. Recentemente fui de São Paulo a Foz do Iguaçu. O tanque do carro tem capacidade para 62 litros. Usei 54 litros para ir (R$ 310,00 – R$ 5,74/l – 19,6 km/l) e 55 litros para voltar (R$ 346,00 – R$ 6,29/l – 19,3 km/l).
Nos dois trajetos coloquei o piloto automático em 90 km/h. Ida e volta sem trânsito intenso ou congestionado.
Então eu acho que carro híbrido não vale a pena, meu Kicks, com 3 pessoas e porta malas cheio fez 17,5 km/L.
Usando gasolina comum, e ar condicionado, percurso de São Paulo à Lages SC
esse modelo e o mesmo 2012? que você esta usando? quanta a manutenção dele esta tendo algum problema tenho ford ka e tava olhando esse modelo achei ele fantastico mais fiquei com medido modelo 2016
Ate para comprar uma bateria Moura tenho que financiar em 6 vezes, imagine uma bateria de hibridos
Compra a bateria do Toyota que e 10 mil e adapta no fusion pronto ..
Um absurdo. Jamais comprarei um fusion, que possui um componente custando 40k. Pode ser que dure 10, 12 anos, mas e se der problema. Afinal não sabemos como foi usado. Híbrido só 0km
Pois é inventaram agora de colocar potdncia1.3, 1.5 turno. Na BMW está assim. O turbo vai de 20 a 40mil. Isso o turbo. Carro com turbo não dá. Imagina bateria+turbo.
oi Hibrido não tem turbo. é um 2.0 aspirado
so tem jumento aki
OLA BOA TARDE VCS ESTAO ESQUECENDO DO QUE VC VAI ECONOMIZAR EM DINHEIRO DE COMBUSTIVEL DURANTE O TEMPO QUE FICAR COM O CARRO
EXEMPLO EU GASTO 20 REAIS POR DIA DE ETANOL MULTIPLICA POR 30 DIAS E EM SEGUIDA POR 12 MESES E FAZ UMA POUPANÇA DEPOSITANDO ESSE DINHEIRO
EU JA FIS ESSE CALCULO R$7.200,00 POR ANO MULTIPLICADO POR 10 ANOS DARIA R$72.000,00
EU ACHO QUE VALE APENA COMPRAR
Amigo, isso se chama custo de oportunidade. Eu comecei a fazer isso quando converti meu carro a gás, mas colocando em ações, rsrs. Hoje o rendimento anual com o que já economizei com o Fusion híbrido gira em torno de R$12mil reais, só de dividendos que ele me trouxe ao economizar, dinheiro que independente do carro que eu tiver daqui pra frente, vai continuar me rendendo, posso até voltar para um somente com motor à combustão (brincadeira).
Carro você pôs GNV num fusion híbrido ta sério!!
Sem falar no valor da revisão que é mais barato e o desconto do IPVA . E por consequência a natureza agradece
Ué! O híbrido roda de graça sem custos? Pois o cálculo que vc fez foi contando com isso! O correto era ter feito o cálculo com a diferença economizada e não o valor total que vc gasta com etanol!
Quanta especulação sobre esse assunto…. vamos lá.
Há uma grande confusão e especulação sobre as baterias HV (High Voltage – Alta Tensão) dos híbridos… vamos lá:
Inicialmente, para termos uma referência, vamos utilizar o Ford Fusion, que tem a versão híbrida, a versão somente gasolina (Ecoboost) e a versão Flex
Manutenção: Os custos das manutenções periódicas de um híbrido são mais baratos que de um carro somente a gasolina, devido ao desgaste menor do motor a gasolina e dos freios…. podem verificar e comparar os custos das revisões no site da Ford (como informado nesta reportagem), entre um um Fusion Hybrid vs Ecoboost…. tem Ford Fusion Hybrid com mais de 160k km e rodando com ótima autonomia (conseguindo chegar até uns 30km/l) e nunca trocou as pastilhas de freios… devido ao freio regenerativo… observem as rodas dianteiras dos carros híbridos e elétricos, ficam praticamente limpas o tempo todo…. não fica com aquela fuligem preta como nos carros comuns.
Baterias do Híbrido: muito se especula sobre as baterias HV, primeiro NÃÃÃO precisa trocar a bateria HV, como muitos pensam…. tempo de garantia não é a vida útil (o seu carro tem 3 ou 5 anos de garantia, mas vc não precisa trocá-lo quando vence a garantia, certo?… o seu carro continua funcionando depois da garantia, certo?… é a mesma coisa!)
O fato é que as baterias HV trabalham bem folgadas, elas ficam entre 40% a 75% da carga total durante 99,999% do tempo…. uma região recomendada para as baterias de lítio e que trabalham muito bem… e outra coisa é sobre a vida útil, já vi diversos números, que dura 14 anos, vida inteira do carro (inclusive está informação está no manual do Ford Fusion Hybrid), o fato é que tem muitos híbridos rodando com mais de 200k km e rodando como novo.
Mais uma observação, nós carregamos os nossos smartphones e notebooks de forma totalmente errada, esperando chegar até 0% e deixando horas carregando depois que chega em 100%…. isso é um veneno para as baterias de lítio…. já no carro híbrido, isso não existe, o sistema do híbrido é que gerencia automaticamente a carga e a descarga das baterias (HV), inclusive quando a temperatura estiver muito alta ou baixa, o sistema desativa a bateria e aciona apenas o motor a combustão, até a temperatura das baterias entrarem na região de temperatura ideal.
Então, não tem essa que as baterias HV dos híbridos precisam trocar, e com a extensa garantia, é um bom tempo para averiguar a saúde das baterias.
Olha, tô quase indo num desses pouco usado, com um ano só de uso… Será?
Estou pensando exatamente a mesma coisa, me livrar de um Passat 2013 e partir pra um híbrido semi-novo.
Pesquisa Gnv de 5a geração . Poderá ficar c seu maravilhoso carro economizando 70%
Tenho 2 carros, o Fusion híbrido e um com GNV 5a geração. Nem de longe o GNV é mais econômico, sem contar os gastos com vistoria, com regulagem, perda de potência e a mala que não consigo colocar nem o estepe. Isso no rio de janeiro, porque quando viajo o custo com GNV é muito mais alto. Hoje só viajo no Fusion.
Concordo com 90 % do que disse , mas o fusion híbrido do faz 30km:l se for uma descida de Serra p praia . Pensei em comprar um enja testei e pesquisei varios . Para o porte, ele è econômico , mas a média fica entre 14 e 15 km/l na gasolina . Outra coisa sobre manutenção e durabilidade , todos os fusions turbo oi híbrido os pneus não duram mais q 25 a 30 mil km e custam uma fortuna.
Gente,quanta besteira, quem pode comprar um carro híbrido vai trocar o carro de 5 em 5 anos no maximo, é o mesmo perfil de donos de BMW e Mercedes. Estão pouco se importando se a autonomia é 10 ou 20km/l.só querem pisar, usar e depois deixar o bagaço pra quem vai comprar, e só lembrando, manutenção de carro zero e usado é o mesmo valor, um fusion 0km e um do mesmo modelo ano 2012 tem o mesmo valor de manutenção, então pensem bem antes de comprar um carro de luxo de segunda mão.
Negativo. Que idéia errada a sua. Compramos carro híbrido pensando na economia. Ninguém vai sair acelerando carro híbrido, não faz nenhum sentido.
Cara, quanta besteira dita por uma pessoa só… Rico só faz revisão em concessionária e só usa peças originais… Então o carro sempre está zero bala. Se híbrido fosse ruim não seria vendido, tanto no EUA como na Europa.Toyota e Honda a combustão ou Híbrido, compro de olhos fechados,são os melhores do mundo… As outras montadoras são apenas segunda linha.Sem contar que esse jornalista esqueceu de comentar sobre o “Lexus ct 200h” que é primeira linha da Toyota.Infelizmente até os jornalistas são de segunda linha… Artigo mediano.
Boa noite amigo, mas você está enganado. Você encontra pneu novos a menos de 300 reais (no rio de janeiro) e não é difícil fazer 30km/L, até mesmo em estrada isso é possível. Nunca faço menos de 20km/L de média no meu e não preciso andar a 10km/h para conseguir isso não. Não estou falando sem provas, pois possuo um e já fiz vários registros. 2013/2014.
Marco , muito obrigado por seu comentário esclarecedor !
Eu e a minha esposa estamos procurando um carro para a nossa família e o Ford Fusion Hybrid está entre eles , justamente pelo consumo . O investimento vale à pena .
muito obrigado pela explicação colega, tirou minhas dúvidas
Conta porca. Em 10 anos tanto a moeda quanto política e a indústria oscilam, e no caso a tendência é baratear o custo conforme o oportuno pelo custo marginal de cada unidade adicional, basta aumentar a demanda pelo item que a oferta vem correndo atrás. Carros, no geral, já foram considerados investimentos a uns 40 ~ 50 anos atrás, de rarefeito que era o item no mercado, hoje (no geral) é puro prejuízo, assim como toda inovação -Novas tecnologias, novas vantagens e novos problemas- ou prefere pegar seu velho Nokia com botões de volta?
Carro elétrico é o futuro, carro híbrido é um começo.
Conta correta, levando -se em conta que se vc comprar um Fusion 2010 hoje por 50mi a bateria custa 40mil se precisar trocar.
não há histórico de troca das baterias no brasil, e os primeiros já completaram 10 anos.
CARLOS MINKAP,
…. Que graça tem ter um carro híbrido que não funciona os motores elétricos?
…. E outra os motores elétricos dele serão peso morto no carro caso o dono opte arrancar as baterias dele quando acabar a vida útil.
quanta burrice!!!
O CARRO HIDRIDO NÃO FUNCIONA SEM A BATERIA.
Mas o híbrido sem a bateria fica inutilizado mesmo, ou o motor a combustão continua funcionando independente ?
E o descarte das baterias dos carros elétricos ou reciclagem será que vinga? Pois não vejo ninguém reciclar bateria de celulares que é o mesmo princípio… ions de lítio, nem mesmo pilhas AAA Duracel, Rayovac, etc, de relógio, lanterna, etc. Comprar celular, pilha é fácil, vai você querer descartar isso em algum lugar de coleta… se achar ótimo nas metrópolis, mas nas cidades do interior duvido que a maioria delas tenha pontos de coleta.
E ainda reciclar tem seu custo, lembro que li uma vez uma revista do ramo marítimo que a Polícia Federal uma vez apreendeu no Porto de Santos lixo doméstico e lixo reciclável vindo da Europa…
Vejam uma reportagem do tipo no link abaixo:
Contêiner com lixo doméstico europeu chega a porto no RS – 17/ago/2010:
Assim se lixo reciclável alguns não reciclam… mandam para os países de terceiro mundo… então será que os jogos de baterias de lítio de um carro elétrico serão de fato reciclados?
Se temos que diminuir o uso de combustíveis fósseis a solução seria o governo investir melhor em transporte público, pois o metrô e os trens estão num ritmo de crescimento insatisfatório com relação ao da população. No ônibus, metrô ou trem a gente parece dentro de uma lata de sardinha. Pois se um dia o transporte público for no nível de Londres, Nova York etc, aí sim muita gente vai deixar o carro na garagem e então o meio ambiente vai agradecer.
Por fim, a pessoa ecologicamente correta que mora nas grandes metrôpoles como por exemplo São Paulo/SP, ao invés de ir trabalhar de carro, poria ir de transporte coletivo ou alugar a própria casa e alugar outra próxima ao trabalho, podedo assim ir trabalhar a pé. Assim unido o útil e o agradável e ganhando qualidade de vida fugindo desse trânsito caótico que é aqui em São Paulo/SP, onde para se andar 15 km se leva mais de 1 hora no horário de pico (7:00 às 10:00 hs e 16:00 às 20:00 hs).
Eu por exemplo vou trabalhar de ônibus, pois não suporto o trânsito caótico de São Paulo/SP, trabalho a uns 5 km de casa… em torno de 30 minutos chego no meu trabalho. Ganhei qualidade de vida deixando o carro na garagem para ir trabalhar…
Para o Fusion que foi informado o valor da bateria (R$ 40.000,00)… considerando um reajuste de preços de 2% ao ano a bateria custará em 10 anos R$ 47.803,70.
E o carro que hoje custa R$ 160.000,00, considerando uma depreciação “suave” de 10% ao ano, então em 10 anos o carro valerá: R$ 61.987,28 .
Então o custo da bateria nova e o valor de um carro desses estimado acima com 10 anos de uso (R$ 61.987,28), assim custo da bateria nova reajustado o valor para 10 anos ( R$ 47.803,70) representa 77% do valor do carro… ou seja, foi decretada a perda total!
SEM CONTAR QUE EM 10 ANOS OS CARROS ELÉTRICOS LEGITMOS JÁ ESTARÃO INVADINDO O BRASIL COM PREÇOS “MELHORES” E COM MELHORES PROPOSTAS DE VÁRIAS MARCAR!!!!!
Rodolfo falando bobagens, se hoje uma bateria moderna custa 40 mil, daqui 10 anos, com a constante evolução do mundo moderno, ela vai custar bem menos.
Depende. Se a montadora levar em consideração que o seu projeto custa 4X mais que o seu concorrente e resolver modificá-lo consideravelmente, pode ser que os clientes de anos anteriores tenham até que pagar mais caro por uma tecnologia já ultrapassada…
Sendo assim, vc vai em um auto peças e compra um motor convencional por 15k e instala e tem um carro 100% a combustão. nem tudo tá perdido.
Mais o fusion hybrid tem dois motores certo???? Então mesmo assim tem que comprar outro motor???? Não seria somente rodar com o motor a combustão?????
Ótima explanação. Tema pouco abordado .
A 3 anos tenho um Fusion Hybrid 2014 com 136 mil km, ando com ele todo dia uns 50km, nunca tive problemas na bateria e sim somente manutenção de suspensão e troca de óleo do motor a combustão, quando financiei ele o carro se pagava sozinho com a economia dele, fiquei surpreso. Agora minha linha de pensamento é ” ou pego um Hybrid + novo ou um 100 % elétrico…
Pessoal aceitem opiniões de quem já teve o veículo ou ainda tem, caso contrário estou vendo muitos comentários de pessoas irrelevantes pois não tem autoridade para falar do assunto.
Obg e fica aqui minha dica para quem quer comprar essa belíssima tecnologia, super recomendo. Fusion ainda + é uma nave, só tem 1 defeito Muito baixo, somente isso.
Amigo, estou querendo pegar um 2014 Hybrid, tenho um CRUZE LTZ II 2017, tô querendo trocar mas tô com medo de dar MTA manutenção? Referente a suspensão você teve mtos problemas?
Se puder passar o seu contato pra tirar umas dúvidas com você que é dono, pq tem MTA gente falando besteira sobre coisas que não sabem, obrigado!!