Vazamento de óleo do motor: causas, como consertar e perigos
Nem toda 'pocinha' de óleo no chão da garagem indica que se trata do fluido proveniente do motor. De qualquer maneira, é preciso identificar o problema
Nem toda 'pocinha' de óleo no chão da garagem indica que se trata do fluido proveniente do motor. De qualquer maneira, é preciso identificar o problema
Sabe aquela mancha de óleo que aparece vez ou outra em todo lugar onde você estaciona o carro? Ela pode estar indicando que há um vazamento de óleo do motor, o que pode prejudicar e muito o funcionamento do seu automóvel. Mas, antes que você se apresse em concluir que o óleo ‘fujão’ veio lá do cárter, é bom identificar primeiro qual é a origem do vazamento.
Uma das razões mais frequentes que pode causar o vazamento do óleo do motor é o bujão – parafuso localizado no dreno do cárter – estar mal-fechado. Entre uma troca de óleo e outra, pode ocorrer do profissional responsável pelo serviço deixar esse bujão um pouco frouxo ou mesmo apertado demais. Neste último caso, a rosca pode espanar e o óleo vazar por ela. O que se pode fazer nessa situação é bem simples: só trocar o bujão (e reclamar bastante do mal-serviço).
Por falar em mal-serviço, se o filtro do óleo estiver mal colocado também, é comum que o óleo vaze por ele. É bom ficar de olho logo após realizar a troca do óleo. Caso ocorra o vazamento, leve o carro novamente onde o serviço foi realizado e, caso o filtro não esteja danificado, peça para darem o aperto correto no componente.
Continuando na troca de óleo, todo mundo sabe que se o nível do fluido estiver abaixo do mínimo recomendável, o motor ficará em sérios apuros. Mas, se acontecer o contrário, se o motor estiver com excesso de óleo, além do nível máximo indicado na vareta? O resultado será também um possível vazamento desse fluido. Nesse caso, se o óleo atingir a câmara de combustão, as velas ou o catalisador, o prejuízo também será inevitável. Então, a solução é retirar o excesso de óleo.
Em alguns automóveis, também pode ocorrer o vazamento pela tampa de válvulas. O grande vilão, nesse caso, além da possibilidade do desgaste das peças, é o suspiro do motor entupido. Neste caso, leve o carro ao mecânico e peça para ele avaliar se a mangueira do suspiro e a peneirinha que vai dentro dela precisam ser trocadas. E, claro, realizar a limpeza do sistema.
Junta do cárter – Antes de já bater o martelo que o local do vazamento é na junta do cárter, é preciso conferir os retentores de óleo ou se o fluido pode estar escorrendo de outro lugar e parando próximo a junta. Ele pode vazar inclusive pela tampa do óleo. Caso essas outras possibilidades não estejam ocorrendo, aí é realizar a substituição da junta do cárter.
Um outro local que também deve ser verificado é no interruptor do óleo, mais conhecido como “cebolinha”. Quando esse componente estoura, o óleo vaza por dentro dele. Nesses casos, a luz de óleo se acende no painel. A solução é bem simples, só substituir a peça.
Pela coloração do fluido é possível já perceber se o vazante em questão é ou não o óleo do cárter. Por exemplo, caso seja meio avermelhado, é bem provável que se trata do fluido do sistema da direção hidráulica.
Agora se for transparente ou meio amarronzado, é necessário que você verifique o nível do fluido de freio. Descartada essas duas hipóteses, a origem pode ser mesmo no cárter.
Outra dica é conferir o nível do óleo na vareta pelo menos uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Se o nível estiver baixando com frequência, isso é sinal de que algo está errado e que você deve levar o seu carro em uma oficina especializada.
Agora, se a luz de alerta que indica o nível do óleo se acender no painel com o carro ligado, ou não se apagar logo após você dar a partida, o problema pode ser mais grave do que você imagina.
Afinal, se você circular com o carro com esse alerta ligado, o motor pode chegar a fundir. Confira o alerta do Boris Feldman abaixo:
É sempre bom reforçar que com vazamento de óleo não se brinca. Afinal, esse fluido é essencial para que o motor funcione bem, já que é o responsável pela lubrificação de suas partes móveis, atuando na redução do atrito e evitando o desgastes dos seus componentes.
Ele também evita que algumas partículas geradas durante a combustão se acumulem dentro do motor, e é o responsável por garantir a manutenção da temperatura do mesmo.
A prevenção é bem simples: mantenha a manutenção do seu carro sempre em dia e realize as trocas de óleo nos períodos recomendados no manual do proprietário. Procure oficinas de confiança e fique atento a qualquer sinal de vazamento, seja no piso da garagem, seja quando abrir o capô e perceber qualquer marejamento de óleo, ou o nível ficar baixando além do normal.
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Eu quando acelero vaza óleo embaixo e fica sem força
Tenho uma mt 09, e o óleo começou a vazar por um parafuso que não é o bujão, o que pode ser?
Então meu gol 93 tem vazamento na parte da frente próximo do Carter oq pode ser?
Logus 93 ap 1.8 alcool carburado, vazamento de óleo considerável de óleo de cor clara por baixo.
Também muito pequeno vazamento de óleo de cor vermelha (direção hidráulica).
Não existe sensor de nível de óleo de motor, a cebolinha eh um sensor de pressão de óleo e não nível, isso na maioria dos carros de passei eh assim, pode-se ter o nível do óleo em perfeitas condições e por uma falha na bomba de óleo a pressao não estar dentro do padrão e a luz acender, assim como pode acender porque está baixo pois a momba não consegue pressurizar com a quantidade qu está baixa, mas nesse caso eh um extremo e com certeza precisa de atencao
Tenho uma kombi 2006 tinha um rachadura no motor e cabei fazendo o motor todo o problema é que ele continua vazando óleo o que estava acontecendo antes
Há 5 meses meu corolla 2009 foi feito revisão de praxe,hoje notei óleo amarrozado no piso,observei com motor frio que no carter esta pingando óleo,a vareta do óleo está pouco acima do meio recomendado,diriji menos de 200 km nesse período. Pôde me dar sua opinião que pode ser? obrigada.
O meu Palio está com pequeno vazamento do lado direito da mangueira, dei uma olhada não é a mangueira., obrigado
Gostei da explicação. Muito obrigada.
O problema do meu carro foi o bujão.
Só precisou aperta e completar o óleo, paguei R$ 70,00
A matéria me foi muito útil,
Obrigada!
O nível do meu óleo está acima do permitido o que pode ocorrer
Nesee caso pode haver vazamento e aumento da pressão no motor. Retire esse excesso de óleo deixando-o dentro dos níveis recomendados.
O óleo do motor vazou todo,parei o carro e pela manhã verifiquei que o vazamento foi pela cebolinha,troquei coloquei óleo e acabou o problema.