Vendas de carros importados estão em queda
Presidente de associação de marcas importadoras culpa políticas fiscais e alta do dólar por mau desempenho do setor
Presidente de associação de marcas importadoras culpa políticas fiscais e alta do dólar por mau desempenho do setor
A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) divulgou, hoje (3), os números e vendas de carros importados no Brasil em março. A organização observo um declínio de 27% em comparação a março do ano passado. Na visão do presidente do órgão, a culpa é da política fiscal do governo.
Enquanto as vendas de carros nacionais têm se recuperado de uma crise, que começou em 2013, o setor dos importados está demorando mais para aumentar o volume de vendas.
Para o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini, dois fatores contribuíram para o mau desempenho do setor de carros importados: as relações cambiais do momento e as políticas fiscais praticadas pelo governo.
“Iniciamos janeiro de 2018 com o dólar cotado a R$ 3,30 e, no fim do primeiro trimestre deste ano, atingiu a casa dos R$ 3,89. Em quinze meses, o setor de veículos importados anotou um acréscimo de 17,8% em seus custos diretos”, observou Gandini.
“Além desses fatores, que dependem da credibilidade e condução das políticas públicas, outras circunstâncias compulsórias influenciam no desempenho do setor de veículos importados, como os benefícios fiscais tanto federais como estaduais para os fabricantes nacionais, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e também da base de cálculo pra o ICMS substituição tributária, na qual para os fabricantes nacionais é adotada a tabela de preço público sugerido e para os importados é utilizado um IVA de 41,82%”, detalhou o presidente da Abeifa.
Por fim, Gandini apontou para planos do governo de alterar a parceria comercial com o México. “Sem mencionar que até querem acabar com o livre comércio Brasil-México, quando em nossa avaliação é uma política salutar de competitividade internacional”, disse ele.
Apesar dos números aquém da expectativa, também houve crescimento entre os carros importados. Confira, na tabela abaixo, as cinco marcas que mais venderam em março, comparado a fevereiro e a março de 2018.
Marca | Unidades vendidas | Fevereiro | Março de 2018 |
---|---|---|---|
1. Kia Motors | 710 | – 1% | – 49,9% |
2. Volvo | 606 | + 6,1% | + 35% |
3. BMW | 327 | + 75,8% | + 44,7% |
4. Land Rover | 193 | + 1,6% | + 93% |
5. Suzuki | 179 | + 9,1% | – 19% |
Entre as marcas de carros importados associadas à Abeifa, algumas também possuem operações de fabricação nacional de veículos. Nesse caso, a incidência da alta tributação brasileira é mais leve, além de a relação cambial ter menor impacto sobre o preço final do produto.
Veja, na tabela abaixo, a performance da fabricação nacional somada à importação dessas marcas em março, sua relação com as vendas em fevereiro, e também as de março do ano passado:
Marca | Unidades vendidas | Fevereiro | Março de 2018 |
---|---|---|---|
BMW | 627 | + 3,5% | + 4,7% |
CAOA Chery | 1.414 | + 7,8% | + 360,6% |
Land Rover | 277 | + 11,2% | – 54,2% |
Suzuki | 153 | – 8,9% | – 23,1% |
Com relação aos modelos mais vendidos em março, o Volvo XC60 surpreendeu. No ano passado, a marca sueca quase dobrou seu número de vendas. Este mês, o utilitário luxuoso ultrapassou o campeão de vendas contumaz, Kia Sportage. Veja nossa avaliação do XC60.
Modelo | Unidades vendidas |
---|---|
1. Volvo XC60 | 296 |
2. Kia Sportage | 237 |
3. Volvo XC40 | 161 |
4. Kia Cerato | 153 |
5. BMW X2 | 128 |
6. Suzuki Vitara | 112 |
7. Volvo XC90 | 109 |
8. JAC T40 | 91 |
9. Land Rover Range Rover Velar | 90 |
10. Jaguar E-Pace | 83 |
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