Vendas de carros importados estão em queda

Presidente de associação de marcas importadoras culpa políticas fiscais e alta do dólar por mau desempenho do setor

XC60 T8 R-Design
Por AutoPapo
Publicado em 03/04/2019 às 18h14

A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) divulgou, hoje (3), os números e vendas de carros importados no Brasil em março. A organização observo um declínio de 27% em comparação a março do ano passado. Na visão do presidente do órgão, a culpa é da política fiscal do governo.

Fim da sobretaxa de IPI aos importados

Enquanto as vendas de carros nacionais têm se recuperado de uma crise, que começou em 2013, o setor dos importados está demorando mais para aumentar o volume de vendas.

Para o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini, dois fatores contribuíram para o mau desempenho do setor de carros importados: as relações cambiais do momento e as políticas fiscais praticadas pelo governo.

“Iniciamos janeiro de 2018 com o dólar cotado a R$ 3,30 e, no fim do primeiro trimestre deste ano, atingiu a casa dos R$ 3,89. Em quinze meses, o setor de veículos importados anotou um acréscimo de 17,8% em seus custos diretos”, observou Gandini.

“Além desses fatores, que dependem da credibilidade e condução das políticas públicas, outras circunstâncias compulsórias influenciam no desempenho do setor de veículos importados, como os benefícios fiscais tanto federais como estaduais para os fabricantes nacionais, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e também da base de cálculo pra o ICMS substituição tributária, na qual para os fabricantes nacionais é adotada a tabela de preço público sugerido e para os importados é utilizado um IVA de 41,82%”, detalhou o presidente da Abeifa.

Por fim, Gandini apontou para planos do governo de alterar a parceria comercial com o México. “Sem mencionar que até querem acabar com o livre comércio Brasil-México, quando em nossa avaliação é uma política salutar de competitividade internacional”, disse ele.

Marcas que mais venderam carros importados em março

Presidente de associação de marcas culpa políticas fiscais e alta do dólar por mau desempenho do setor de carros importados.
O Sportage é o modelo mais procurado da campeã de vendas Kia. (Kia | Divulgação)

Apesar dos números aquém da expectativa, também houve crescimento entre os carros importados. Confira, na tabela abaixo, as cinco marcas que mais venderam em março, comparado a fevereiro e a março de 2018.

Marca Unidades vendidas Fevereiro Março de 2018
1. Kia Motors 710 – 1% – 49,9%
2. Volvo 606 + 6,1% + 35%
3. BMW 327 + 75,8% + 44,7%
4. Land Rover 193 + 1,6% + 93%
5. Suzuki 179 + 9,1% – 19%

Produção nacional de marcas importadoras

Entre as marcas de carros importados associadas à Abeifa, algumas também possuem operações de fabricação nacional de veículos. Nesse caso, a incidência da alta tributação brasileira é mais leve, além de a relação cambial ter menor impacto sobre o preço final do produto.

Veja, na tabela abaixo, a performance da fabricação nacional somada à importação dessas marcas em março, sua relação com as vendas em fevereiro, e também as de março do ano passado:

Marca Unidades vendidas Fevereiro Março de 2018
BMW 627 + 3,5% + 4,7%
CAOA Chery 1.414 + 7,8% + 360,6%
Land Rover 277 + 11,2% – 54,2%
Suzuki 153 – 8,9% – 23,1%

Modelos de carros importados mais vendidos

Com relação aos modelos mais vendidos em março, o Volvo XC60 surpreendeu. No ano passado, a marca sueca quase dobrou seu número de vendas. Este mês, o utilitário luxuoso ultrapassou o campeão de vendas contumaz, Kia Sportage. Veja nossa avaliação do XC60.

Presidente de associação de marcas culpa políticas fiscais e alta do dólar por mau desempenho do setor de carros importados.
Entre as marcas associadas à Abeifa, o Volvo XC60 foi o campeão de vendas em março. (Volvo | Divulgação)
Modelo Unidades vendidas
1. Volvo XC60 296
2. Kia Sportage 237
3. Volvo XC40 161
4. Kia Cerato 153
5. BMW X2 128
6. Suzuki Vitara 112
7. Volvo XC90 109
8. JAC T40 91
9. Land Rover Range Rover Velar 90
10. Jaguar E-Pace 83
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário