Volkswagen Fox conquista apenas três estrelas em teste de impacto
Apesar dos resultados pouco satisfatórios, fabricante não deve fazer alterações no modelo - que já está no fim da vida
Apesar dos resultados pouco satisfatórios, fabricante não deve fazer alterações no modelo - que já está no fim da vida
O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) realizou novos testes de impacto com o Volkswagen Fox e SpaceFox. Das cinco estrelas possíveis, o hatch e a perua conquistaram três tanto na proteção de adultos quanto na de crianças.
Os modelos ainda não tinham sido submetidos ao novo protocolo, que inclui os crash-tests laterais. Apesar da nota mediana, a fabricante não deve apresentar alterações para o Volkswagen Fox. Isso porque o veículo está no fim da vida, assim como a perua SpaceFox, que já teve sua produção encerrada.
Em 2015, quando tinham sido testados pela última vez, os Volkswagen conquistaram quatro estrelas. Em nota, o Latin Ncap desencorajou a compra dos dois modelos pela falta de alguns itens básicos de segurança, como controle de estabilidade.
No teste de impacto frontal, as cabeças e os pescoços do motorista e do passageiro do Fox receberam boa proteção dos airbags e cintos de segurança. Ambos os cintos de segurança estão equipados com pretensores e limitadores de carga. O tórax do passageiro apresentou boa proteção e o do motorista, proteção marginal.
Os joelhos dos passageiros poderiam atingir estruturas perigosas do painel. As canelas do motorista e do passageiro do Volkswagen mostraram boa e adequada proteção.
Os pés do motorista do hatch obtiveram boa proteção. A área dos pés é estável, mostrando deformação insignificante. A estrutura do veículo é considerada estável.
No teste lateral, o modelo ofereceu boa proteção para a cabeça e a pelve; proteção adequada para o abdome, e proteção fraca para o tórax.
O Volkswagen Fox não oferece controle de estabilidade padrão e cinto de segurança de três pontos para o quinto ocupante, fatos que contam negativamente para sua segurança.
O lembrete do uso do cinto de segurança (SBR) é oferecido para o motorista e atende aos requisitos do Latin NCAP.
O Sistema de Retenção Infantil (SRI) para a criança de três anos de idade foi instalado no Volkswagen Fox voltado para frente usando o cinto de segurança do adulto, não tendo sido capaz de impedir o movimento excessivo para frente durante o impacto. O SRI para a criança de 18 meses foi instalado olhando para trás usando o cinto de segurança para adultos e ofereceu um bom desempenho dinâmico.
Nos testes de impacto lateral, os dummies instalados no Volkswagen receberam boa proteção. A maioria dos SRIs utilizados com os cintos de segurança avaliados foram aprovados na instalação, considerando as posições isentas assinaladas no manual.
Devido à falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, o modelo conseguiu uma baixa pontuação na avaliação e no equipamento do veículo. O modelo oferece ancoragens ISOFIX, porém elas não atendem aos requisitos do Latin NCAP em referência à sinalização.
As etiquetas de sinalização de advertência para a instalação de um SRI no banco dianteiro com airbag atendem aos requisitos do Latin NCAP. Não é possível desativar o airbag do passageiro do Fox quando um SRI é instalado voltado para trás no banco da frente.
Para mais informações sobre o teste do Volkswagen Fox, assista o vídeo:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |