Volkswagen Fox conquista apenas três estrelas em teste de impacto

Apesar dos resultados pouco satisfatórios, fabricante não deve fazer alterações no modelo - que já está no fim da vida

Por Laurie Andrade07/03/19 às 12h13

O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) realizou novos testes de impacto com o Volkswagen Fox e SpaceFox. Das cinco estrelas possíveis, o hatch e a perua conquistaram três tanto na proteção de adultos quanto na de crianças.

Os modelos ainda não tinham sido submetidos ao novo protocolo, que inclui os crash-tests laterais. Apesar da nota mediana, a fabricante não deve apresentar alterações para o Volkswagen Fox. Isso porque o veículo está no fim da vida, assim como a perua SpaceFox, que já teve sua produção encerrada.

Em 2015, quando tinham sido testados pela última vez, os Volkswagen conquistaram quatro estrelas. Em nota, o Latin Ncap desencorajou a compra dos dois modelos pela falta de alguns itens básicos de segurança, como controle de estabilidade.

Resultados dos testes de impacto do Volkswagen Fox

No teste de impacto frontal, as cabeças e os pescoços do motorista e do passageiro do Fox receberam boa proteção dos airbags e cintos de segurança. Ambos os cintos de segurança estão equipados com pretensores e limitadores de carga. O tórax do passageiro apresentou boa proteção e o do motorista, proteção marginal.

Os joelhos dos passageiros poderiam atingir estruturas perigosas do painel. As canelas do motorista e do passageiro do Volkswagen mostraram boa e adequada proteção.

Os pés do motorista do hatch obtiveram boa proteção. A área dos pés é estável, mostrando deformação insignificante. A estrutura do veículo é considerada estável.

Latin Ncap testa, com base nos novos padrões, o Volkswagen Fox. Hatch conquista três estrelas na proteção de adultos e crianças.

No teste lateral, o modelo ofereceu boa proteção para a cabeça e a pelve; proteção adequada para o abdome, e proteção fraca para o tórax.

O Volkswagen Fox não oferece controle de estabilidade padrão e cinto de segurança de três pontos para o quinto ocupante, fatos que contam negativamente para sua segurança.

O lembrete do uso do cinto de segurança (SBR) é oferecido para o motorista e atende aos requisitos do Latin NCAP.

Proteção para crianças

Latin Ncap testa, com base nos novos padrões, o Volkswagen Fox. Hatch conquista três estrelas na proteção de adultos e crianças.

O Sistema de Retenção Infantil (SRI) para a criança de três anos de idade foi instalado no Volkswagen Fox voltado para frente usando o cinto de segurança do adulto, não tendo sido capaz de impedir o movimento excessivo para frente durante o impacto. O SRI para a criança de 18 meses foi instalado olhando para trás usando o cinto de segurança para adultos e ofereceu um bom desempenho dinâmico.

Nos testes de impacto lateral, os dummies instalados no Volkswagen receberam boa proteção. A maioria dos SRIs utilizados com os cintos de segurança avaliados foram aprovados na instalação, considerando as posições isentas assinaladas no manual.

Devido à falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, o modelo conseguiu uma baixa pontuação na avaliação e no equipamento do veículo. O modelo oferece ancoragens ISOFIX, porém elas não atendem aos requisitos do Latin NCAP em referência à sinalização.

As etiquetas de sinalização de advertência para a instalação de um SRI no banco dianteiro com airbag atendem aos requisitos do Latin NCAP. Não é possível desativar o airbag do passageiro do Fox quando um SRI é instalado voltado para trás no banco da frente.

Para mais informações sobre o teste do Volkswagen Fox, assista o vídeo:

Fotos Latin Ncap | Divulgação

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