VW SpaceFox tem a produção encerrada e dará adeus ao mercado

Modelo era produzido na fábrica da Volkswagen em Pacheco, na Argentina; linha de produção será leiloada e espaço na planta será ocupado pelo SUV Tarek

Por AutoPapo02/01/19 às 13h01

Uma das poucas peruas ainda à venda no Brasil, a VW SpaceFox já não está sendo mais produzida na Argentina, de onde era exportada para nosso mercado. Segundo o site Argentina Autoblog, o maquinário usado na linha de montagem será leiloado ainda neste mês. O preço inicial para a compra dos equipamentos é de 400.000 pesos (cerca de R$ 40 mil).

A Volkswagen negou a notícia ao site. Além do Brasil, a SpaceFox é vendida na Argentina (como Surán), no México (SportVan ) e na África (FoxPlus).

VW SpaceFox foi lançada no mercado brasileiro em 2006 (Foto Volkswagen | Divulgação)
VW SpaceFox foi lançada no mercado brasileiro em 2006 (Foto Volkswagen | Divulgação)

Fim da SpaceFox: morte anunciada

A SpaceFox continuará sendo vendida enquanto houver estoque. Hoje, ela é ofertada em apenas uma configuração (Trendline). O motor é o 1.6 de oito válvulas EA-111, com 104 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina. O câmbio pode ser manual ou automatizado de uma embreagem I-Motion, ambos de cinco marchas.

No fim de novembro de 2018, já haviam sinais de que a SpaceFox sairia de linha. Funcionários da planta de Pacheco, onde ela era fabricada, postaram uma foto em redes sociais com o a legenda “la última Suran” (a última Suran).

Funcionários da fábrica de Pacheco se despedem da SpaceFox
Funcionários da fábrica de Pacheco se despedem da SpaceFox (Foto Reprodução)

Peruas em baixa, SUVs em alta

Ultrapassada e com vendas em queda tanto na Argentina quanto no Brasil, a SpaceFox não terá substituta direta. No lugar dela, a marca alemã deverá fabricar o SUV Tarek na planta de Pacheco, provavelmente a partir de 2020. No Brasil, o próximo lançamento da Volkswagen será o utilitário-esportivo compacto T-Cross.

A SpaceFox foi lançada em 2006 e produzida na Argentina desde então. Ela chegou a ser comercializada também em uma versão com visual aventureiro, batizada de SpaceCross, que saiu de linha em 2017.

O modelo que deu origem a perua, o compacto Fox deve continuar em produção até 2020. Defasado em sem qualquer alteração profunda desde que foi lançado em 2004 (apenas reestilizações).

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    teodoto 9 de abril de 2019

    que pena , eu tenho a segunada e estava convencido em comprar a terceira, nao existe carro com custo beneficio igual a space

  • Avatar
    Rafel 15 de março de 2019

    O autor da reportagem notadamente não chegou a dirigir o fox original do atual modelo. São veículos completamente diferentes.

    Sobre o Spacefox, uma pena.

  • Avatar
    William 7 de fevereiro de 2019

    Vou sentir saudades do SpaceFox… Que Carro!!!!
    Acho que a Volks erra feio ao desistir de produzir…

  • Avatar
    CARLOS LUIZ MACEDO DE OLIVEIRA 2 de janeiro de 2019

    Desejo adquirir um sub, que resista a estrada de terra, com ondulações e buracos. Qual você me recomendaria?
    Hoje tenho uma duster 2016 automatica, 2.0, adquirida pelo pdf.
    Obrigado.

Avatar
Deixe um comentário