VW Tera MPI não é SUV, de acordo com o Inmetro

As normas do Inmetro para definir o que é um utilitário esportivo considera algumas medidas, essa versão do compacto tomou bomba nela

VOLKSWAGEN TERA MPI 2026 FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (5)
O modelo 1.0 aspirado conta com conjunto de rodas e pneus de diâmetro menor (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 14/06/2025 às 11h00

Até 2019, não havia uma classificação técnica oficial sobre o que é — ou não — um SUV. O Inmetro criou uma regra que usa os ângulos de ataque, saída, ventral e vão livre para definir isso. O novo Volkswagen Tera se enquadra nas regras, com exceção de uma versão.

Ele foi lançado em quatro versões: MPI, TSI, Comfort e High. As versões com motor turbo possuem rodas de diâmetro maior, que deixa um vão livre maior e ajuda nos ângulos.

VEJA TAMBÉM:

Já o Volkswagen Tera MPI, com motor 1.0 aspirado, possui o mesmo conjunto de roda e pneus do Polo Track. Por isso, seu vão livre é menor e o tira da classificação de SUV do Inmetro.

VOLKSWAGEN TERA TSI FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (4)
Compare esse TSI com a foto que abre a matéria, o vão livre é maior aqui (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A Volkswagen não divulgou o vão livre e os ângulos do Tera. Mas podemos ter uma noção dessa diferença pela altura total do veículo: o MPI mede 1,47 m, enquanto os modelos turbinados medem 1,50 m.

Fazer o carro com motor 1.0 e conjunto rodas/pneus menor foi uma escolha da Volkswagen. A Citroën, por exemplo, vende o Basalt 1.0 com a mesma suspensão e o mesmo conjunto de rodas e pneus das versões turbo.

Segundo a classificação do Inmetro, os únicos SUVs com motor 1.0 aspirado vendidos no Brasil são o Renault e o Citroën C3. O Fiat Argo Trekking é outros hatch que saiu como SUV, mas ele conta com motor 1.3 aspirado

Alguns carros vendidos como SUV não são classificados assim

citroen basalt feel 1 0 2025 vermelho frente parado
Esse é o Basalt Feel 1.0, ele usa as mesmas rodas da versão turbo (Foto: Citroën | Divulgação)

A regra do Inmetro é para poder classificar os carros em sua tabela de eficiência energética. Para fins de marketing não há uma regulamentação sobre o que pode ser chamado de SUV. As exigências são:

  • Pelo menos 18 cm de vão livre
  • Ângulo de ataque superior a 23°
  • Ângulo de saída superior a 20°
  • Ângulo de transposição de rampa (central) superior a 10°
  • Os quatro itens precisam ser atendidos com margem de erro de 1 cm ou 1°

Alguns dos SUVs mais populares do mercado brasileiro não estão classificados na tabela do Inmetro dessa forma. O Toyota Corolla Cross, o BYD Yuan Pro, o Song Plus, o Song Pro, o Honda HR-V, o Hyundai Kona, o Volvo EX30, o BMW X2, o GAC Aion Y, o Mercedes-Benz GLA, o Chevrolet Equinox e o Audi Q7 estão como carros de passeio.

Isso tudo significa que aquele papo de comprar um SUV para não raspar em valetas e quebra-molas nem sempre é real. Alguns hatches podem se sair melhor que os carros grandões vendidos como utilitário.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Dinn 15 de junho de 2025

KWID SUV é PIADA, uma B de um carro, A partir de 72000
Orrrra Kwid num PAU BRABO VALE 30.000 e ZERO KM
BATEU MORREU

Avatar
Eduardo 15 de junho de 2025

E o Kwid é considerado SUV.. kkkk

Avatar
Waslon Terllizzie Araújo Lopes 15 de junho de 2025

SUV = perua com elevação de 1 ou 2 cm na suspensão.

Avatar
Santiago 14 de junho de 2025

Por esses critérios até mesmo a Brasília e o Uno podem virar SUVs, bastando para isso que ganhem suspensões mais altas…
A coisa virou um tremendo de um oba-oba. O pior é que essas coisas (os tais “suvs”) dominam o portfólio das montadoras, enquanto os automóveis autênticos vão sendo sumariamente tirados do mercado.
As opções honestas estão quase extintas hoje em dia..

Avatar
Deixe um comentário