VW Tera MPI não é SUV, de acordo com o Inmetro

As normas do Inmetro para definir o que é um utilitário esportivo considera algumas medidas, essa versão do compacto tomou bomba nela

VOLKSWAGEN TERA MPI 2026 FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (5)
O modelo 1.0 aspirado conta com conjunto de rodas e pneus de diâmetro menor (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 14/06/2025 às 11h00
Atualizado em 17/06/2025 às 17h43

Até 2019, não havia uma classificação técnica oficial sobre o que é — ou não — um SUV. O Inmetro criou uma regra que usa os ângulos de ataque, saída, central e vão livre para definir isso. O novo Volkswagen Tera se enquadra nas regras, com exceção de uma versão.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Ele foi lançado em quatro versões: MPI, TSI, Comfort e High. As versões com motor turbo possuem rodas e pneus de diâmetro maior, que deixa um vão livre maior e ajuda nos ângulos.

VEJA TAMBÉM:

Já o Volkswagen Tera MPI, com motor 1.0 aspirado, possui o mesmo conjunto de roda e pneus do Polo Track. Por isso, seu vão livre é menor e o tira da classificação de SUV do Inmetro.

VOLKSWAGEN TERA TSI FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (4)
Compare esse TSI com a foto que abre a matéria, o vão livre é maior aqui (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A Volkswagen divulgou apenas o vão livre das versões turbinadas, que é de 17,8 cm. Mas podemos ter uma noção dessa diferença pela altura total do veículo: o MPI mede 1,47 m, enquanto os modelos turbinados medem 1,50 m. O vão livre do MPI deve ser de 14,8 cm.

Fazer o carro com motor 1.0 e conjunto rodas/pneus menor foi uma escolha da Volkswagen. A Citroën, por exemplo, vende o Basalt 1.0 com a mesma suspensão e o mesmo conjunto de rodas e pneus das versões turbo.

Segundo a classificação do Inmetro, os únicos SUVs com motor 1.0 aspirado vendidos no Brasil são o Renault e o Citroën C3. O Fiat Argo Trekking é outros hatch que saiu como SUV, mas ele conta com motor 1.3 aspirado

Alguns carros vendidos como SUV não são classificados assim

citroen basalt feel 1 0 2025 vermelho frente parado
Esse é o Basalt Feel 1.0, ele usa as mesmas rodas da versão turbo (Foto: Citroën | Divulgação)

A regra do Inmetro é para poder classificar os carros em sua tabela de eficiência energética. Para fins de marketing não há uma regulamentação sobre o que pode ser chamado de SUV. As exigências são:

  • Pelo menos 18 cm de vão livre
  • Ângulo de ataque superior a 23°
  • Ângulo de saída superior a 20°
  • Ângulo de transposição de rampa (central) superior a 10°
  • Os quatro itens precisam ser atendidos com margem de erro de 1 cm ou 1°

Alguns dos SUVs mais populares do mercado brasileiro não estão classificados na tabela do Inmetro dessa forma. O Toyota Corolla Cross, o BYD Yuan Pro, o Song Plus, o Song Pro, o Honda HR-V, o Hyundai Kona, o Volvo EX30, o BMW X2, o GAC Aion Y, o Mercedes-Benz GLA, o Chevrolet Equinox e o Audi Q7 estão como carros de passeio.

Isso tudo significa que aquele papo de comprar um SUV para não raspar em valetas e quebra-molas nem sempre é real. Alguns hatches podem se sair melhor que os carros grandões vendidos como utilitário.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Igor Paiva 3 de julho de 2025

É só colocar as rodas aro 17 no tera mpi que vira SUV

Avatar
Santiago 16 de junho de 2025

SUV= Sport UTILITY Vehicle (veiculo UTILITARIO esportivo) = Veículos de passageiros que compartilham plataformas originárias de veiculos utilitários de carga.
Com algum bom senso pode-se também enquadrar nesse quesito alguns crossovers de maior porte e com alguma capacidade off-road.

Já o Inmetro atender um apelo da ANFAVEA, permitindo que automoveis comuns sejam categorizados e vendidos como “suv”, vai além da palhaçada e beira a ilegalidade legalizada.
Mas fazer o quê, né??? Se uma multidão de consumidores faz questão de engolir a fraude e pagar o que as montadoras bem entendem($$$) em hatches-caixote, só para se auto-enganar que “está de suv (uaaau!!!!)”.

Avatar
Fernando Neves 16 de junho de 2025

Kkkkkk Não sei porque vc está indignado. Qual parte que vc ainda não entendeu que o Brasil é uma fr@ude. Isso aqui não é um país na concepção literal. Isso aqui é um amontoado de gente querendo se dar bem. Kkkkkk

Avatar
bruno vasconcelos 16 de junho de 2025

Ótima a Classificação de SUV pelo Inmetro, por altura e ângulos gerais, são critérios matemáticos faceis de medir e que de fato auxiliam esses carros a passar em estradas de terra, quebra-molas e meio fios sem bater o monobloco

Avatar
Alessandre Niza 16 de junho de 2025

Nem da vontade de comentar a matéria, pois ao final da leitura o “leitor” já está cansado de tanta publicidade jogando o texto pra cima e pra baixo e cobrindo a maior parte com uma infinidade de pop-ups vindos de cima, de baixo e ofertas de catar uma grana do leitor.
Péssima experiência e programação horrível do site, lembrando qualquer site caça níquel das profundezas da Web.

Avatar
RuyJr 17 de junho de 2025

Boa noite, Alexandre Niza !
Se você gosta e/ou tem paciência para “configurações” (os menus em geral representados por uma engrenagem ou um par de ferramentas cruzadas), troque de navegador: o Soul Browser, da SoulSoft, ter permite ficar 100% livre desses lixos !
Divirta-se !

Avatar
Ancapman 16 de junho de 2025

Precisa do estado dizer o que e o carro? Se a Vw vende como suv então é suv

Avatar
Victor Hugo PC 16 de junho de 2025

Se não fosse o Estado, que serve é pra isso mesmo, definir o que é carro você estaria rodando de Romi Isetta até hoje, ou talvez de carroça…

Avatar
Dinn 15 de junho de 2025

KWID SUV é PIADA, uma B de um carro, A partir de 72000
Orrrra Kwid num PAU BRABO VALE 30.000 e ZERO KM
BATEU MORREU

Avatar
Eduardo 15 de junho de 2025

E o Kwid é considerado SUV.. kkkk

Avatar
Victor Hugo PC 16 de junho de 2025

O Suzuki Jimni é jipe? Então tá. A classificação é objetiva. Já a sua opinião é subjetiva. Um Uno ou um 147 poderiam entrar nessa classificação tranquilamente….

Avatar
Waslon Terllizzie Araújo Lopes 15 de junho de 2025

SUV = perua com elevação de 1 ou 2 cm na suspensão.

Avatar
Santiago 14 de junho de 2025

Por esses critérios até mesmo a Brasília e o Uno podem virar SUVs, bastando para isso que ganhem suspensões mais altas…
A coisa virou um tremendo de um oba-oba. O pior é que essas coisas (os tais “suvs”) dominam o portfólio das montadoras, enquanto os automóveis autênticos vão sendo sumariamente tirados do mercado.
As opções honestas estão quase extintas hoje em dia..

Avatar
Deixe um comentário