As normas do Inmetro para definir o que é um utilitário esportivo considera algumas medidas, essa versão do compacto tomou bomba nela
Até 2019, não havia uma classificação técnica oficial sobre o que é — ou não — um SUV. O Inmetro criou uma regra que usa os ângulos de ataque, saída, central e vão livre para definir isso. O novo Volkswagen Tera se enquadra nas regras, com exceção de uma versão.
Ele foi lançado em quatro versões: MPI, TSI, Comfort e High. As versões com motor turbo possuem rodas e pneus de diâmetro maior, que deixa um vão livre maior e ajuda nos ângulos.
VEJA TAMBÉM:
Já o Volkswagen Tera MPI, com motor 1.0 aspirado, possui o mesmo conjunto de roda e pneus do Polo Track. Por isso, seu vão livre é menor e o tira da classificação de SUV do Inmetro.
A Volkswagen divulgou apenas o vão livre das versões turbinadas, que é de 17,8 cm. Mas podemos ter uma noção dessa diferença pela altura total do veículo: o MPI mede 1,47 m, enquanto os modelos turbinados medem 1,50 m. O vão livre do MPI deve ser de 14,8 cm.
Fazer o carro com motor 1.0 e conjunto rodas/pneus menor foi uma escolha da Volkswagen. A Citroën, por exemplo, vende o Basalt 1.0 com a mesma suspensão e o mesmo conjunto de rodas e pneus das versões turbo.
Segundo a classificação do Inmetro, os únicos SUVs com motor 1.0 aspirado vendidos no Brasil são o Renault e o Citroën C3. O Fiat Argo Trekking é outros hatch que saiu como SUV, mas ele conta com motor 1.3 aspirado
A regra do Inmetro é para poder classificar os carros em sua tabela de eficiência energética. Para fins de marketing não há uma regulamentação sobre o que pode ser chamado de SUV. As exigências são:
Alguns dos SUVs mais populares do mercado brasileiro não estão classificados na tabela do Inmetro dessa forma. O Toyota Corolla Cross, o BYD Yuan Pro, o Song Plus, o Song Pro, o Honda HR-V, o Hyundai Kona, o Volvo EX30, o BMW X2, o GAC Aion Y, o Mercedes-Benz GLA, o Chevrolet Equinox e o Audi Q7 estão como carros de passeio.
Isso tudo significa que aquele papo de comprar um SUV para não raspar em valetas e quebra-molas nem sempre é real. Alguns hatches podem se sair melhor que os carros grandões vendidos como utilitário.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
É só colocar as rodas aro 17 no tera mpi que vira SUV
SUV= Sport UTILITY Vehicle (veiculo UTILITARIO esportivo) = Veículos de passageiros que compartilham plataformas originárias de veiculos utilitários de carga.
Com algum bom senso pode-se também enquadrar nesse quesito alguns crossovers de maior porte e com alguma capacidade off-road.
Já o Inmetro atender um apelo da ANFAVEA, permitindo que automoveis comuns sejam categorizados e vendidos como “suv”, vai além da palhaçada e beira a ilegalidade legalizada.
Mas fazer o quê, né??? Se uma multidão de consumidores faz questão de engolir a fraude e pagar o que as montadoras bem entendem($$$) em hatches-caixote, só para se auto-enganar que “está de suv (uaaau!!!!)”.
Kkkkkk Não sei porque vc está indignado. Qual parte que vc ainda não entendeu que o Brasil é uma fr@ude. Isso aqui não é um país na concepção literal. Isso aqui é um amontoado de gente querendo se dar bem. Kkkkkk
Ótima a Classificação de SUV pelo Inmetro, por altura e ângulos gerais, são critérios matemáticos faceis de medir e que de fato auxiliam esses carros a passar em estradas de terra, quebra-molas e meio fios sem bater o monobloco
Nem da vontade de comentar a matéria, pois ao final da leitura o “leitor” já está cansado de tanta publicidade jogando o texto pra cima e pra baixo e cobrindo a maior parte com uma infinidade de pop-ups vindos de cima, de baixo e ofertas de catar uma grana do leitor.
Péssima experiência e programação horrível do site, lembrando qualquer site caça níquel das profundezas da Web.
Boa noite, Alexandre Niza !
Se você gosta e/ou tem paciência para “configurações” (os menus em geral representados por uma engrenagem ou um par de ferramentas cruzadas), troque de navegador: o Soul Browser, da SoulSoft, ter permite ficar 100% livre desses lixos !
Divirta-se !
Precisa do estado dizer o que e o carro? Se a Vw vende como suv então é suv
Se não fosse o Estado, que serve é pra isso mesmo, definir o que é carro você estaria rodando de Romi Isetta até hoje, ou talvez de carroça…
KWID SUV é PIADA, uma B de um carro, A partir de 72000
Orrrra Kwid num PAU BRABO VALE 30.000 e ZERO KM
BATEU MORREU
E o Kwid é considerado SUV.. kkkk
O Suzuki Jimni é jipe? Então tá. A classificação é objetiva. Já a sua opinião é subjetiva. Um Uno ou um 147 poderiam entrar nessa classificação tranquilamente….
SUV = perua com elevação de 1 ou 2 cm na suspensão.
Por esses critérios até mesmo a Brasília e o Uno podem virar SUVs, bastando para isso que ganhem suspensões mais altas…
A coisa virou um tremendo de um oba-oba. O pior é que essas coisas (os tais “suvs”) dominam o portfólio das montadoras, enquanto os automóveis autênticos vão sendo sumariamente tirados do mercado.
As opções honestas estão quase extintas hoje em dia..