Volvo XC40 elétrico chega em 2021 com números notáveis
Modelo foi apresentado e confirmado para o Brasil na quarta-feira (16); SUV entrega 413 cavalos e autonomia de 400 km
Modelo foi apresentado e confirmado para o Brasil na quarta-feira (16); SUV entrega 413 cavalos e autonomia de 400 km
A Volvo acaba de apresentar o XC40 elétrico, o primeiro veículo 100% movido a energia elétrica da marca. Ainda no lançamento, a fabricante sueca confirmou a vinda do SUV para o Brasil. Mas não se empolgue demais, o modelo só chega em 2021.
O XC40 Recharge, como será chamado, entrega números notáveis: 413 cavalos de potência, 67,3 kgfm de torque e até 400 quilômetros de autonomia. Tração integral é mais um diferencial do elétrico. O câmbio é automático de oito velocidades.
O desempenho do Volvo é como o de um esportivo: são só 4,9 segundos para tirar o XC40 da inércia e atingir os 100 km/h.
Para ter a bateria recarregada em 80%, o XC40 precisa de apenas de 40 minutos. Isso considerando o uso de um aparelho rápido.
No interior, o XC40 elétrico apresenta nova central multimídia com sistema operacional Android Automotive OS. O Google Assistant permite que o motorista execute funções do carro pelos comandos de voz; controlar a temperatura do ar-condicionado, definir um destino, tocar músicas e enviar mensagens serão atividades possíveis.
Pensando no futuro, a Volvo instalou a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS). A tecnologia é o caminho para o oferecimento de diretrizes de direção autônoma.
Como na maior parte dos novos veículos elétricos, as baterias do SUV ficam acomodadas sob o assoalho e ocupam praticamente toda a base do modelo. A posição mais baixa garante um centro de gravidade melhor para o XC40 elétrico. Uma zona de dissipação de energia também foi criada para casos de acidentes de trânsito.
Até mesmo um segundo porta-malas, menorzinho, com capacidade para 30 litros, foi instalado na dianteira do veículo.
Em 2020, antes da chegada do XC40 elétrico, a Volvo começará a vender uma versão híbrida do SUV no Brasil. O XC40 híbrido vai combinar um motor 1.5 tubo – inédito – com uma unidade elétrica capaz de gerar 82 cv. Somados, os propulsores vão entregar 262 cv e 43,3 kgfm de torque.
O híbrido terá transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas.
Durante a coletiva de imprensa do lançamento do XC40 elétrico, a Volvo afirmou que, a partir de 2020, irá priorizar veículos híbridos e elétricos. Para incentivar a compra dos modelos, a fabricante vai reembolsar os custos de recargas dos clientes no primeiro ano de uso.
Atualmente, toda a linha da fabricante sueca tem uma variante que pode ser carregada na tomada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Qual o tempo que demora para recarregar? Pq mesmo usando na cidade no dia-a-dia…… Tem que melhorar duas coisas em veículos elétrivos: Autonomia e Velocidade de recarga. Só que um aumenta o peso e a insegurança em caso de colisão e o outro diminui a vida útil da bateria. Por enquanto vou ficar no meu bom e velho motor a combustão, autonomia maior que qualquer veículo elétrico e recarga em 3 minutos em qualquer posto de combustível.
EQUÍVOCO
EQUÍVOCO
Depois de um certo tempo, o autor da matéria começou a falar de 2020, quando o “HÍBRIDO” foi inserido no mercado.
Quero um de presente