Toyota Yaris é lançado com preço a partir de R$ 59.590
Lançamento da marca japonesa chega com opção de carrocerias hatch e sedã e motores do Etios retrabalhados; câmbio automático é CVT
Lançamento da marca japonesa chega com opção de carrocerias hatch e sedã e motores do Etios retrabalhados; câmbio automático é CVT
A Toyota lançou o Yaris, com opções de carroceria hatch e sedã. Os preços são a partir de R$ 59.590 e R$ 63.990, respectivamente. O modelo terá como opção os motores 1.3 (apenas no hatch) e 1.5 (única opção no sedã) que já equipam a linha Etios, porém, com um pouco mais de potência.
O powertrain se diferencia pela transmissão automática do tipo continuamente variável CVT (no Etios é automática de quatro velocidades). Apenas as versões de entrada terão câmbio manual. O modelo já está à venda, enquanto a produção será iniciada em 15 de junho para o hatch e 2 de julho para o sedã.
VEJA TAMBÉM:
Versão | Preço |
---|---|
XL 1.3 16V | R$ 59.590 |
XL 1.3 16V CVT | R$ 65.590 |
XL Plus Tech 1.3 16V CVT | R$ 69.590 |
XS 1.5 16V CVT | R$ 74.590 |
XLS 1.5 16V CVT | R$ 77.590 |
Versão | Preço |
---|---|
XL 1.5 16V | R$ 63.990 |
XL 1.5 16V CVT | R$ 68.690 |
XL Plus Tech 1.5 16V CVT | R$ 73.990 |
XS 1.5 16V CVT | R$ 76.990 |
XLS 1.5 16V CVT | R$ 79.990 |
Desde a versão de entrada XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa. O modelo também possui direção eletroassistida, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (sedã), entre outros itens, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
A versão XL com câmbio CVT adiciona os seguintes itens: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.Já a versão XL Plus Tech passa a contar com descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave presencial, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão Bluetooth, sistema que permite espelhamento de aplicativos e navegador Tom Tom para sistemas operacionais iOS e Android e Waze para sistema iOS.
A versão XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech, e volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata), bancos em couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2” em TFT.
Por fim, a versão topo de linha XLS ainda agrega teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.
Apesar de o Toyota Yaris receber os mesmos motores que equipam o Etios, eles foram recalibrados e receberam um novo sistema de exaustão para ter mais potência.
Apenas como opção para o hatch, o 1.3 16V rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina.
Já o 1.5 16V (que equipa todas as versões do sedã) rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.
Ambos têm o cabeçote e o bloco de alumínio e duplo comando de válvulas variável.
As opções de transmissão são a manual e automática. A manual é a mesma que equipa o Etios, mas, assim como o motor, foi retrabalhada e, de acordo com a Toyota, tem engates mais precisos. O câmbio CVT que equipa o Yaris é o mesmo do Corolla. Ela permite trocas sequenciais e, neste caso, são simuladas sete marchas. Nas versões XL e XL Plus Tech, apenas pela alavanca. para as versões superiores XS e XLS, as trocas sequenciais podem ser praticadas também por meio das borboletas localizadas atrás dos volantes.
Com relação às dimensões, o Toyota Yaris possui 4,14 metros de comprimento (4,42 m no sedã), 1,73 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de distância entre eixos. A capacidade do porta-malas no hatch é de 310 litros, enquanto no sedã, 473 litros. Já o tanque de combustível comporta 45 litros.
Fotos Toyota | Divulgação
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Não existe carro novo hoje que valha o preço que cobram. Se for assim ninguem compra carro novo. Dito isso, esse é, sem duvida, a melhor opcao do segmento.
Versao de entrada bem completa. Marca super confiavel. Economico. Enfim…melhor custo x beneficio.
Tem bons equipamentos de série.
Mecânica confiável da Toyota.
Mas mesmo assim ainda não vale o preço que cobram.
Nem o Hrv tem teto solar na versão mais cara. E mesmo com teto solar, consegue ser mais barato que Fit, City e Virtus. Toyota não entrou no cartel. Se ferraram. Tomara que fique em 1o, junto com o Corolla.