Câmbio automático travando no P. Saiba o motivo e como resolver

Problemas com o mau uso do câmbio automático podem se agravar com o passar do tempo. E, a solução está em usar a posição P da maneira correta

Por BORIS FELDMAN18/11/18 às 07h30

Alguns problemas nos automóveis são causados pelos próprios motoristas, como o câmbio automático travando no P, de parking. A solução está na mudança de hábito.

[TRANSCRIÇÃO]

Leitor do nosso AutoPapo reclama que no seu Toyota Corolla a alavanca do câmbio resiste na hora de tirá-la do P, de parking. E ele quer saber qual é o problema. Pois saiba então, que o problema está entre o volante e o banco. Porque se a alavanca resisti pra sair do P é por culpa do próprio motorista que usou a posição parking de maneira errada.

Quando se para numa subida ou numa descida como carro de câmbio automático, primeiro se puxa o freio de mão, para depois tirar alavanca do D ou do N e colocar no P de parking. Ou seja, quem está travando o carro é o freio de mão. A alavanca no P é para uma emergência, e não pra segurar o carro. Ao sair com o automóvel chegou a hora da operação inversa: liga-se o motor, tira-se alavanca do P, para depois soltar o freio de mão. Então a solução é bem simples: é só usar as boas práticas no momento de estacionar.

Câmbio automático travou, o que fazer

Agora no caso da alavanca do câmbio travar por causa de uma pane elétrica, já que você não vai conseguir ligar o carro,  a solução é bem simples: tire uma tampinha que fica próximo ao câmbio e use a própria chave do carro para empurrar um botãozinho que fica embutido lá para desbloquear a alavanca e colocá-la na posição N. Assim, você poderá soltar o carro para colocá-lo em um reboque ou empurrá-lo para um outro local.

Câmbio automático travando no P

E mais: Não aceite empurroterapia na revisão programada

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário