Como dirigir com neblina: dicas para rodar com segurança nessa situação

Durante o inverno, o motorista pode ser surpreendido pela neblina: saiba o que fazer para transitar com pouca visibilidade

Por Boris Feldman15/06/19 às 19h30

Nesta época, em que aparece mais neblina nas estradas, se ela for extremamente espessa, melhor parar o carro num posto ou no acostamento com o pisca-alerta ligado.

Porém, se a neblina permite rodar com relativa segurança, a primeira grande dica é que o motorista não deve, jamais, usar o farol alto. Pois a sua luz vai encontrar uma forte camada de gotículas, que vão se transformar num verdadeiro espelho. E o motorista fica totalmente sem visibilidade. Então, o correto é ligar os faróis baixos. Pois o facho de luz chega rapidamente no asfalto; vai enfrentar uma camada bem menor de nevoeiro.

Outra dica é acionar as luzes dianteiras de neblina e também a traseira, para sinalizar seu caro para o motorista quem vem lá atrás. E, finalmente, se orientar sempre pelas faixas laterais da estrada, se elas existirem. Nunca pelas centrais!

Como dirigir com neblina
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    FABIO CARDOSO FERREIRA 23 de junho de 2019

    Boa noite… Boris ouvi o comentário na rádio e fui consultar a legislação de trânsito e lá no artigo 40 a luz de advertência o pisca alerta só poderá ser utilizado em imobilização e em situação de emergência … Ele também fala que o condutor manterá a luz de posição acessa nos casos de neblina

  • Avatar
    Leandro 17 de junho de 2019

    Farol de LED branco não só atrapalha os outros como não ajuda em nada o próprio motorista.. Nada como o bom, velho e feio amarelão rsrs

  • Avatar
    Daniel 16 de junho de 2019

    Lembrando de sempre se manter à direita!
    E, ligar o pisca alerta é muito arriscado, pois desorienta os outros motoristas.
    Outra coisa que atrapalha muito na neblina são as lâmpadas super brancas, azuladas e roxas…
    As originais halogenas (3000K) são bem melhores. Os xenon de fabrica (4300K) já ficam no limite.
    Daí vc vê os experto que colocam xenão ou led 6000K no farol de neblina, e só serve pra ofuscar outros motoristas! ?

  • Avatar
    Paulo Francisco da Silva 16 de junho de 2019

    Bom dia Boris!!!
    Um policial rodoviário me disse durante uma carona na Rodovia Anchieta para que eu usasse oculos de sol com lenre polarizada durante o trajeto na neblina.
    Eu o fiz e realmente percebi que o uso do mesmo tirou aquele brilho reflexivo que se sente na neblina e deu uma visão de profundidade bem maior.

    • AutoPapo
      AutoPapo 17 de junho de 2019

      Obrigado pela dica, Paulo Francisco.

      Abraço

  • Avatar
    se kyong baik 16 de junho de 2019

    Melhor estacionar num lugar seguro então!…..

Avatar
Deixe um comentário