Deixar o carro muito tempo parado na garagem exige certos cuidados

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, só ligar o motor durante alguns minutos a cada 10 ou 15 dias pode ser prejudicial

Por Boris Feldman28/08/19 às 06h15

Seu carro vai ficar parado quase um mês, ou até mais do que isso, na garagem? E você então tomou o cuidado de pedir alguém para ligar o carro a cada dez ou quinze dias e deixou o tanque de combustível quase vazio? Então você fez tudo errado!

Primeiro porque não adianta ligar o motor durante cinco a dez minutos. O carro tem que sair para dar uma voltinha e movimentar todos os seus componentes mecânicos. E diga-se de passagem: só ligar o motor durante alguns minutos pode até contaminar o óleo lubrificante.

Deixar o tanque vazio, porque a gasolina perde a validade, também não é uma boa dica. Pois o ar dentro do tanque contém umidade, e esta acaba virando água. Melhor ideia é deixar o taque cheio com combustíveis de maior durabilidade, como a gasolina Podium ou o etanol, se o seu carro for flex.

Se você não tem ninguém para ligar o carro e dar uma voltinha nele, é preferível aumentar bem a pressão dos pneus e desligar os cabos da bateria.

Como ligar o carro
Avalie o conteúdo:
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Odair Bodaneze 1 de novembro de 2019

    vou deixar um fiat freemont parado por uns 30 dias oque devo fazer alem de deixar o tanque cheio devo desligar os cabos da bateria

  • Avatar
    Mister Gasosa 28 de agosto de 2019

    Além a gasolina podium (premium), a gasolina aditivada Shell V-Power também possui o antioxidante que aumenta o prazo de validade da gasolina:
    “Nos tanques dos veículos a validade da gasolina comum varia de 2 a 3 meses, dependendo do nível dentro do tanque – quanto menor, mais contato com o oxigênio e menor dissipação de calor. Já as gasolinas aditivadas possuem agentes redutores de oxidação, que é a reação do combustível com o oxigênio. No carro, Shell V-Power Nitro+ tem validade de mais de 10 meses, pois os agentes antioxidantes têm muita estabilidade”.

Avatar
Deixe um comentário