Confira o estepe na hora de comprar um carro zero

Por BORIS FELDMAN04/05/18 às 21h30

Na hora de comprar um automóvel é importante conferir as marcas dos pneus, inclusive do estepe. Infelizmente, muitas das vezes somos descuidados em relação a isso, o que  pode dar uma dor de cabeça no futuro.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo diz que comprou um Honda Fit e que, meses depois, ele por acaso descobriu que o pneu sobressalente era diferente dos outros quatro que estavam rodando. O estepe era Firestone, os quatro Michelin. Ele estranhou, pois existe a recomendação de não colocar no mesmo eixo pneu de uma marca de um lado, pneu de outra marca do outro. Pois, o comportamento de cada um no momento de uma freada, de uma curva é completamente diferente, o que pode ser perigoso. E, ele pergunta: o que fazer? E a resposta é: nada além de ir à concessionária e exigir a imediata substituição do estepe por outro igual aos outros quatro.

E vale a pena lembrar que essa não é a única estripulia da fábrica em relação aos pneus. Ao receber um carro zero na concessionária o dono tem que ficar atento aos pneus. Pois, a fábrica pode ter instalado uma marca de muito boa qualidade, porém, asiática, japonesa, coreana, chinesa que não tem uma rede de vendas no país. E, se um dia apenas um se estragar num buraco e precisar de ser substituído, vai ser uma dificuldade em encontrar e se encontrar, será por um preço absurdo. Está comprando um carro zero? Verifique os pneus. Têm que ser Firestone, Goodyear, Michelin, Continental, Pirelli, Dunlop ou peça para trocar todos os cinco.

comprar um automóvel é importante conferir as marcas dos pneus
recauchutado x remoldado

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

4 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Joseval 22 de agosto de 2018

    Depois de uma matéria tão idiota dá até vontade de parar de ler esse site. Muito na cara parecer vendido para alguns fabricantes.

  • Rogério 13 de julho de 2018

    Quem compra carro fabricado na China ou raio que o parta, logo vai descobrir que peças de reposição importadas são bem mais caras que as fabricadas aqui. E se a marca deixar de importar o modelo, o proprietário vai descobrir o que é ter um mico nas mãos…melhor vender por quilo no ferro-velho 🙂 !

  • Ubirajara Machado de Oliveira 5 de maio de 2018

    Pela primeira vez, leio na útil #AutoPapo uma recomendação absurda!
    Vejam só: que o dono do 🚘 #carro exija trocar os #pneus que não tiverem sido fabricados pelo #cartel #americano
    Viva a #China !

  • Vítor Diniz 4 de maio de 2018

    Qual a.base legal para a fábrica ser obrigada a colocar pneus que tenham.rede de venda.no país?

Deixe um comentário