Consumo de combustível: é verdade que no período noturno ele é menor?

É verdadeira a informação que o automóvel gasta menos combustível durante à noite, ou é mais uma lenda divulgada na internet?

Por Boris Feldman25/06/19 às 15h00

Existem dezenas de dicas sobre os automóveis, principalmente essas que circulam pela internet, quase todas falsas. Tem uma que parece mentira, mas que é verdade, é a que diz que o consumo de combustível do automóvel circulando à noite é menor do que o consumo durante o dia. Existe algum fundamento técnico nisso?

Sim, à noite o ar está mais frio que durante o dia e, o ar estando mais frio, a sua densidade é maior. Ou seja, tem mais oxigênio no mesmo volume de ar. E, quanto mais oxigênio se misturar com o combustível, tanto mais eficiente será o motor.

Já ouviu falar que motor com turbina tem um intercooler, ou seja,um resfriador do ar para se ganhar ainda mais potência? Então, seguindo este mesmo princípio, circulando à noite o ar está mais frio, o motor fica mais eficiente e haverá uma redução de consumo.

consumo de combustível
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário