Desmontadora: categoria pode melhorar mercado de peças usadas
Iniciativa visa impedir o reaproveitamento de peças que envolvam a segurança veicular e evitar a comercialização de componentes de carros roubados
Iniciativa visa impedir o reaproveitamento de peças que envolvam a segurança veicular e evitar a comercialização de componentes de carros roubados
Você já ouviu falar em montadora. É como se chama – meio que impropriamente – a fábrica de automóveis, que produz algumas centenas de componentes, mas encomenda de fornecedores terceirizados outro tanto para montar seus modelos. Daí o nome “montadora”. Só que agora foi criada também a “desmontadora”.
LEIA MAIS:
É o antigo ferro-velho, agora regulamentado com legislação federal e também algumas estaduais, de modo a se colocar uma certa ordem no setor que, por enquanto, operava sem nenhum padrão de comportamento técnico nem ético.
A primeira ideia seria evitar a comercialização de peças de carros roubados, o que estimula o crime. É possível, com novas técnicas eletrônicas, rastrear a origem dos componentes de um automóvel. E ter certeza de que não tiveram origem no crime organizado.
A segunda ideia é impedir o reaproveitamento de peças envolvidas com a segurança veicular.
É proibido utilizar, ao reparar um carro acidentado, componentes da suspensão, direção ou freios. Mas, nada impede que se volte a utilizar, comprado da desmontadora, painel de instrumentos, porta-malas, para-lamas, capô ou até um motor completo, nenhum deles comprometido com a segurança do automóvel.
Essa nova regulamentação trouxe outra vantagem em sua esteira: tornou viável o seguro “popular”, criado recentemente para dar cobertura a modelos mais “velhinhos”, com mais de dez anos de fabricação.
Para baratear o seguro do carro, é importante a redução do custo do reparo, possível agora com a permissão de se usar peças das “desmontadoras”, o que não era permitido no reparo do veículo coberto por uma apólice de um seguro tradicional. Neste, só se podiam utilizar peças originais adquiridas na concessionária.
Existem setores favoráveis e outros contrários ao seguro popular. De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o novo modelo é 30% mais barato do que a apólice tradicional.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Estou procurando um chicote de pálio 1.0 2002 8 válvulas motor fire
Alguém tem aí?
Olá, estou na Nova Zelândia e estou tentando comprar peças para um Chevette sedan de 2 portas, o que eu quero são as janelas laterais de 2 1/4 lite com abertura, não podemos comprar essas peças aqui, pois a maioria de nossas chevettes são hatch backs e o vidro é diferente. Você pode ajudar.
Estou vedendo um polo motor1.8 todo original e bom
Qual o contato da loja
PRECISO DO RELOGIO DE TEMPERATURA MARCA VDO (ORIGINAL ) DO KARMANGHIA, 70, A BÓIA ELETRICA DO TANQUE HORIZONTAL DE GASOLINA, MOTOR 1600 CC UM CARBURADOR, UM PAR DE AMORTECEDORES TRAZEIROS E DIANTEIROS SUPER FORTES, PARABRISA DIANTEIRO LEVEMENTE VERDE
Oi me enteressei pelo negócio mas estou com dificuldade de encontrar um fornecedor legalizado para comprar as peças usadas para vender em minha cidade será q vc pode m ajudar obrigado