Câmara pode tornar extintor de incêndio novamente obrigatório

Projeto de Lei para voltar com o famigerado extintor de incêndio que, em boa hora, o Contran eliminou dos nossos carros

extintor de incêndio em frente ao capô de carro aberto
Por Boris Feldman
Publicado em 25/09/2019 às 06h15

É inacreditável e amoral o Projeto de Lei para voltar com o famigerado extintor de incêndio que, em boa hora, o Contran eliminou dos nossos carros.

Pois, desde que o carburador foi substituído pela injeção eletrônica, acabou a a sua obrigatoriedade em todo o primeiro mundo. Além disso, o extintor de incêndio pouco funciona, pois ninguém sabe como manejá-lo. E quando sabe, não tem capacidade de apagar o incêndio no automóvel.

Pois não é que os fabricantes de extintores, saudosos da época em que extorquiam bilhões dos motoristas, conseguiram que o deputado Moses Rodrigues, do Ceará, apresentasse na Câmara, agora em setembro, esse indecoroso Projeto de Lei. E que, se o brasileiro não ficar de olho, corre o risco de ser aprovado, pois são poucos os parlamentares que não se curvam diante dos poderosos lobbies.

Extintor de incêndio
Fire extinguisher in the vehicle.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
alex 14 de fevereiro de 2020

Falam aqui em benefícios e mais benefícios do extintor de incêndios, mas não proibiram a comercialização do mesmo ! Só deixou de ser obrigatório, só um pequeno exemplo tbem, já precisei de extintor em principio de incêndio no veículo e não resolveu nada, só uma mangueira e água mesmo. Quem se sente prejudicado e com a magnitude dos benefícios que um extintor de incêndio proporciona, é só continuar comprando e mantendo em seus veículos, mas não li aqui ninguém mencionando que mesmo com a não obrigatoriedade de portar, estaria mantendo o mesmo por conta própria e com a devida validade, para proteção de seus entes queridos. Quer um extintor no carro ?: É só ir na loja e comprar, pronto resolvido. Se procurar no youtube também tem vídeo onde um extintor não resolveu nada.

Avatar
Denis Paniagua 22 de novembro de 2019

Um exemplo que carros ainda pegam fogo é o novo Ônix Plus, que está com um enorme Recall porque estão pegando fogo e um vídeo foi divulgado do proprietário filmando o seu carro pegando fogo, no início era um pequeno foco no motor, se ele tivesse um extintor, certamente teria apagado. Assistam no site da TV Senado a audiência pública com o diretor da Política Rodoviária Federal e com o chefe dos Bombeiros e prestem atenção na opinião deles sobre a importância do extintor nos carros.

Avatar
Raphael Ribeiro Lopes 28 de setembro de 2019

O Extintor pode ajudar e muito. Se no princípio do incêndio e bem manuseado é muito eficiente. Passou disso, só mesmo o Corpo de Bombeiros. Cabe ao comprador(a), proprietario do veiculo, ao adquirir um produto, solicitar instrucao se não lhe for oferecido. Quando uma vítima está presa nas ferragens e se inicia um foco em caso de acidentes, é um bom exemplo, creio. Terceiros que passam pelo local do acidente não exitarao em ajudar, mesmo que não instruidos. Os valores humanos falarão mais alto.
Os carros não pararam de pegar fogo e as vezes nem a alta tecnologia da indústria automobilística é capaz de evitar um princípio de incêndio. Atraves de curto, falha mecanica dentre outros.
Creio eu que seja de uso necessário sim. Disso não tenho duvidas. Alem de que é um produto com custo beneficio baixo, se equiparado a validade de 05 anos oferecida. Agora não cabe a mim julgar, mas o bom senso existe a disposição de todos. Se pensarmos com a possibilidade tambem de vidas, além de um bem material(carro de passeio),ou uma afronta por meio do governo e fabricantes de extintores…
Para se ter uma ideia,um exemplo simples: é obrigatório aos veículos destinados ao transporte de passageiros, Onibus, Táxi, Uber, dentre outros aplicativos. Com o intuito de proteger vidas, evitando assim uma tragedia maior dependendo do ocorrido. Mas, em contra partida, eu e você com nossa familia, nossos enti-queridos, não precisamos do mesmo. Eu não considero a cada um deles menos especial. Já não sei como vocês leitores, criticos e adeptos ao movimento contrario pensa. Simplesmente expresso aqui a minha opinião como todos temos liberdade.
Um forte abraço.

Avatar
Denis Paniagua 22 de novembro de 2019

Concordo plenamente com você, e assistam o video da audiência pública a respeito disso com o diretor da polícia rodoviária federal e o chefe dos bombeiros do Distrito Federal e prestem atenção na opinião deles, acho q eles entendem mais deste assunto que qualquer um de nós.

Avatar
Alaan José Kruk 26 de setembro de 2019

Esses políticos de meia pataca que não ousem! Falta de vergonha!

Avatar
Claudio Lovato 25 de setembro de 2019

Os políticos devem estar levando uma vantagem pecuniária dos fabricantes de extintores. Dá nojo viver num país assim.

Avatar
Fernando Ribeiro Filho 25 de setembro de 2019

Coisas desse país nojento!

Avatar
Deixe um comentário