Folgas no motor demandam uso de óleo com maior viscosidade

Com o tempo, pode ser necessário usar um óleo com viscosidade maior, para evitar que o nível do lubrificante baixe muito rapidamente

ilustra motor a combustao moderno arcaico
Por Boris Feldman
Publicado em 09/03/2018 às 17h00
Atualizado em 21/02/2020 às 20h21

O motor a combustão que equipa centenas de milhões de automóveis pelo mundo já deveria ter ido, há tempos, para o museu. Apesar disso, ele resiste heroicamente, há mais de cem anos, com o mesmo mecanismo de funcionamento e a mesma irracionalidade. Sua eficiência é tão baixa que, da energia de um litro de gasolina colocado no tanque, aproveita-se de 30% a 40% para gerar potência. O resto é desperdiçado na forma de atrito e calor, sem falar nas folgas no motor que vão aparecendo com o tempo.

VEJA TAMBÉM: 

Além disso, o motor a combustão também exige tempo, paciência e recursos do motorista com procedimentos de manutenção para evitar que uma pane mecânica não o coloque para andar a pé ou arruine seu saldo bancário. Entre esses procedimentos, um dos mais importantes e que tem periodicidade semanal, é o da verificação do nível do óleo do motor. Deve-se completar o lubrificante quando o nível abaixa, e substituí-lo rigorosamente nos prazos indicados.

Como explicar o hábito arcaico de puxar a centenária vareta de óleo nos moderníssimos automóveis de hoje?

as folgas no motor e a viscosidade do óleo
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

O problema é que apesar de toda a moderna tecnologia eletrônica que foi incorporada aos automóveis, seus motores ainda funcionam exatamente como em seus primórdios no fim do século XIX, com pistões subindo e descendo dentro de cilindros.

No ponto alto do ciclo, recebem a explosão da mistura de combustível e movimentam um virabrequim no ponto baixo. Exigem, assim, uma película de óleo entre os pistões e cilindros para lubrificá-los. Um pouquinho deste óleo acaba sendo queimado na câmara de combustão, sai pelo escapamento e por isso o nível do óleo vai baixando no cárter.

Folgas aumentam quando o motor se desgasta

Nos motores novos, com todos os componentes móveis ajustados, a queima de óleo é mínima e mal chega a um litro a cada 5 mil quilômetros. Quando vão envelhecendo, as folgas no motor aumentam e o nível do cárter vai baixando mais rapidamente, devendo ser completado com frequência cada vez maior. Em certos casos, recomenda-se até o uso de um óleo com viscosidade maior do que a indicada no manual para compensar o desgaste, que seria um óleo mais “grosso”.

Neste caso, o motor que usa o óleo, por exemplo, 10W30, poderia passar para um  15W40, podendo-se assim reduzir a frequência de se completá-lo no cárter.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
40 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Guilherme 9 de junho de 2023

Tenho um Onix 1.4. O carro estava ótimo. O mecânico completou 5w30 no lugar do 0w20. Ficou uma bosta, o motor era liso. Ficou barulhento parecendo carro diesel. Já troquei tuchos e balancins. Diminuiu o barulho, mas não sumiu. Vou trocar o cabeçote inteiro, com eixo de comando e tudo. Será que resolve? Será que comprometeu o bloco também? Outros mecânicos dizem que não, ainda mais no meu caso que troco o óleo a cada 5.000km. Nao rodou nem 2.000 km até eu perceber que o óleo tava errado. Percebi pq o barulho do motor começou a mudar. Mas já era meio tarde aparentemente. Mas não entendo: o meu é só 2018. Fui ler a respeito e a fábrica fala que aumentou a eficiência energética e consumo diminuindo o atrito interno entre as peças móveis. Ora, se o atrito interno é menor, o motor não deveria ser mais tolerante com um óleo mais grosso como o 5w30. Os onix anteriores à 2015 usam o 5w30 e tem mais atrito interno dentro do motor.

Avatar
Diego 13 de fevereiro de 2023

Ué, se o motor tem folga o correto é fazer reparo nele… Viscosidade de óleo não vai mudar nada praticamente… Colocar óleo com mais viscosidade vai é entupir tucho e aumentar o prejuízo…

Avatar
Peter 14 de abril de 2023

Tenho Vectra Elegance 09 190 mil km óleo 5w30 original carro estava igual máquina costura, passei 20w40 motor ficou perfeito não bate não ascende mais luz óleo quando aquecia…Ainda roda mais uns 50mil antes de retificar … PALIATIVO ?

Avatar
Carlos Alberto Ferreira 30 de setembro de 2022

Meu carro é corolla 2003 xei 1.8, está com 230.000km rodados, e está baixando muito o óleo. Qual seria o óleo ideal? No manual de fábrica eles indicam o 10w30 mineral.
Obs: A cada 1.300 km baixa 1 litro de óleo

Avatar
VITANI MAGGI 8 de fevereiro de 2022

Tenho um gol G5 com quase 200 mil km rodados, ele estava antes usando o óleo 15w40 mas o frentista se enganou e colocou 10w40 e desde então passou a bater mais do que já batia antes o motor, barulho irritante. Devo voltar para o 15w40 ou posso pular para o 20W50 ?? GOL G5 1.6

Avatar
DalterLS 7 de novembro de 2021

Pensei que era sobre lubrificante, mas a matéria toda faz questão de empurrar o motor a combustão para o lixo. Tem certeza que estão no ramo certo?

Avatar
VALDERI FELIZADO DA SILVA 27 de janeiro de 2022

Eu acho que o dono da matéria deve ser um cicloativista que odeia carros.

Avatar
Elizandro joel pereira 15 de outubro de 2021

Bom dia, tenho um prisma 2013, ja esta com 165.000km rodados,quando ligo pela manha ouço o motor rajar, após uns ninutos param, uso óleo 5/30 o recomendado, estou com vontade de colocar o 15/40, pois é o que o antigo dono usava, é uma boa idéia? Obrigado.

Avatar
Peter 14 de abril de 2023

Tenho Vectra Elegance 09 190 mil km óleo 5w30 original carro estava igual máquina costura, passei 20w40 motor ficou perfeito não bate não ascende mais luz óleo quando aquecia…Ainda roda mais uns 50mil antes de retificar … PALIATIVO ?

Avatar
Oaoj sevla 26 de maio de 2021

Alguns motores aceitam diversas viscosidades , Estas informações estâo no manual do veiculo, Retificas e consertos no motor não alteram a viscosidade do óleo

Óleo mais grosso lubrifica menos com motor frio, e consome mais combustivel ,mesmo aquecido, Óleo mineral queima mais que o sintético. Siga sempre as

viscosidades indicadas pelo manual do seu carro

Avatar
Antônio César Ferreira da Cruz 25 de maio de 2021

Boa noite
Meu carro ( Honda FIT 2016 até ) está com um barulho quando está frio, tipo um TEC TEC, depois que esquenta praticamente acaba, coloquei recentemente o óleo 0w20 da bardhal, posso aumentar pra 5w30.
Obs já foi feito a regulagem das válvulas

Avatar
Paulo 14 de abril de 2021

Boa noite meu gol G5 está baixando mto o óleo original dele , gostaria de saber se posso estar utilizando um 20w50 ? Se sim qual marca específica caso tenha alguma

Avatar
Danilo barbosa 27 de janeiro de 2021

Motor k4m o meu acende a luz de óleo quando está em baixa rotação e está quente o oleo não tem mais nada força silencioso o motor mais acende essa luz chata me diseram pra colocar um óleo bem mais grosso pois quando está esquentando o oleo afina é começa a acender ? Queria muito resolver isso já troquei bomba censor tudo

Avatar
Oliveira 22 de fevereiro de 2021

Engrossa óleo não é uma boa ideia, ele não foi projetado para óleo mais grosso, isso so camufla o defeito a curto prazo , óleo mais grosso que o fabricante recomenda, vai aumentar o consumo de combustível vai demora mais para lubrificar , no seu caso pode ser o pescador do óleo com problemas

Avatar
adeilton 14 de março de 2021

boa tarde dai pode ser dois plobemas o sensor de oleo o diafragima sim rompeu e oleo errado ,oleo desses motores k4m e 10w40,nao bote 5w30 que vai da luz de oleo acessa no painel

Avatar
David 27 de outubro de 2021

Cara provavelmente tem fulga de oleo no motor pode ate usar mais vc so vai maquiar o defeito motor Renault da muito defeito no caneçote por anda com oleo baixo. Se ele tiver rajando ai e melhor fazer uma revisão no motor completo

Avatar
Jefferson 18 de fevereiro de 2022

O meu está desse jeito, mecânico mandou colocar 20w50 cstrol

Avatar
Anderson da Silva Costa 12 de julho de 2022

Boa noite amigo! Estou com o mesmo problema.ja troquei tudo.até msm hj,fui na retifica para ajustar os mancais do eixo de válvula a mesma coisa…porém quando esquenta a luz acende. Uso oleo 5w30 sintético.
Vc chegou a mudar a viscosidade? Resolveu?

Avatar
Alexsandro 15 de janeiro de 2021

Saudações.
Tenho um gol G5 2009 com 127 mil km rodados, coloquei o óleo 5w40 e a luz no painel ascendeu, agora mudei para o 15w40 e ao ligar pela manhã a luz permanece um tempo ligada e faz um barulho no motor, e quando o carro esquenta em marcha lenta a luz volta a ascender mas somente na lenta. Me ajude pois aqui não tem pessoas capacitadas.

Avatar
Leonardo 18 de janeiro de 2021

Vai no mecânico, está esperando estragar é ?

Avatar
PAULO ROGERIO LOPES JUNIOR 21 de fevereiro de 2021

Tem que fazer o cabeçote esses carros desgastam o Alojamento do comando o último QuE eu fiz cobrei 2 mil reais tenho oficina em santo André rua Olavo Hansen número seis

Avatar
José 16 de julho de 2020

é normal usar oleo 20w50 no motor retificado?
meu classic 2008 o pessoal da retifica mandou eu usar essa viscosidade.
antes eu usava o 15w40

Avatar
rubens 2 de dezembro de 2020

Não é normal não.
Esse óleo é “muito grosso” para o seu motor que mesmo retificado deve seguir as folgas e tolerancias de acordo com o projeto do motor.
Motores mais antigos com maiores tolerancias de construção e mais propensos a folgas maiores requeriam um óleo mais grosso.
No seu motor, o óleo mais grosso que o recomendado pelo projeto do motor vai certamente dificultar a lubrificação, desde a partida com o motor frio até em altas rotações e terá um desgaste maior e mais rápido.

Avatar
Eduardo 16 de julho de 2020

Tenho um gol G42009 com muito barulho no motor devido a trocar a viscosidade do óleo, em vez de seguir a recomendação do fabricante fui na ideia de outras pessoas.
fudeu com os tuchos a bomba do óleo e agora retifica.

Avatar
Joel 23 de abril de 2020

Meu gol g5 com quase 110 km rodados baixa demais o nivel do oleo, mas muito mesmo a ponto de eu ter que completar toda semana. Fui no mecanico e em tetes ele disse que tem folgas no motor e provavelmente seria necessario fazer retifica. Ele disse que poderia usar um oleo mais grosso tambem como metodo paliativo. Passei a usar o oleo 20w50 ao inves do 15w40. Senti melhoras no sentido do oleo nao baixar tanto. Será que fiz certo?

Avatar
henrique 23 de junho de 2020

meu caro eles falam que por oleo mais grosso e mesma coisa de tomar uma vitamina de abacate em um canudinho de refrigferante eu puis também maaaas….

Avatar
Rogério 22 de agosto de 2019

Boa noite tenho um gol G5 2009 fiz a revisão ao trocar o óleo coloquei o 14w40 a luz do óleo ficou acionando foi colocado um engrossador aí parou . Agora troquei e coloquei o óleo 20w50 e a luz do óleo comercou a aparece posso colocar o engrossador de óleo a km é 103mil? Desculpa se postei em local errado.

Avatar
Delcio Longo 16 de abril de 2019

Olá Boris, gostei demais deste artigo sobre a reposição do oleo do motor e como é meu caso tenho um Marea com motor 1.6 da palio weekend que está baixando demais o nivel de óleo (está com quase cem mil rodados) e não é vazamento e nem queima em baixa pois nao vejo o motor fumando. Antes de completar os cinco mil km a luz acendeu e verifiquei que havia pouco óleo, mais de hum litro no motor. Fui informado que provavelmente está queimando em alta e que eu poderia trocar o oleo que uso 15w40 por um com viscosidade maior tipo 20w50.
Fiquei na dúvida visto que um colega participou de uma palestra da Castrol onde foi informado que nunca deveriam trocar a viscosidade do óleo do motor visto que as canaletas por onde passam não estariam alteradas.
E agora o que fazer?
Trocar a viscosidade e ver se dá certo ou fazer o motor?
Obrigado e um abraço.

Avatar
RAFAEL ROMUALDO RAMOS 25 de fevereiro de 2020

Verdade, não se deve trocar a viscosidade para maior, pois se altera a pressão de carregamento dos tuchos, gerando barulho e estragando o motor. Diga as recomendações do fabricante

Avatar
Fábio 27 de junho de 2018

Possuí um gol g3 16V (2001), com pouco mais de 65,000 km rodados. Nunca coloquei outro óleo, senão o Elaion VWS 15w40, recomendado no manual. Vendi com mais de 125,000. Sem nenhum barulho ou consumo de lubrificante. Jamais recomendo isso a ninguém.

Avatar
Fábio 27 de junho de 2018

Corrigindo: jamais recomendo outro lubrificante que não seja o recomendado pela montadora.

Avatar
Julio da silva santos 7 de maio de 2018

Muito, mas muito show este site, estou aprendendo cada dia mais, continuem sempre assim…

Avatar
Rodolfo 25 de abril de 2018

….. Tenho um Gol GL 1.8AP ano 1990, era do meu pai desde 1996 e eu comprei dele em 2008 com 190.000 km. Hoje ele está com 235.000 km e sempre usamos o óleo indicado no manual do proprietário (20W-50).
…. Quase caí na armadilha de por o 25W-60… mas felizmente fui ler antes e está comprovado que um óleo mais grosso que o especificado além de aumentar o consumo de combustível devido a maior viscosidade, partes que antes eram lubrificadas não conseguirão ser lubrificadas porque o óleo é mais grosso que a folga do motor, então vai ocorrer o desgaste prematuro.
…. Por fim, na grande maioria das vezes a causa do consumo de óleo é simples e barata de resolver, como por exemplo:
– vazamento de óleo (troca de retentor de óleo ou junta defeituosa);
– retentores de válvulas defeituosos;
– anéis de segmento defeituosos.
…. Então a pessoa passa para o paliativo em por óleo mais grosso e o desgaste se agrava e o que seria um problema simples de se resolver como o acima descrito passa a ser um grave problema a médio ou longo prazo exigindo até retífica completa do motor.
…. Por fim por óleo mais grosso também é um artifício usado para maquear o carro para que se esconda barulhos de problemas graves no motor que exige retífica, então quem compra a bomba quando troca o óleo grosso pelo recomendado no manual do proprietário entra em desespero. Já vi acontecer isso com dois conhecidos, infelizmente. Existem no mercado até produtos específicos para engrossar o óleo e maquear ruídos e consumo de óleo.

Avatar
Luiz 13 de janeiro de 2019

Mantenha um óleo 15w40 semisintetico assim o desgaste por limalha na borra será infinitamente menor devido as moléculas do óleo sintético serem polares e iguais em estrutura

Avatar
Fernando 24 de setembro de 2019

Ótima resposta

Avatar
Thiago Santana 6 de abril de 2018

Boris, bom dia.
Tenho um Chevrolet Astra 2005/2006 com um pouco mais de 120 mil km, passei a usar óleo sintético 5W30 pois rodo pouco com ele. Continuo usando esse óleo ou troco por um mais viscoso? Essa troca pode ser prejudicial para o meu motor? Forte abraço, sou fã do seu trabalho.

Avatar
Deixe um comentário