Freio do carro automático com o pé esquerdo? Ensino como fazer isso!

Quando eu falei para frear com o pé esquerdo muita gente questionou e criticou... Mas eu conto como é fácil fazer isso

pedal automatico
Por Boris Feldman
Publicado em 25/06/2019 às 06h15

Existem alguns temas ligados ao automóvel que dificilmente se chega a um consenso. Um deles é a utilização do pedal do freio de um carro automático.

Para mim e para muita gente, se o carro tem dois pedais e o ser humano tem dois pés, é óbvio que tem um pedal para cada pé. Eu falei isso aqui outro dia e muita gente contestou. Eles disseram: ‘pisa então no freio com o pé esquerdo, que você vai parar com a cabeça no para brisas ou quebrar seus dentes no volante’.

O que se explica porque: quem a vida inteira acionou a embreagem do carro manual com o pé esquerdo, vai aplicar um excesso de pressão no pedal do freio e estancar o carro, o que se resolve facilmente. Pois basta treinar, exercitar duas, três, quatro vezes o pé esquerdo a pisar de forma mais suave, mais macia no pedal do freio. Isso para que o problema esteja resolvido.

Freio do carro
Pedal do freio do carro (Foto Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Claudia 28 de julho de 2019

Faço desta forma, mesmo ouvindo críticas de todos que estão comigo no carro. Vejo que o problema está nas pessoas que nunca testaram dirigir assim e por isto acabam só seguindo os padrões impostos. Desafio todos a usarem o pé esquerdo no freio. Sem duvida é a melhor alternativa e mais prudente. Se tenho os 2 pés porque não usá-los?

Avatar
Emilio Candian 12 de julho de 2019

Informação muito polemica.No carro automático com certeza se usa somente o pé direito.

Avatar
henrjk 1 de julho de 2019

A dica procede, pois um parente meu teve um AVC, que eu diria um pouco leve, o que diminuiu a força dos membros superiores e inferiores direitos. Com isso terá de adaptar os pedais do carro para conduzir usando os membros esquerdos.

Avatar
Leandro B. 26 de junho de 2019

Eu acredito que se fosse pra usar com o pé esquerdo as fabricantes teriam colocado o pedal do freio no lugar da embreagem, mais próximo ao pé esquerdo…

Avatar
Leandro 25 de junho de 2019

Sim, no kart vai bem essa tática kkkk

Avatar
Luis 25 de junho de 2019

Realmente já tentei freiar com o esquerdo e sempre da arrancos, claro que com a prática isso se resolve, mas como também dirijo carro mecânico prefiro continuar a frear com pé direito, além de que para pessoas inesperientes acaba se freiando e acelerando ao mesmo tempo quando se usa os dois pés

Avatar
Armando 25 de junho de 2019

A lógica de se pisar os pedais do acelerador e do freio com o pé direito é uma questão de segurança, pois ou o pé está acelerando ou está freiando, ou seja, não há o risco de freiar acelerando e acelerar freiando. Claro que em corridas de carro os pilotos fazem isto, mas isto é uma condição específica, mesmo porque eles não têm problemas com custo de freios e de forçar o motor.

Avatar
Sérgio 25 de junho de 2019

Ainda estou bem longe de ficar convencido. Isso pode valer para a F1, mas os freios dos carros de passeio foram posicionados pelos fabricantes para serem acionados com o pé direito. Usar o esquerdo, por isso, será tão desconfortável como perigoso.

Avatar
Leandro 25 de junho de 2019

Entendo o ponto de vista, mas não acho que tenha alguma vantagem usar os dois pés, pq a vantagem seria uma frenagem mais rápida, porém pra isso acontecer a pessoa teria que ficar com o pé esquerdo sempre “descansando” em cima do freio.. Pq se n fizer isso o tempo de acionar o pé esquerdo será o mesmo de tirar o direito do acelerador para frear…

Avatar
Luis 25 de junho de 2019

Comentário perfeito além disso pode se acabar freiando e acelerando o carro ao mesmo tempo, essa prática de usar o pé esquerdo pra frear na minha opinião só é valida para pilotos em competições

Avatar
Deixe um comentário