Fiat Cronos Precision 1.8 automático: opinião do dono após um ano de uso

Ninguém conhece melhor um carro do que o dono, certo? Confira, então, a avaliação do proprietário de um Fiat Cronos

Por Andre Willis 25/06/19 às 08h45
Sob supervisão de Alexandre Carneiro

O Fiat Cronos é o sedã compacto com projeto mais novo em relação aos seus concorrentes, que são o Hyundai HB20S, o Chevrolet Prisma e o Ka Sedan (recentemente, a Ford deu um upgrade em seu visual). E para acompanhar as novidades de mercado, o Prisma vai receber uma nova geração, e o HB20S também será renovado pela Hyundai. Ambos chegam ainda este ano.

fiat cronos precision

O AutoPapo já avaliou o Fiat Cronos com a motorização 1.3 de câmbio automatizado. Agora, a versão com motor 1.8 e câmbio automático do sedã da Fiat passa pelo crivo de um proprietário. Confira a avaliação do dono em diferentes quesitos:

PROPRIETÁRIO:

  • Nome: Sergio Lage, 60, Servidor Publico Federal residente no Rio de Janeiro (RJ)
  • Versão do veículo: Fiat Cronos Precision AT 1.8 16v
  •  Motorização: 1.8
  • Ano/modelo: 2018/2019
  • Há quanto tempo é proprietário do veículo: 1 ano

AVALIAÇÃO: Notas, de 0 a 5, nos seguintes quesitos

Característica Nota
Desempenho 5 ★★★★★
Consumo 4 ★★★★☆
Espaço interno 5 ★★★★★
Porta malas 5 ★★★★★
Estabilidade 5 ★★★★★
Freios 5 ★★★★★
Acabamento 4 ★★★★☆
Itens de segurança 4 ★★★★☆
Equipamentos 4 ★★★★☆
Ergonomia 5 ★★★★★
Estilo 5 ★★★★★
Custo (aquisição e manutenção) 4 ★★★★☆

Experiência com o Fiat Cronos

Quais são os principais pontos positivos do veículo? “O espaço interno e no porta malas. Boa quantidade de tecnologia embarcada para um carro médio. Você pode montar o Cronos a seu gosto, colocando alguns pacotes com opcionais da Fiat”.

E os principais pontos negativos? “Faltam porta-trecos, principalmente para colocar o celular quando ele está conectado à central multimídia. Falta também o botão interno para abrir o porta-malas. Como a Fiat permite que você coloque pacotes adicionais no Cronos Precision 1.8 AT, ele pode aumentar de valor na faixa de R$ 10.000. Porém, o seguro só enxerga o seu carro como está descrito na tabela Fipe, que não considera os adicionais”.

Como tem sido a assistência técnica? Está satisfeito ou não? “Na concessionária em que comprei o carro (Roma Veículos) ganhei uma troca de óleo com 5.000 quilômetros e ocorreu tudo bem, sem custos. Mas ainda não fiz a manutenção de 10.000 quilômetros”.

Por que escolheu o Fiat Cronos? “Depois de avaliar os concorrentes Cobalt e Prisma, ambos da Chevrolet, e o Volkswagen Virtus (o Toyota Yaris ainda não tinha sido lançado), o que mais me agradou foi o acabamento interno, o espaço no porta-malas e a tecnologia embarcada do Fiat Cronos”.

fiat cronos precision at

Fotos Fiat | Divulgação

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17 Comentários
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    Rodrigo Senciati 24 de agosto de 2019

    O que mais gosto é saber que tenho um cronos na garagem! Muito prazeroso, conforto e estilo, acabamentos interno agradam muito.

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    Antonio carlos de Oliveira 16 de agosto de 2019

    Tenho um fiat Cronos 1.8 precision manual a 8 meses,e estou extremamente satisfeito,bom espaço interno,porta malas com um ótimo tamanho,designe arrojado,um carro bastante estável e apesar de ser 1.8 o consumo de combustivel não deixa à desejar.
    Só fiquei surpreso que aos 6.000 km rodados fazendo a vistoria da vareta de óleo não conseguia ver o nível de óleo,então levei o carro na concessionária antes da revisão de 10.000 km pois fiquei com receio de rodar 10.000 km que é o que expecifica a quilometragem de rodagem desse óleo,então foi retirado o óleo e na medição ainda havia 4 litros no carter apesar do mecãnico dizer que esse consumo está na curva de consumo correto, achei muito exagerado esse consumo e portanto vou ficar monitorando pois para mim não achei nada normal.

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    Anderson 7 de julho de 2019

    Tenho um a 9 meses 1.3 carro maravilhoso, não tenho oque reclamar. Única coisa que falta nele mesmo e o botão de abrir o bagageiro dentro do carro kkkk

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    Jose Quaresma 5 de julho de 2019

    Tenho um cronos 1.8, rodei 16.000 km e estou muito satisfeito. A concorrência tem que melhorar muito para na próxima compra mudar de marca.
    Antes de compra-lo testei, Virtus, Yaris, Prisma, em minha humilde opinião (custo benefício) o Cronos está bem a frente.

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    Rogerio Valle 29 de junho de 2019

    Análise Nutella. Tem que pegar um taxista ou dono que tenha andado o mínimo de 20 mil km no ano.

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      ANDERSON DE LIMA PESSANHA 29 de agosto de 2019

      Análise Nutella… Vc deve ter uma bicicleta do itau na garagem meu amigo!!! O carro é top D++++

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    Charles Dias 28 de junho de 2019

    Adquiri um Cronos 1.3 Firefly, estou extremamente satisfeito. Silêncio, confortável, porta malas top. 2mil quilômetros de prazer em dirigir.

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    Paulo Bento 27 de junho de 2019

    Só tenho elogios ao Fiat Cronos Precision 1.8. Apesar dos comentários gerais apontarem o veículo não sendo econômico de combustíveis posso dizer que o meu está na marca 11.8 por litro na cidade.

    Duas observações que coloco seriam uma abertura do porta mala por alavanca efetuada por dentro do veículo.

    O seguro não considera os acessório. Parte do preço de entrada.

    No restante carro perfeito!!!

    Veículo Fiat Cronos 1.8 Precision cor Cinza Scadium.

    Atenciosamente

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    Danilo 26 de junho de 2019

    Carro espetacular, o meu vai fazer um ano.

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    Auriberto da silva alves neto 26 de junho de 2019

    Eu Auriberto da Silva Alves Neto casado em união estável com Danielle Bengo Reis comprei um Veículo Fiat Cronos 1.3 Drive fabricação 2018 Modelo 2019, onde paguei a entrada do carro no dia 12/06/2018 no valor de R$ 5.400,00 como consta nos autos, a vendedora da loja chamada Viviane me garantiu que daria tapete e emplacamento total GRÁTIS, ok negócio fechado… (até então imaginava que seria grátis o emplacamento e tapete. Como foi minha esposa que assinou o contrato DIGITAL não tive acesso ao contrato, como não imaginava que precisaria do contrato nem lembrei, afinal o negócio foi fechado as claras, porem tive problemas no carro e precisei do contrato para anexar ao processo.
    Como eu tinha a audiência dia 24 de janeiro eu precisaria do contrato de financiamento do veículo para requerer a reparação total do bem financiado.
    Onde dia 7 de janeiro pela primeira vez tive acesso ao contato de financiamento, verificando assim que foram desfalcados R$ 2.182,00 do valor de minha entrada na compra. NÃO ENTENDI NADA POIS JURAVA TER PAGO R$ 5.400,00 DE ENTRADA.
    No dia 13 de Junho o carro foi faturado, e dia 15 assinamos o contrato de financiamento e o carro foi liberado, peguei o carro dia 15 de junho uma sexta feira onde no mesmo dia escutei a zuada na suspensão traseira assim conhecendo que o carro teria um problema grave, para minha curiosidade fui até a internet e busquei no site do RECLAME AQUI e achei diversos cronos com o mesmo problema na suspensão… voltei à loja no sábado dia 16 de junho pela manhã querendo devolver o carro pois não atende minhas necessidades por ter um vício oculto no lote de fabricação, comprei uma carro 0 km para não ter dor de cabeça, e o mesmo mostrava se ter um problema recorrente, um produto que teria que ter manutenção rotineira e troca de peças assim depreciando o produto e me deixando insatisfeito com a minha aquisição, chegando na loja o atendente se recusou a receber o carro e disse que não seria procedimento normal para loja receber o produto, pedi para chamar o gerente e o mesmo se recusou a receber o carro alegando que seria impossível, eu só falei que iria atrás de meus direitos.
    O mesmo me pediu para que voltasse na segunda feira dia 18 de Junho para que fosse verificado a zuada na suspensão traseira, voltei na segunda e coloquei no carro para mostrar a zuada a 2 técnicos da BLUMARE VEÍCULOS hoje NOSSA TERRA VEÍCULOS e os mesmo alegaram ser amortecedores empenados, alegaram não ter os amortecedores em estoque e que iriam fazer o pedido dos mesmos, me pediram de 15 a 20 dias para chegar os amortecedores. Pedi algum papel para que comprovasse minha ida a loja para fazer reclamação do carro e não me disponibilizaram.
    “Me pediram para que esperasse até a revisão de 10.000 km rodados para que fosse verificado o problema do carro”
    Liguei para Fábrica pedindo a devolução do carro, alegando apresentar problema na suspensão traseira e que tinha visto na internet que os cronos apresentam esse mesmo problema dentre outros como ferrugem.

    Esperei por 30 dias e NADA. DESCASO MUITO GRANDE. Voltei à loja já pedindo explicação pelo tal acontecido, me disseram que não tem na FIAT BRASIL para disposição, como pode se colocar um produto em MERCADO SEM PEÇAS DE REPOSIÇÃO. Infringindo totalmente a lei do consumidor, eu como já fui gerente de loja falei com um dos gerentes chamado GUILHERME VISA DIRETOR DO GRUPO insinuando “que se fosse eu gerente da loja, eu tiraria de um carro 0 km do pátio e consertaria o carro de meu cliente, más como não sou eu…” o mesmo me pediu até para que eu pegasse o contato de telefone dele para que fosse resolvido meu problema, eu indaguei e disse que “não preciso de seu contato, pois não quero está perturbando ninguém, só quero meu produto em PERFEITO ESTADO” o mesmo me perguntou quando eu poderia voltar a loja para fazer as trocas dos amortecedores “ amortecedor esse do carro 0 km que falei acima dando sugestão para se resolver meu caso”.
    Voltei à loja para a revisão de 10 mil km no dia 07 de agosto de 2018 com ORDEM DE SERVIÇO N°139 onde relatei os problemas:
    Suspensão batendo, Partida engancha ao ligar o carro.
    Carro saiu com os mesmos problemas.
    OBS: NÃO FOI RESOLVIDO.

    Voltei no dia 25 de agosto de 2018 com ORDEM DE SERVIÇO N°543 onde relatei os problemas:
    Alegando farol esquerdo queimado e suspensão com o mesmo problema.
    Carro saiu com os mesmos problemas NA SUSPENSÃO.
    OBS: NÃO FOI RESOLVIDO O PROBLEMA DA SUSPENSÃO.

    Voltei no dia 03 de setembro de 2018 com ORDEM DE SERVIÇO N°712 onde relatei os problemas:
    PONTO DE FERRUGEM NO CAPÔ e farol lado direito queimado.
    Alegando farol esquerdo queimado e suspensão com o mesmo problema.
    Carro saiu com os mesmos problemas NA SUSPENSÃO.
    OBS: PARA MINHA SURPRESA ELES NÃO SUBSTITUIRAM A PEÇA DA FERRUGEM, NEM PINTARAM…DERAM O CHAMADO PALITINHO…KKKK TA BRINCADEIRA!
    NÃO FOI RESOLVIDO O PROBLEMA DA SUSPENSÃO, NEM A SUBSTITUIÇÃO DA PEÇA.
    OBS: NÃO FOI RESOLVIDO O PROBLEMA DA SUSPENSÃO.

    Voltei no dia 1 de outubro de 2018 com ORDEM DE SERVIÇO N°1344 onde relatei os problemas:
    Revisão de 20.000 km e foi feita a troca dos amortecedores, saiu com o mesmo problema na suspensão.
    OBS: NÃO FOI RESOLVIDO O PROBLEMA DA SUSPENSÃO.

    Voltei no dia 19 de Novembro de 2018 com ORDEM DE SERVIÇO N°2348 onde relatei os problemas:
    Queimou os 2 faróis.

    Voltei no dia 29 de Novembro de 2018 com ORDEM DE SERVIÇO N°2564 onde relatei os problemas:
    Onde foi feita a revisão de 30.000 km e foi constatado novamente o problema na suspensão traseira e parte elétrica queimando lâmpadas.
    OBS: NÃO FOI RESOLVIDO O PROBLEMA DA SUSPENSÃO.

    Voltei no dia 05 de Janeiro de 2019 com ORDEM DE SERVIÇO N°4065 onde relatei os problemas:
    Foi feita a revisão de 40 mil km, apresentou problema no multimídia, mesma zuada na suspensão e foram trocados os amortecedores traseiro novamente pela 2° vez dentro de 6 meses.
    OBS: NÃO FOI RESOLVIDO O PROBLEMA DA SUSPENSÃO.

    PROCESSO PROCON – AL
    Processo N° 27.001.001.18-0018436
    Compareceu à esta audiência devidamente representado por seu procurador Auriberto da Silva Alves Neto e a FIAT AUTOMÓVEIS devidamente representada por seu preposto, com carta de preposição anexa aos autos. Cabe salientar que a reclamada NOSSA TERRA AUTOMOTORES LTDA. Não compareceu a esta audiência mesmo sendo devidamente notificada, como se comprova com AR de notificação anexo a este processo (fls. 31), demonstrando total desrespeito a convocação deste órgão e contrariando expresso normativo legal, art. 55, § 4° do CDC, bem como art. 33, § 2° do decreto 2.181/97. Aberta a audiência, lido o histórico da reclamação, o qual foi confirmado pelo consumidor, faz se constar os seguintes fatos repassados pelas partes presentes nesta audiência, estes: a reclamada FIAT AUTOMÓVEIS S.A faz juntada carta de preposição, defesa administrativa, atos constitutivos e demais documentos, dada a palavra a mesma afirma “Inicialmente, por mera liberalidade oferta o valor de R$ 1.000,00 (mil reais). Informamos que foram realizados todos os procedimentos solicitados pela reclamante, ainda sim a reclamante se resume a dizer que o veículo permanece viciado, sem comprovar de forma cabal o que alega, faltando, por exemplo, laudo técnico e profissional habilitado, assevera que o vício é de fabricação/montagem do veículo. Pela falta de comprovação dos fatos constitutivos e seu direito, da necessidade de uma perícia mais apurada, não merece melhor sorte a reclamação que sua rejeição, tudo que se impugna desde logo. Reiteramos os termos da defesa”
    O reclamante faz juntada de contrato de financiamento, recibo de comprovante de entrada, dada a palavra ao mesmo “ que desde o dia da compra do veículo o carro apresenta vício oculto, após a compra o consumidor retornou a concessionária para tentar entrar em acordo e foi solicitado de 15 (quinze) a 20 (vinte)dias para a chegada das novas peças, após 30 (trinta) dias e as novas peças não chegaram a concessionária NOSSA TERRA, alegando ela que os mesmos não teriam disponibilidade pela Fabrica FIAT BRASIL.
    ). Por fim, que todas as vezes que foi dado entrada do carro na concessionária foram substituídas peças do veículo, depreciando o valor do produto e fazendo com que o consumidor não tenha mais confiança neste veículo. Este conciliador, após breve discussão entre as parte e análise das alegações e documentos constantes nos autos do processo e trazido nesta audiência, verifica a impossibilidade de uma resolução legal para esta lide, devido ao não comparecimento da empresa já citada. Diante do exposto, como não se vislumbrou acordo nesta audiência, a empresa FIAT AUTOMÓVEIS S.A e NOSSA TERRA AUTOMOTORES LTDA já devidamente qualificada serão autuadas por ferirem os artigos 4° I, 6° III e 55, §4° da lei 8078/90 e 18 do Decreto 2.181/97. Ante o ocorrido a reclamada FIAT AUTOMÓVEIS S.A, está sendo autuado em audiência em comum acordo aos preceitos expressos normativos descritos acima. Estando a reclamante, com isto, orientada a encaminhar se ao juizado das relações de consumo.

    Voltei no dia 07 de Março de 2019 com ORDEM DE SERVIÇO N°4709 onde relatei os problemas:
    Farol queimado novamente
    OBS: NUNCA FOI ME PASSADO NENHUM LAÚDO DE PERICIA SOBRE O SISTEMA ELÉTRICO DO CARRO, ASSIM ME DEIXANDO INSATISFEITO.

    Voltei no dia 26 de Março de 2019 com ORDEM DE SERVIÇO N°5168 onde relatei os problemas:
    Banco traseiro descosturando e câmbio da marcha soltando.

    Voltei no dia 23 de Abril de 2019 com ORDEM DE SERVIÇO N°5741 onde relatei os problemas:

    Foi feita a revisão de 50 mil km, Farol queimado novamente pela 6° vez.

    Verificando o caso vejo com outros casos semelhantes e verifico que o produto tem um vício oculto, deixando o consumidor lesado com produto que ele acreditava ser de QUALIDADE

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    Leandra 26 de junho de 2019

    Bom dia a todos , meu marido adquiriu um cromos drive manual na agência Fiat Podium em Campos RJ, a caixa de marcha em ponto morto parece que está solta..levei na agencia e disse o gerente que após análise mecânica e assimesmo!! Moral da história agora fico com medo quando for vender ao final das prestações…essa é a minha indignação com a Fiat no qual mandei email e liguei pra outros setores e alegaram que esse barulho e normal ..fico a pensar e é carro novo!

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      Charles 26 de junho de 2019

      Bom dia , concordo plenamente meu carro e um cromos 1.3 drive manual.novo 2018/2019 e faz barulho na caixa de marcha quando em ponto morto na estrada de calçamento! Na Fiat falaram que é assim mesmo , meu erro foi não andar no teste drive antes …com certeza não teria comprado esse carro! Alo FIAT VAMOS CHAMAR OS PROPRIETÁRIOS E REVISAR CONSERTAR ACABAR COM ESSE BARULHO …Hoje estou até pensando em vender o carro por causa disso.

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        Andre Raimundo Soares de Araujo 26 de junho de 2019

        Se tiver em ponto em movimento ,é normal ,aliás nem correto é pôr em ponto morto em movimento,tenho um 2019 e fiz um teste em movimento descendo a ladeira coloquei em ponto morto e realmente faz barulho,so q nao é correto fazer isso e suponho q seja normal , e possa ser tipo um alerta pra nao fazer isso em movimento, e não tenho q reclamar super recomendo

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      Marionaldo da Purificação Cabral 26 de junho de 2019

      Aluguei um Argo uma semana antes de comprar meu Polo. Gostei muito do carro porém o engate das marchas, realmente incomoda, falta refinamento.

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    Nilson Jose de Sousa 26 de junho de 2019

    O melhor sedan do momento.Tenho um Fiat Cronos 1.8 AT há um ano e já fiz a revisão dos 10.000km. Até o momento estou satisfeitissimo com o carro.

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    EDUARDO ANDRADE 25 de junho de 2019

    Se todos os sedãs a minha escolha foi o Fiat Cronos. Se fosse para escolher um novo sedã, iria de Cronos novamente.

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    Victor 25 de junho de 2019

    Como alguém consegue avaliar um carro com apenas 5000km,deveria avaliar um carro tipo de um taxista que roda em média 300km por dia,ai sim seria uma comparação.

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